24.7 C
Vitória
sexta-feira, 26 fevereiro 2021

Manaus: Mortes por covid-19 ultrapassam número de óbitos de 2020

Nesta sexta-feira, 22, a capital do Amazonas registrou outros 89 mortes em decorrência da doença

Por Keila Lopes

Os números de mortes em decorrência da Covid-19, em Manaus, ultrapassou a marca de óbitos pela doença no ano passado. Nos primeiros 21 dias deste ano, a capital do Amazonas já registrou 1.313 mortes, contra 1.285 contabilizadas em todos os meses de 2020.

Além das mortes confirmadas por covid-19, os dados registrados pelo município apontam outras 59 mortes suspeitas e 361 óbitos ocorridos em casa. Ao todo, só este ano foram realizados 2.906 enterros.

O maior número de mortes pela Covid-19, em Manaus, havia sido registrado em maio do ano passado com 348 sepultamentos. Em dezembro, os enterros e cremações voltaram a aumentar e a aceleração continua em janeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, o estado do Amazonas contabiliza 241.182 casos de contaminação pelo novo coronavírus e 6.757 mortes.

Especialistas acreditam que o aumento nos casos de Covid-19 no Amazonas, pode está relacionado à nova variante do coronavírus identificada no estado. Amostras estudadas pelo consórcio de USP- Oxford, apontam que a variante descoberta em turistas japoneses, que contraíram a doença no estado amazonense, foi de fato uma mutação do vírus ocorrida no Brasil.

Os pesquisadores ressaltam a importância da celeridade na vacinação, e ainda, a necessidade de manter os protocolos de distanciamento social e higienização.

O que diz a Prefeitura de Manaus

Questionada sobre a estrutura dos cemitérios para receber a alta demanda de sepultamentos, a Prefeitura de Manaus informou que está adotando todas as medidas necessárias para que não se repitam o ocorrido na gestão anterior, onde corpos foram enterrados em valas coletivas.

A prefeitura está, inclusive, investindo na construção de sepulturas verticais. O cemitério Nossa Senhora Aparecida, o maior da cidade, tem capacidade para construção de até 22 mil lóculos (gavetas).

Missionários no Amazonas

Muitos moradores do Amazonas são ribeirinhos e vivem em comunidades distantes das cidades. O transporte até as casas destas famílias, só é possível por embarcações que tiveram o serviço suspenso no último dia 15, em decorrência da situação emergencial de proliferação da Covid-19.

Com isso, o acesso a essas comunidades está impedido, e os missionários não conseguem chegar para entregar doações como realizado no ano anterior. Enquanto vivenciam o caos, missionários também são obrigados a não levar solidariedade, em forma de doações, para quem precisa de ajuda.

“A situação é caótica e não temos oxigênio, as doações de cilindros são bem-vindas, mas não suficientes por conta do colapso na saúde”, disse o missionário, Jean Miranda, da Missão Vale da Amazônia.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Primeira vacinada na Bahia está com covid-19 antes de tomar a 2ª dose

O quadro clínico é estável, mas, com falta de ar, a enfermeira tem auxílio de oxigênio externo para respirar Por Fernanda Santana, especial para o...

Irmão Lázaro está internado em estado grave com covid-19

Vereador de Salvador (BA), Irmão Lázaro foi deputado federal pela Bahia, por 4 anos e tem 36 anos de carreira na música gospel. Saiba mais!

Covas antecipa vacinação de idosos com 80 anos ou mais para sábado, 27

O anúncio ocorreu em uma coletiva de imprensa de novas medidas contra o avanço da pandemia da covid-19 Por Priscila Mengue (AE) O prefeito de São...

Guardado em silêncio: o papel dos cristãos no holocausto

Espetáculo, que aborda papel dos cristãos no holocausto será apresentado 14 vezes, entre março e abril, no formato de teatro online interativo

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Itália: Deslizamento em cemitério lança 200 caixões ao mar

Causa do acidente está relacionada à erosão da falésia, que acabou sendo intensificada pelas tempestades que atingem a Itália. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos