23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Missionário batiza primeira pessoa em região não alcançada

batismo (1)
Foto: IMB

Segundo informações da IMB, o povoado asiático habita uma região de montanhas com cerca de 50 mil pessoas

Por Marlon Max

Um grupo de missionários alcançou uma região inteira com o evangelho. De acordo com a “International Mission Board”, sociedade missionária Cristã Batista filiada à Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, uma jovem e sua mãe foram as primeiras, entre 50 mil pessoas, foram batizadas no sudoeste da Ásia. O trabalho é realizado em uma região não alcançada e de extremo risco para ministros do evangelho.

Robert e Eileen Hawkins *, trabalhadores da IMB no sudeste da Ásia, têm orado pelo grupo de pessoas desde 2013. Eles contataram o líder de sua aldeia, Ruben *, e visitaram e muitas vezes ficaram em sua casa. Eles levaram equipes missionárias à aldeia para uma caminhada de oração. Antes de eles virem, ele nunca tinha ouvido o nome de Jesus.

Naquela época, Ruth havia deixado sua aldeia para encontrar trabalho na mesma cidade onde os Hawkins viviam. A colega de trabalho do IMB, Charissa Taylor *, começou uma escola de idiomas lá para ensinar o idioma local para estrangeiros. Um dos primeiros professores que ela contratou foi Ruth, e os primeiros alunos de Ruth foram os Hawkins.

- Continua após a publicidade -

O interesse de Ruth pelo evangelho já havia sido despertado antes, quando ela conheceu um crente nacional que lhe deu material bíblico. Mas ela sempre aprendera o pior sobre os cristãos. No entanto, os Hawkins e Charissa eram diferentes dos cristãos sobre os quais ela havia sido avisada. “Seu coração começou a ser puxado e o espírito de Deus começou a trabalhar nela”, Robert compartilhou.

igreja asia
Foto: pixabay

Charissa começou a falar “a verdade e a Palavra de Deus na vida de Ruth”, e os Hawkins começaram a compartilhar histórias da Bíblia com ela. Os pais de Charissa vieram visitar e ajudar na escola em março de 2019. “Minha mãe fez um treinamento sobre avaliação de alunos e, no final, pediu para abençoar os professores”, ela compartilhou. “Ruth desabou e chorou.”

Ruth explicou que se sentia presa entre duas formas de vida. Quando ela descreveu um sonho que teve sobre uma luz brilhante que ajudava as pessoas, os missionários a apontaram para Jesus. Enquanto jantava com dois crentes locais, Ruth explicou que o que a impedia de entregar sua vida a Cristo era o medo da rejeição da família.

“Naquela noite ela decidiu seguir,” Charissa compartilhou. “Na manhã seguinte, ela veio trabalhar e me contou sua decisão. Foi um momento muito encorajador, pois ela disse aos poucos às pessoas que conhecia. ” Ruth se tornou a primeira crente batizada conhecida em seu grupo de pessoas no outono de 2019.

E apesar da desconfiança que seu povo tem do Cristianismo, algo que é ensinado ativamente pelo governo, Ruth tem falado abertamente sobre sua fé. Ela está traduzindo as histórias da Bíblia que está estudando para sua própria língua.

Quando o covid-19 apareceu, ela foi para casa por alguns meses. Durante esse tempo, ela se tornou a primeira (e única) pessoa a compartilhar o evangelho com seu povo na linguagem do coração – uma linguagem que é exclusivamente oral.

“Mencionei a ela a possibilidade de registrar algumas histórias da Bíblia para seu povo”, disse Charissa. “Achei que ela poderia trabalhar lentamente neles um por um para usarmos no futuro. Em vez disso, fiquei ausente por um tempo e voltei para saber que ela havia gravado todos eles! ”

Charissa continuou: “O Pai está trabalhando e refinando seu coração. Oro para que ele a use muito em nome de seu povo. ” Sua mãe hesitou mais em aceitar o evangelho porque sabia “o alto custo de ser a única em sua aldeia a acreditar e viver assim”, explicou Robert. Recentemente, porém, a mãe de Ruth professou fé.

Ruth mora com seu tio na cidade a nove horas de distância. Ele tem resistido ao evangelho desde que Ruth ouviu e compartilhou as histórias de Jesus pela primeira vez. Ele está pensando em expulsá-la por causa de suas crenças. “Tento encorajar as pessoas a se colocarem no lugar de Ruth”, disse Robert.

“Como seria ser uma jovem de 20 e poucos anos, que é [uma entre duas] em seu grupo de 50.000 pessoas que fala sua língua, que conhece a Verdade. Como você vive fielmente e equilibra essa pressão, essa responsabilidade, essa oportunidade?”

*nomes alterado por questões de segurança

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -