24.9 C
Vitória
domingo, 7 março 2021

Morte de Martin Luther King completa 49 anos

A morte do ativista  Martin Luther King, assassinado em 4 de abril de 1968, completa 49 anos. Nascido em Atlanta, estado da Geórgia, em 1929, ele foi um dos principais líderes do movimento pelos direitos civis dos afro-americanos e defensor do pacifismo. Em um de seus mais conhecidos discursos feito para a milhares de pessoas em 1963, em Washington, nos Estados Unidos, Luther King bradou: “Eu tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos dos donos de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade”. Em 1964, o congresso americano aprovou a Lei dos Direitos Civis e King se tornou o mais jovem vencedor do Prêmio Nobel da Paz, aos 35 anos. No ano seguinte, foi aprovada também a Lei dos Direitos de Voto, suspendendo práticas que pudessem impedir cidadãos americanos de votar com base na cor de sua pele. A partir de 1965, King se dedicou à paz internacional com sua oposição à Guerra do Vietnã, e à luta pela distribuição de recursos econômicos aos mais pobres.

A ascensão de King e o avanço dos direitos da população afro-americana não foram vistos com bons olhos por todos, em um um país em que a segregação racial existia desde sua colonização, no século 17.

Martin Luther King foi assassinado, aos 39 anos. Ele levou um tiro enquanto estava na varanda de um hotel em Memphis, no estado do Tennessee. King se hospedava na cidade para apoiar a greve dos trabalhadores dos serviços sanitários. A vida desse grande líder da luta pelos direitos civis terminou aos 39 anos de idade. Mas o legado e os discursos permaneceram vivos na história e inspiram até hoje o combate ao racismo.

Sua viúva, Coretta Scott King, deu sequência a seu legado até sua morte, em 2006, e fundou em Atlanta o Centro Martin Luther King Jr., que funciona como memorial e centro de atividades.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

O legado de Luther King por Pastor Michael Eric Dyson

Como Martin Luther King, um pastor batista negro se revoltou com a desigualdade racial e liderou um movimento que iria inspirar ações antiracistas regiões do mundo. Saiba mais!

Supremo volta a julgar se injúria racial é crime imprescritível

O caso foi pautado a pedido do relator, ministro Edson Fachin, que observou a 'acentuada repercussão social' do julgamento

Homem negro é espancado e morto por segurança

Agora, a polícia vai analisar as imagens de câmeras de segurança e de testemunhas e vai colher depoimentos

49 declaração racistas foram feitas por autoridades do País

"A imunidade seria para outro fim, mas as autoridades a usam para proferir suas práticas de racismo", comentou Givania Maria da Silva

Triste realidade! Jovens negros, as maiores vítimas da violência no Brasil

Relatório do IPEA/ Unicef aponta que 74,4% das vítimas de violência letal no Brasil são, principalmente jovens negros negros. Saiba mais!

Procurador federal vê crime em frase de Bolsonaro

Para a sigla, Bolsonaro tem apresentado 'de maneira reiterada e persistente uma postura abertamente homofóbica'

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!