24.2 C
Vitória
quarta-feira, 25 novembro 2020

Morre George Bush, ex-presidente dos EUA

Leia também

Faturamento do setor de máquinas cresce pelo 5º mês seguido, diz Abimaq

Segundo a Abimaq, deve-se ao aumento dos investimentos no Brasil com máquinas e equipamentos fabricados localmente

Força Tarefa vai atrás de arquivos de pedofilia na Deepweb

Black Dolphin, em referência a uma prisão localizada na fronteira com o Casaquistão conhecida por abrigar presos condenados à prisão perpétua

Saúde recebe estudo para ampliar validade de testes

Considerado "padrão ouro", o RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser arma poderosa

O ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush morreu aos 94 anos nesta sexta-feira (30). Chamado popularmente de “Bush pai” após a eleição do filho George W. Bush como presidente, o republicano foi o 41º presidente a ocupar a Casa Branca, entre 1989 e 1993.

O anúncio da morte foi feito por George W. Bush em um comunicado. “Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu. George H. W. Bush era um homem do mais alto nível e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir”, declarou George. .

Ainda não há informações sobre o velório. Bush morreu oito meses depois da mulher, a ex-primeira dama, Barbara Bush, com quem esteve casado por 73 anos

Bush pai foi quem decidiu mandar tropas americanas ao Iraque para a Guerra do Golfo, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait.

Quem foi George Bush?

Diante de acontecimentos que marcaram o século 20, como o colapso do comunismo na Europa Oriental e a invasão do líder iraquiano Saddam Hussein ao Kuwait em 1990, a pauta do governo de Bush foi dominada pela política externa.

Sua participação foi decisiva na construção da aliança militar internacional que expulsou as forças do Iraque do Kuwait durante a Guerra do Golfo, após uma ocupação que durou 7 meses.

Bush se tornou líder máximo do país após dois mandatos como vice de Ronald Reagan, entre 1981 a 1989 – mas acabou se tornando presidente de um mandato só, derrotado por Bill Clinton em 1992, após um período de desempenho fraco da economia.

O slogan que ficou famoso durante sua campanha em 1988 – “Leia meus lábios. Sem novos impostos” (“Read my lips. No new taxes“) – voltaria para assombrá-lo anos mais tarde, quando seria obrigado a ceder à pressão do Congresso e negociar aumento de impostos para reduzir o déficit fiscal do governo.

Presidência

Em 1988, foi nomeado candidato à presidência pelo Partido Republicano. Em uma campanha pesada, com ataques pessoais dos dois lados, Bush derrotou o democrata Michael Dukakis. O republicano teve 54% dos votos populares e 426 dos 537 dos votos do colégio eleitoral.

Foi presidente dos EUA durante o fim da Guerra Fria. A política externa teve papel central em seu mandato. Em dezembro de 1989, Bush autorizou o envio de tropas ao Panamá para depor o general Manuel Noriega.

Entre 1990 e 1991, o país enviou tropas com apoio da ONU para remover soldados de Saddam Hussein que invadiram o Kuwait, durante a chamada primeira guerra do Golfo. Quando os soldados foram retirados, ele optou pelo fim da operação militar e não perseguiu Hussein.

*Com informações de Agência EFE

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Biden anuncia novos nomes para cargos na Casa Branca

"Estou orgulhoso em anunciar novos membros da minha equipe sênior, que nos ajudará a reconstruir o país da melhor forma", disse Biden

Número 2 da Al Qaeda foi morto secretamente no Irã

Autoridades iranianas estão acobertando a morte de Abdullah. Nenhum governo reivindicou responsabilidade pela ação. Saiba mais

Após Bolsonaro falar em pólvora, ministro da defesa diz que Brasil é pacífico

O ministro da Defesa também reclamou de "atraso" no desenvolvimento dos projetos estratégicos das três Forças

Biden terá de se mostrar capaz sobre a união, diz Mourão

O vice-presidente afirmou ainda que não tem dúvidas de que as relações econômicas com os EUA "vão perdurar e vão avançar"

Brasil pode sofrer ‘decisiva interferência externa’, diz Bolsonaro

Presidente ressaltou ainda que a "liberdade continua sendo ameaçada" e que é preciso se inteirar de tendências de esquerda na América do Sul

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Primeira brasileira a presidir Tribunal de Apelações da ONU

“Na presidência, quero tentar honrar essa tradição brasileira de boa diplomacia, com respeitabilidade honestidade e boa-fé”, disse a magistrada

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!