A campanha SOS Manaus, da Junta de Missões Nacionais mobiliza igrejas e parceiros missionários, todos voluntários para abençoar o estado do Amazonas
Em tempos tão difíceis como os que a humanidade está vivendo, Manaus, capital do Amazonas, viu seu sistema de saúde entrar em colapso. A população local se deparou com uma situação triste e desesperadora, e os profissionais de saúde sem recursos. Missões Nacionais iniciou uma ação emergencial de compaixão à população.
Através da Campanha S.O.S. Manaus, missionários, voluntários e diversos parceiros da JMN decidiram trabalhar incansavelmente, levando cuidado e esperança para as pessoas que aguardam um atendimento, uma vaga no hospital ou notícias sobre um parente ou um amigo. “O povo de Deus não poderia se recolher em um momento como esse” destaca o pastor Fernando Brandão, diretor da JMN.
- ‘Homicídio por omissão imprópria’, afirma advogada sobre a crise no AM
- SOS Manaus! O Brasil se comove com o Amazonas
Campanha começou na última sexta-feira, 15. Os voluntários estão em frente aos hospitais e unidades básicas de saúde distribuindo kits de higiene, lanches e cestas básicas.
“Chegamos às 5h e as portas dos hospitais já estavam lotadas. Ao longo do dia, tivemos a oportunidade de servir café, leite e um lanche para acompanhantes e profissionais de saúde, muitos que ainda estavam sem almoço”, conta Germana. Ela o pastor André coordenam a ação.
Abençoando a população
Os grupos que estão nos locais de atendimento alcançam também os hospitais e os profissionais de saúde. Já foram distribuídos luvas cirúrgicas estéreis; toucas; esponjas; máscaras cirúrgicas e N95; gazes e kits cirúrgicos. Do lado de fora, são oferecidos café da manhã; kits de lanches; álcool em gel; máscaras e exemplares do Novo Testamento.
Para que essa ação possa ser realizada, eles contam com o apoio de muitos outros parceiros, como a Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Primeira Igreja Batista do Recreio (RJ), Igreja Batista do Bacacheri (PR) e muitas outras que, mesmo distantes, doam recursos financeiros com amor e alegria, pois entendem que o chamado de Deus é para servir os que precisam.
O trabalho segue firme e, dada a necessidade, em expansão. Mais recentemente, a Secretaria de Tonantins solicitou ajuda e agora, além de Manaus, as ações contemplarão outros seis municípios da região: Nova Olinda, Manacapuru, Coari, Codajás, Tefé e, agora, em Tonantins.
“O pedido que chegou da Secretaria de Tonantins é de toda e qualquer ajuda, porque a situação lá está bem complicada”, conta a missionária Germana, que tem visto e vivido de perto a realidade pela qual passam diversos municípios do estado do Amazonas.