22.1 C
Vitória
segunda-feira, 30 novembro 2020

Sarampo: “Movimento Vacina Brasil” até hoje

Leia também

A única cidade no Brasil que não tem casos de covid-19

Com quase 1.200 habitantes, Cedro do Abaeté (MG) é a única cidade no país que não tem nenhum caso de covid-19. Saiba mais!

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou vários casos de sarampo em 19 estados. Sendo assim, a campanha “Movimento Vacina Brasil”, lançada pelo governo brasileiro, vai até neste dia (27)

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 4.507 casos confirmados de sarampo em 19 estados. De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na quarta-feira (25), o número aumentou em 13% desde o último monitoramento.

Os dados se referem ao período de 30 de junho a 21 de setembro e representam 84,3% dos casos. Além disso, ao todo, no ano foram registrados quatro óbitos.

A incidência em menores de 1 ano de idade é dez vezes maior do que na população em geral. A cada 100 mil habitantes, 64 crianças nessa faixa etária obtiveram confirmação para o sarampo. A segunda faixa etária mais atingida é de 1 a 4 anos.

A maior parte da população afetada está concentrada na região metropolitana de São Paulo com 4.374 casos em 168 municípios. Seguindo esse número estão Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, com 22 casos por Estado, além de outros estados.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, a população não pode descuidar da vacinação. “Não podemos baixar a guarda porque o vírus do sarampo é extremamente transmissível”, alerta ele.

MOVIMENTO VACINA BRASIL

O governo brasileiro também lançou a campanha “Movimento Vacina Brasil” nas fronteiras. Dessa forma, o programa que vai até hoje, tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que uma das principais ações é fortalecer as coberturas vacinais em parceria com vizinhos do país. “Podemos aumentar em muito essas parcerias com os países que fazem fronteira com o Brasil. E garantir proteção para todos”, destacou.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo ocorrerá em duas etapas este ano. A primeira, de 7 a 25 de outubro, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e o dia ”D”, dia de mobilização nacional, que será realizado no dia 19 de outubro.

A segunda etapa será de 18 a 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. O dia “D” será no dia 30 de novembro. Essa faixa etária é a que concentra a maior frequência dos casos. A vacina a ser tomada é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

O Ministério da Saúde distribuiu 22,8 milhões de doses para garantir a vacinação. Além disso, a chamada dose zero, ou dose extra foi destinada às crianças de seis a 11 meses e 29 dias. Mais de 37 milhões serão destinados para este fim até dezembro.

*Da Redação, Com informações de Agência Brasil


LEIA MAIS

“Não há risco de sarampo se espalhar pelo país” 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

AstraZeneca admite erro de dosagem em vacina

Os reguladores dos Estados Unidos estabeleceram como padrão para a autorização de vacinas a eficácia de 50%

Eficácia da Sputnik V chega a 95% após a 2ª dose, destaca fabricante

Os resultados foram obtidos com base na análise de dados de 18 794 voluntários, que receberam as duas doses da vacina

Terceira idade! Época de colheitas

IBGE aponta que até 2060 haverá no Brasil 73 milhões de idosos. significando um aumento de 160% em apenas quatro décadas. Saiba mais!

Covid-19: Brasil tem maior alta de mortes desde maio

Com o aumento de casos de covid-19 Brasil, pastores brasileiros alertam seus membros para os cuidados redobrados de saúde. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!