Morre Rev Abival Pires, ex-diretor da SBB

Foto: Reprodução

Rev. Abival Pires integrou a diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil por 24 anos. Era pastor emérito da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, a Catedral Evangélica de SP

Morreu aos 80 anos o Rev Abival Pires, ex-integrante da diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Abival faleceu no último domingo (1º) no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. Ele sofria de mal de Parkinson há muitos anos e, na última semana, teve complicações decorrentes de uma pneumonia.

A notícia de sua morte foi divulgada nas redes sociais da diretoria da Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI). O Rev. Abival foi pastor titular da 1ª IPI de São Paulo, denominada Catedral Evangélica de SP, por 57 anos e tornou-se seu Pastor Emérito.

O culto fúnebre em homenagem ao Rev. Abival foi realizado nesta segunda (2), na Catedral Evangélica de São Paulo. E reuniu as lideranças evangélicas do Estado, Aliança das Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina, diretoria da IPB do Brasil. Contou ainda com a presença do Rev. Assir Pereira, Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil.

“A vida e ministério do Rev. Abival é uma obra de arte do Criador feita com os melhores fios da piedade cristã, da teologia reformada, aliada à erudição humanista e à sensibilidade do homem nascido no interior. Com esses fios, o Deus eterno teceu para si um pastor que será sempre lembrado com carinho, admiração e gratidão”, declarou o Rev. Valdinei Ferreira, pastor titular da Catedral Evangélica de SP.

Legado

Rev. Abival Pires era conhecido na denominação pela sua paciência, humildade e convicção das sagradas escrituras.

Foto: Facebook

“No culto de ação de graças a Deus pela sua vida e ministério pude observar o quanto o Rev. Abival era querido e respeitado pelos seus amigos, ex-alunos da Faculdade de Teologia da IPI do Brasil e membros das igrejas da qual pastoreou.

Tinha atuação firme e era exemplar nas decisões doutrinárias, mas aberto ao diálogo”, comentou o presbítero Daltro Izidio dos Santos.

Ele acrescentou: “era humilde e paciente no trato com aqueles que divergiam de suas convicções. Pastor de almas, sem dúvida nenhuma. Isto foi o ponto alto do seu ministério tão profícuo”.

Liderança

O Rev. Abival Pires exerceu várias funções dentro da Igreja Presbiteriana Independente. Presidiu Presbitérios, Sínodos e o Supremo Concílio da IPI do Brasil (atual Assembleia Geral). Esteve à frente deste último por três mandatos, nas décadas de 1980 e de 1990.

Foi professor do Seminário Teológico da IPI do Brasil entre os anos de 1965 a 1975. Além disso, integrou várias organizações religiosas, nacionais e internacionais. Uma delas foi na Sociedade Bíblica do Brasil. Na instituição ele assumiu cargos na diretoria, comissão executiva, conselho consultivo e chegou à vice presidência, entre 1982 a 2006.

“Quem foi Rev. Abival? Profeta, mestre, pastor. Dos maiores líderes do Presbiterianismo brasileiro e mundial. Grande perda”, declarou o Rev. Assir Pereira, presidente da SBB.

Culto de homenagem


Leia mais

Morre aos 93 anos, Bill H. Ichter
Filha de missionários é assassinada em Angola