26 C
Vitória
quarta-feira, 6 julho 2022

Morre aos 90 anos Mariazinha Vellozo Lucas

Mariazinha foi presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo. Foto: Divulgação

Mariazinha foi ex-presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo. A morte foi confirmada por seu filho, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas

Por Josué de Oliveira 

Morreu, na madrugada desta segunda-feira (21), a ex-presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Mariazinha Vellozo Lucas, aos 90 anos.

A morte foi confirmada pelo filho dela, o ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas. A cerimônia de cremação acontece no cemitério Parque da Paz, às 15 horas.

A causa da morte não foi divulgada pela família. Nas redes sociais, políticos lamentaram a morte de Mariazinha.

O governador Renato Casagrande decretou luto oficial. “Uma mulher forte e destemida que fez a diferença por onde passou, seja nas funções públicas, seja na política, onde exerceu uma paixão”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, disse que recebeu a notícia com pesar.

“Importante figura política do Estado, ex-conselheira do TC e ex-deputada estadual, sempre desempenhou com competência suas funções públicas”, disse.

O Tribunal de Contas do Espírito Santo também divulgou nota lamentando a morte da ex-presidente da Corte.

O presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, lembrou o legado de Mariazinha. “Ela foi uma mulher à frente de seu tempo. Deixou marcas de coragem, autenticidade e vanguardismo em sua exitosa trajetória”, disse.

Mariazinha, como era conhecida, foi conselheira do TCE-ES entre os anos de 1979 e 2001. Ela ocupou a presidência da Corte por oito anos: em 1984, 1985 e de 1995 a 2001.

Foi a segunda mulher a ocupar o cargo, e era a ex-presidente em vida com maior número de mandatos de presidente do Tribunal.

Trajetória

Mariazinha foi funcionária concursada do antigo IAPI por mais de 20 anos (1954 – 1975), e em seguida foi Secretária-chefe da Casa Civil do governo do Estado do Espírito Santo (1975 – 1979), no governo de Élcio Álvares.

Depois, se tornou conselheira do TCE-ES (1979 – 2001) e na sequência, deputada estadual (2003-2007).

Filha de Luiz Manoel Vellozo e de Maria Luíza dos Santos Vellozo, Mariazinah era neta de Thiers Vellozo, o fundador do jornal A Gazeta.

Casada com Laércio de Almeida Lucas, era mãe de Sérgio e do ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo, e avó de André, Laura, Rafael e Joel.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se