24 C
Vitória
sexta-feira, 14 agosto, 2020

Sarampo: “Movimento Vacina Brasil” até hoje

Leia também

Eleições 2020: Servidores públicos têm até amanhã (15) para se afastar de cargos

Profissionais das categorias citadas têm de pedir afastamento para poder concorrer a prefeito ou vereador

Com reação à pandemia, alta dos desembolsos do BNDES é a maior desde 2009

Na comparação dos desembolsos trimestrais com iguais períodos de anos anteriores, sempre corrigindo pela inflação, a alta de 61,6% foi a maior desde o terceiro trimestre de 2009

Números da covid-19 melhoram em SP, e secretário vê ‘luz no fim do túnel’

De acordo com Gorinchteyn, ainda é preciso acompanhar a evolução dos dados, mas os números registrados até aqui indicam uma mudança positiva para o Estado

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou vários casos de sarampo em 19 estados. Sendo assim, a campanha “Movimento Vacina Brasil”, lançada pelo governo brasileiro, vai até neste dia (27)

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 4.507 casos confirmados de sarampo em 19 estados. De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na quarta-feira (25), o número aumentou em 13% desde o último monitoramento.

Os dados se referem ao período de 30 de junho a 21 de setembro e representam 84,3% dos casos. Além disso, ao todo, no ano foram registrados quatro óbitos.

A incidência em menores de 1 ano de idade é dez vezes maior do que na população em geral. A cada 100 mil habitantes, 64 crianças nessa faixa etária obtiveram confirmação para o sarampo. A segunda faixa etária mais atingida é de 1 a 4 anos.

A maior parte da população afetada está concentrada na região metropolitana de São Paulo com 4.374 casos em 168 municípios. Seguindo esse número estão Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, com 22 casos por Estado, além de outros estados.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, a população não pode descuidar da vacinação. “Não podemos baixar a guarda porque o vírus do sarampo é extremamente transmissível”, alerta ele.

MOVIMENTO VACINA BRASIL

O governo brasileiro também lançou a campanha “Movimento Vacina Brasil” nas fronteiras. Dessa forma, o programa que vai até hoje, tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que uma das principais ações é fortalecer as coberturas vacinais em parceria com vizinhos do país. “Podemos aumentar em muito essas parcerias com os países que fazem fronteira com o Brasil. E garantir proteção para todos”, destacou.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo ocorrerá em duas etapas este ano. A primeira, de 7 a 25 de outubro, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e o dia ”D”, dia de mobilização nacional, que será realizado no dia 19 de outubro.

A segunda etapa será de 18 a 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. O dia “D” será no dia 30 de novembro. Essa faixa etária é a que concentra a maior frequência dos casos. A vacina a ser tomada é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

O Ministério da Saúde distribuiu 22,8 milhões de doses para garantir a vacinação. Além disso, a chamada dose zero, ou dose extra foi destinada às crianças de seis a 11 meses e 29 dias. Mais de 37 milhões serão destinados para este fim até dezembro.

*Da Redação, Com informações de Agência Brasil


LEIA MAIS

“Não há risco de sarampo se espalhar pelo país” 

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

2ª Jornada virtual de estudos em direito e religião

O tema da jornada virtual será Cristãos e o poder: equilíbrio possível? Evento virtual será realizado entre os dias 17 a 21 de agosto

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Plugue-se

EP Leidy Murilho acústico em todas as plataformas

O EP Acústico de Leidy Murilho pode ser conferido em todas as plataformas digitais Leidy Murilho acaba de lançar seu EP Acústico, com 3 canções....

Arianne: carreira, essência e propósito

Arianne, que tem 11 anos de carreira, ficou ainda mais conhecida no Brasil pelo projeto "Como contavam nossos pais", que resgata clássicos da música cristã 

Quarteto Gileade alcança 100 mil inscritos no Youtube

O prêmio do YouTube foi conquistado no mês de abril e, atualmente, o canal Quarteto Gileade conta com 125 mil inscritos

Em testemunho de fé, ex miss-universo, Dayana Mendoza se batiza

Dayana Mendoza revelou que encontrou em Jesus as respostas que precisava para sua vida