16.8 C
Vitória
quarta-feira, 27 maio, 2020

Aproveite a quarentena para ensinar o bom caminho às crianças

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Toffoli tem resultado negativo em novo exame para coronavírus

Toffoli fará novos exames para descartar 1 falso negativo. Ele foi internado no sábado (23) para realizar uma cirurgia de drenagem de abscesso

Empresários de mais de 100 festivais de música do país assinam manifesto

Grupo se mobiliza para abrir rodas de discussões em busca de saídas e acompanhar a tramitação da Lei de Emergência Cultural no Congresso

Entenda as diferenças entre a caminhada e a corrida

Quem está fora de forma deve iniciar pela caminhada, mas não precisa obrigatoriamente seguir para a corrida com o passar do tempo.

Ministério da Saúde orienta construção de hospitais de campanha em último caso

O Ministério da Saúde divulgou as regras de financiamento para a construção de novos hospitais de campanha para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

Que tal aproveitar a quarentena para ensinar aos filhos o bom caminho? Deixai vir a mim as criancinhas

Em tempos em que as famílias vêm sendo totalmente combalidas e invadidas, como protegê-las com as ferramentas já disponíveis nas igrejas? Com esse olhar, o Ministério Infantil é uma poderosa arma para manter os filhos firmes na Palavra do Senhor.

Por longos anos, o trabalho com as crianças foi sustentado apenas por iniciativas de irmãos e pais que apostavam na formação bíblica dos pequenos, mas a Palavra mostra muito claramente como Jesus os ama e se importa com eles. Nosso Senhor é enfático: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22: 6).

educação infantil
Tia Jô diz que ministra para crianças porque é terra fértil, pois elas são futuros pastores, obreiros, evangelistas, profetas e levitas

Felizmente, por conta de mulheres e de homens fortes e abnegados, o Departamento Infantil é tratado com importância diferenciada da evangelização dos adultos. Atualmente, é um dos instrumentos mais relevantes da Igreja para a formação cristã. Seguindo o mandamento descrito em Mateus 19: 14 – “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam, pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas” –, as denominações estão cada vez mais investindo nessa área. A Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil de Cipó (BA) defende que o Ministério Infantil se faz urgente e inclusive aconselha as demais congregações a prepararem pessoas para desenvolver essa tarefa de discipular os pequeninos nos caminhos do Senhor. “Não pense que nossas crianças são o amanhã. Elas são o hoje e com certeza falarão de Jesus a pessoas que você não teria coragem”, afirma o pastor Enos Filho.

OUÇA A MATÉRIA

“As igrejas começaram a entender a grande necessidade de melhor acolher as crianças, dando mais atenção, espaços e recursos, interagindo mais profundamente com o seu mundo. As crianças são a igreja do hoje e, por conta dessa maravilhosa realidade, devem ser ajudadas na sua vida espiritual e no seu relacionamento com Deus, o Pai Celeste”, afirma o presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES), Pr. Doronézio Pedro de Andrade.

“Não pense que nossas crianças são o amanhã. Elas são o hoje e com certeza falarão de Jesus a pessoas que você não teria coragem” – Enos Filho, pastor da Igreja de Cristo Pentecostal

O Ministério Infantil é realmente muito especial. É por meio dele que é possível plantar a semente em terra boa, regar com amor e alegria, para colher os melhores frutos no futuro. Por isso, as igrejas precisam estar em preparação e ação contínuas para essa missão tão especial. Segundo Pr. Doronézio, elas devem se tornar essencial na vida dos mais jovens, ouvindo-os nos seus anseios e participando do seu mundo. “Abraçar as crianças, como Jesus fez, é a função que a igreja deve desempenhar. Atrair crianças para o Reino dos Céus precisa se constituir no grande objetivo da igreja”, disse.

educacao infantil
Fonte: “Evangelização e Discipulado com Crianças”, por Marilene do Amaral Silva Ferreira

E todas as crianças são importantes e amadas por Deus, todas têm dons espirituais concedidos pelo Senhor Jesus Cristo. Então, cabe à igreja o papel de ajudá-las na descoberta dos seus dons, dando espaço para que elas os desenvolvam, servindo com alegria. “No Reino dos Céus, não existem dons maiores e melhores. Como Corpo do Senhor, a igreja é um organismo vivo, em que todos os membros desempenham funções essenciais”, explica o pastor.

educação infantil
“Abraçar as crianças, como Jesus fez, é a função que a igreja deve desempenhar. Atrai-las crianças para o Reino dos Céus precisa se constituir no grande objetivo da igreja” – Pastor Doronézio Pedro de Andrade, presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES)

É dentro da igreja que algumas crianças se destacam na pregação do Evangelho como ferramenta para fortalecer suas famílias. As crianças têm importância tão vital que acabam levando seus pais a se manterem firmes na participação de cultos, por exemplo, muitas vezes porque o pequeno participa de forma mais ativa dos trabalhos.

“Deus, na Sua infinita sabedoria, tem abençoado as crianças, levando-as a entender a sua importância na vida da igreja. Pais que amam os seus filhos, percebendo o amor que eles têm pela igreja, na interação e na efetiva participação, desejarão estar mais presentes no dia a dia da comunidade cristã”, avalia Pr. Doronézio. Para ele, é uma alegria o fato de Deus usar as crianças como cooperadoras, no objetivo de levar seus pais e responsáveis para dentro da igreja, alcançando-os com a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.

Pesquisas e mesmo a vivência nas diferentes denominações apontam que o percentual de resultado efetivo de um trabalho realizado com crianças chega a 90% do que se espera. Por isso, é importante que as igrejas invistam nos pequenos, que precisam de apoio e de responsáveis espirituais. Esse trabalho pode servir, inclusive, para combater o crescimento da pedofilia, do abuso sexual desenfreado, da violência, de torturas e do trabalho infantil que os escraviza.

educação infantil

“Quando somos omissos, não amamos de uma forma que elas entendam. Quando não somos compromissados com elas e com a Palavra, quando como igreja as ignoramos e as relegamos ‘às salinhas’ para não atrapalhar os pais, quando não desenvolvemos um trabalho focado e adaptado à linguagem, nos tornamos responsáveis pelas consequências ruins que acabam acontecendo”, afirma a Raquel Almeida, integrante do Núcleo de Apoio Cristão da Igreja Monte Sião.

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Fé e ciência em tempos de pandemia

Cientistas cristãos respondem questões de fé e ciência em tempos de pandemia. Uma mini Conferência online será realizada entre os dias 26 a 28 de maio sobre o assunto

Festival “VillaMix Em Casa Gospel”

O festival “VillaMix Em Casa Gospel” será dia 30 de maio, com transmissões no YouTube e Facebook. Ana Paula Valadão estão entre as atrações

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Em breve, primeiro single de Kemuel Worship Filhos: Lado B

“Algo Novo”, com participação especial de Lukas Agustinho, é o primeiro single do novo projeto de Kemuel 

Daniel Júnior canta “Deus cuida de mim”

Gerado em momento de dor, novo single de Daniel Junior está disponível nas plataformas de streaming, Ouça a canção!

Após saída do Ministério Zoe, Thamires Garcia em nova fase

Thamires Garcia anunciou sua saída do Ministério Zoe em janeiro para seguir carreira solo

Nasce uma estrela na música gospel: Gisa Garcia

Convertida à Cristo desde os 8, Gisa Garcia sempre ansiou em trocar o backvocal do funk pelo microfone principal, porém cantando louvores. E agora prepara seu primeiro EP na música gospel