21.6 C
Vitória
quinta-feira, 21 janeiro 2021

“Apesar de tudo, Deus cuidou de nós”, diz missionária brasileira em Beirute

Explosão em Beirute, no Líbano, deixou um rastro de destruição. Missionária brasileira que mora na capital do país há 5 anos relata momentos de terror

Por Priscilla Cerqueira 

Mais de 100 pessoas morreram e 4 mil ficaram feridas, numa grande explosão que deixou devastada a região portuária de Beirute, capital do Líbano. A área, que fica afastada do centro da cidade, é formada por grandes armazéns e galpões. Tudo ficou completamente destruído.

A missionária brasileira, Evelyn Bovo, da Igreja Adventista, que mora com o marido há 5 anos em Beirute, ficou apavorada com a explosão. Ela está há 5 km do local da explosão. Em conversa com a comunhão, por telefone, um dia após a explosão, ela afirmou que Deus a protegeu do pior.

“Hoje estamos de luto pelas famílias que perderam seus entes queridos e tudo o que tinham. É um país que estava numa crise gigantesca financeira e agora isso só piora. Onde foi a explosão tinha um conteiner de abastecimento para o país de farinha e de milho e tudo isso acabou. Um dia depois de bastante tensão e choque, pude ver que meus vizinhos estava bem, mas que tiveram suas janelas quebradas. A nossa igreja ficou bem destruída, inclusive escolas e universidades que trabalhamos. São imagens chocantes e vídeos que nos fazem chorar. Mas apesar de tudo, Deus cuidou de nós, estamos vivos e sentimos a proteção do Senhor”, relatou.

Além de casas, escolas, supermercados e outros locais destruídos, a explosão também atingiu silos de trigo que ficavam no porto. Estimativas iniciais indicam que cerca de 85% dos grãos do país, que são majoritariamente importados, estavam armazenados nos armazéns que foram destruídos.

Desespero

igreja_destruída-Beirute
Igreja Adventista de Beirute teve parte de seus móveis destruídos com a explosão. Foto:

Evelyn estava em casa na hora da explosão. Ela relatou o desespero que foi.

“Eu estava em casa com todas as janelas abertas, quando ouvi um barulho muito forte, como se fosse uma trovada muito forte. Quando cheguei na janela foi o momento que teve a explosão.

Foi um barulho estrondoso. O impacto foi tão forte que o vento me jogou para o chão. Fiquei apavorada, em estado de choque. Foi algo horrível. Com certeza era uma bomba misturado com terremoto por que tudo tremeu.

Fiquei com muito medo, assustada, comecei a tremer e chorar e não sabia que o que fazer. Até que meu marido me ligou pra saber se estava tudo bem”, relatou.

“Apesar de ter sido um susto muito louco estamos todos bem, graças a Deus”, relatou.

Condolências

O presidente Jair Bolsonaro prestou condolências às vítimas da explosão na noite desta terça-feira, 4. Por meio das redes sociais, Bolsonaro declarou que está “profundamente triste”, e disse que o Brasil abriga a maior comunidade de libaneses do mundo.

Outras autoridades brasileiras também se manifestaram sobre a explosão. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que entrou em contato com o Embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah, em nome do Congresso Nacional. Colocou-se à disposição para oferecer ajuda humanitária.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que, até o momento, não há registro de brasileiros feridos no suposto acidente. Disse que a pasta está pronta “para prestar a assistência consular cabível”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Relíquia: A Bíblia usada na posse de Joe Biden

Com doze centímetros de grossura, o livro sagrado pertence à família do novo presidente dos EUA há gerações e tem um significado especial. Saiba mais!

Entrada de dólares supera saída em US$ 2,914 bi até dia 15 de janeiro, diz BC

O canal financeiro apresentou entradas líquidas de US$ 3,240 bilhões no período, que corresponde às duas primeiras úteis do ano

Meninas cristãs da Indonésia são resgatadas de escombros

Angel e Katherine, bem como o pai Axel, foram resgatados com vida e passam bem. Saiba mais!

“Gênesis”, com Pastor Lucas e Banda Universos

Inspirada na superprodução da Record TV, Gênesis, a canção com o mesmo nome da teledramaturgia, é do pastor Lucas.

Joe Biden: “A democracia prevaleceu”

Joe Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos. Democrata tomou posse em cerimônia no Capitólio com forte esquema de segurança e sem a presença de Trump. Saiba mais!

Com filas e revezamento de cilindros, busca por oxigênio em Manaus prossegue

Empresas estão adotando diferentes métodos para tentar suprir a demanda da população

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social