23.6 C
Vitória
segunda-feira, 19 outubro 2020

Ministério ontem e hoje

Leia também

Ocupação de UTI no Estado de SP é a mais baixa da pandemia

"Estamos no controle da pandemia, mas a vacina é e será a única maneira de retornarmos ao normal", completou o secretário Gorinchteyn

Bolsonaro volta a dizer que vacina contra covid-19 não será obrigatória

Na última sexta-feira, 16, o Presidente já havia sinalizado que o governo não iria obrigar a população a se vacinar

Mundo chega a mais de 40 milhões de contaminações por covid-19

O aumento do número de infecções pode ser explicado em parte pela elevação do número de testes de diagnóstico em alguns países

É preciso buscarmos ao Senhor para que nossa motivação esteja no serviço e não em nós mesmos


O dia 5 de janeiro de 1975, amanheceu quente e ensolarado. Cedo os jovens já lotavam o ônibus (sem ar condicionado) parado em frente à Igreja Metodista Wesley em Porto Alegre – RS. Quando, todos chegaram, o jovem pastor metodista Mércio Meneguetti orou e leu o texto de Colossenses de 12 a 17, preparando nossos corações ansiosos para a jornada de 35 dias, que percorreria 12 estados do território nacional, levando aquela equipe de cerca de 40 jovens pelo Brasil a fora com destino final em Fortaleza, no Ceará.

Já saímos cantando. Foram dias inesquecíveis. Cada manhã era um lugar novo, com gente nova. Com uma agenda intensa, o grupo passava por Igrejas Metodistas dos diferentes estados, que nos recebiam com muita festa e alegria. Todos estavam sempre dispostos. Dormíamos em qualquer lugar, comíamos o que serviam e acordávamos cantando e não ganhávamos nada pelo serviço, a não ser cama e comida com amor e simplicidade.

A ministração era intensa. Basicamente todos davam testemunhos, cantavam louvores e muita oração. A paixão por Jesus era a grande riqueza. Muitos de nós, somos até hoje amigos, como eu e o Bispo Metodista Luíz Vergílio. Tivemos nossas vidas marcadas por aquele projeto que teve também nos relacionamentos uma de suas ênfases principais.

Olhando para traz posso ver como os ministros e o ministério mudaram. Hoje dificilmente os jovens teriam a disposição de dar as suas férias e recursos para algo desse tipo. Por certo, se o convite for para a Disney, ou um evento do grupo australiano United, já nasce com Ibope. Hoje o enfoque da igreja é outro. Tudo é rápido, de no máximo, fim de semana e tem que ter algum atrativo maior que a simples presença de Cristo. Isto mostra o quanto somos voltados para nós mesmos e não para fora, para os outros. Parece que a palavra foi totalmente invertida e receber hoje em dia é imperativo e muito melhor que dar.

É preciso buscarmos ao Senhor para que nossa motivação esteja no serviço e não em nós mesmos. Constantemente ouço a doce voz do Espírito Santo perguntando o que me move?

O ministério de louvor e adoração também mudou. Começando pelo transporte aéreo, que agita tudo. Correria em aeroportos, enfoque rápidos e pouco profundos, enfatizando as necessidades muito mais dos ministros do que do ministério como um todo. Antes, tudo era vinculado a um compartilhar intenso e puro com as igrejas nas localidades. Lembro, nesta viagem citada, de chegar em uma comunidade em Natal e ser rapidamente cercado por uma imensidão de crianças com quem passei toda a tarde tocando e cantando. Logo, ao meu redor, tinha um grupo de pessoas ouvindo falar de Deus. Creio que a grande chave está em nós, os ministros, não perderem a simplicidade. É preciso buscarmos ao Senhor para que nossa motivação esteja no serviço e não em nós mesmos. Constantemente ouço a doce voz do Espírito Santo perguntando o que me move? A tentação é grande, e é muito fácil perder o foco. O dinheiro, o reconhecimento? A glamurização dos ministros e ministérios é intensa e os distrai com facilidade. Mas, todo aquele que olha para Jesus e seu propósito não será confundido. Que possamos sempre voltar à esta preciosa simplicidade devida aos que são de Cristo (2 Cor.11:3). Um dia um músico Cristão me disse: eu amo o palco. Ao que lhe respondi: ame mais o altar do que o palco.

Asaph Borba é ministro de adoração, compositor, pastor, jornalista e escritor


Leia mais

“Erguei os Vossos Olhos” de Asaph Borba no streaming
Asaph Borba é homenageado no Rio Grande do Sul

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Milhares de pessoas ajudadas no Sul do Pacífico

Ao todo, 125 mil pessoas já foram ajudadas com reparos nas casas e construções de abrigos através de projetos desenvolvidos pela ADRA.

Protesto: Igrejas incendiadas no Chile; Veja vídeo!

Quando a cúpula da pequena igreja da Assunção pegou fogo, após o desabamento da estrutura, vários manifestantes comemoraram. Saiba mais!

Diretor corporativo do Flamengo, Billy Pinheiro, no Conexão de hoje

O tema do programa Conexão Empreendedora de hoje será "Os princípios do Reino de Deus sobre finanças". Saiba mais!

Isadora Pompeo apresenta “Em troca”

Música é a quinta faixa do álbum “Processo”, que será compilado futuramente. Canção é a preferida de Isadora Pompeo. Assista o clipe da canção!

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!

Dia da Bíblia 2020 será focado nos jovens

Dia da Bíblia esse ano propõe que todos os cristãos, principalmente os jovens, se engajem com a Palavra de Deus. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!

Os vencedores da Billboard Music Awards 2020

Kanye West levou nove prêmios, em seis categorias. A cantora Lauren Daigle, que ganhou em três categorias do prêmio em 2019, venceu esse ano como melhor artista cristã.

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!