21 C
Vitória
terça-feira, 20 outubro 2020

Mídias sociais na Igreja: livro trata da importância do marketing digital

Leia também

Juiz bloqueia R$ 29 mi de Doria por ‘autopromoção’

Campos considerou que há indícios de que Doria os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa

Conselho de Ética: investigação contra Chico Rodrigues depende de Alcolumbre

A estratégia da cúpula do Senado é derrubar o afastamento determinado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Tebet sobre indicações ao STF: ‘problema está muitas vezes no nome apresentado’

Segundo a presidente da CCJ, "não tem uma fórmula perfeita, mas esta PEC é um pouco melhor do que aí está, sem dúvida nenhuma"

A obra da jornalista Elis Amâncio ensina e estimula o uso consciente do meio digital entre os cristãos evangélicos

No próximo dia 18 de outubro, a jornalista Elis Amâncio,  de Belo Horizonte (MG), vai lançar o livro “Mídias Sociais na Igreja”. O primeiro livro da jornalista aborda questões sobre marketing digital, Mídias e Redes Sociais, conteúdo, cobertura online de eventos, dicas de ferramentas de comunicação na internet.

A proposta é ensinar e estimular o uso consciente do meio digital entre os cristãos evangélicos. A obra é a versão atualizada e ampliada do e-book, lançado pela jornalista há pouco mais de um ano e que já alcançou cerca de cinco mil downloads na página dela no Facebook.

Livro mostra como igrejas devem utilizar mídias sociais

Elis Amâncio atua no mercado de comunicação digital há dez anos, coleciona mais de 60 palestras sobre o tema no Brasil e já virou referência entre as igrejas evangélicas do país. “Deus fez a Elis nascer em um tempo como este, o Digital. Deus a capacitou e concedeu à ela tantos dons maravilhosos para que pudesse usar o dom maior que Deus deu. A Elis tem sido uma grande benção aqui na Igreja Batista da Lagoinha. Eu a abençoou”, declarou o pastor Márcio Valadão, presidente da Igreja Batista Lagoinha BH/MG, em depoimento no blog da jornalista.

Em entrevista à Revista Comunhão, Elis falou sobre a carreira e seu propósito de vida em projetos futuros:

1 – Como surgiu a idéia de lançar o livro para igrejas evangélicas?

Desde a era do Orkut eu já trabalhava com comunicação usando as comunidades para as informações na igreja batista da lagoinha, onde comecei e estou até hoje. Sempre fui voluntaria lá e, desde então, entendia que o meio digital era importante pra falar com os jovens. Em meados de 2010, comecei a dar aula e palestras sobre comunicação para igrejas, pois já estava estudando sobre meio digital a algum tempo. Fui me tornando referência entre as igrejas. E por isso passei a ser convidada a levar esse assunto para outras igrejas por meio de palestras. Na época, o Facebook começava a surgiu e ganhou força mais tarde. E todo lugar que eu chegava sempre me perguntavam se eu tinha uma indicação de livro sobre o assunto e não encontrava. Por isso me surgiu no meu coração a vontade de lançar o livro pra ajudar as igrejas usando a ferramenta digital para melhorar a comunicação. Muitos de nós incluímos no dia-a-dia o digital sem ter um preparo pra isso. Eu quis unir o conhecimento espiritual com o conhecimento técnico, usando de forma consciente o meio digital. A ideia desse trabalho é despertar o Cristão como indivíduo, no ministério na igreja a usar o meio digital de forma consciente, além de usa-lo como ferramenta de evangelização. Acredito que a mensagem do reino deve ser usada no meio digital. Eu quis unir o material de maneira didática com linguagem acessível para qualquer pessoa, independente de ser profissional de comunicação.

2 – Há quanto tempo trabalha com marketing digital voltado às igrejas? Por quê?

Trabalho  no marketing digital há 10 anos. Comecei em 2007 com os jovens da igreja batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Nessa época tinha um público interessante na internet. Resolvi criar um blogspot, no início de 2008, com, autorização da liderança da igreja em que eu fazia o resumo da pregação ministrada no culto, pensando nas pessoas que não estavam em BH, mas que queriam saber qual foi a mensagem do culto. Isso fez geral algo interessante. Com dois meses de blog já tínhamos o acesso de 40 países e que entre eles alguns eram da Igreja Perseguida. Isso me impactou muito! E as pessoas não acessavam apenas uma vez. Eram recorrentes. Foi quando entendi que eu poderia alcançar mais pessoas com a mensagem do reino pela internet.

3 – Qual sua expectativa ao disseminar esse assunto nas igrejas do Brasil?

A minha expectativa é que sendo cristãos, façamos um bom testemunho online. Se você fizer uma pesquisa de igrejas do Brasil e ler os comentários, fica chocada quanto ao comportamento do cristão na internet. Eu acredito que o livro pode ser uma ferramenta para que o cristão tenha consciência com o que vai publicar na internet. Existe um trecho da bíblica, baseado em Coríntios, que diz que somos embaixadores de Cristo na Terra e as pessoas esquecem disso, e acabam usando a internet de forma errada. Temos passado uma mordomia muito ruim no meio digital. Temos que ser luz na terra no online também. Precisamos fazer impactos evangélicos maravilhosos na internet e gerar reflexão nas pessoas. Temos de despertar para o uso consciente do “online” no meio cristão. Antes de publicar qualquer coisa se pergunte o que Jesus Cristo faria se fosse fazer isso. A internet tem sido uma ferramenta mal usada. Quero contribuir pra melhorar isso.  O marketing digital é um caminho sem volta, mas ainda é pouco explorado pelas igrejas. Esse livro será uma ferramenta para as igrejas saberem usar as mídias sociais de forma correta e será muito mais bem aproveitada para evangelizar.

4 – Existem depoimentos de pastores e líderes referência no mundo cristão que atribuem o seu trabalho como importante. Como você vê isso?

Eu me considero uma pessoa privilegiada. Deus me deu oportunidade de caminhar muito próximo com o pastor Márcio Valadão, que é a minha referência cristã. Sempre estive atuante e envolvida na igreja. Isso me permitiu que minha liderança, incluindo o Pastor Márcio, me conhecesse antes de tudo isso que está acontecendo agora. Isso serviu de incentivo para eu continuar com esse trabalho por que eu estou servindo de inspiração para outras pessoas. Tudo o que eu faço é com excelência para honrar o nome de Deus.

5 – Na sua opinião, o que falta nas igrejas quando o assunto é comunicação?

A atual situação da comunicação é um reflexo das lideranças. Como tem se falado pouco sobre o uso do digital nos cultos, acaba servindo que ela seja mal usada nas redes sociais. E com isso, os cristãos estão usando a internet de forma errada. Se houver uma conscientização dos cristãos, de forma mais clara, acho que pode haver uma transformação digital. Por exemplo, vejo pastores comentando sobre futebol, filmes, seriados. Isso não tem problema, mas é bom dizer do que Deus tem falado em nossas vidas. Se é uma expedição missionária, por exemplo, vamos divulga-la na internet mas bem feito. A comunicação é a igreja e não um ministério por que envolve todas as áreas da igreja. Se a liderança tiver essa consciência tudo vai melhorar. Os membros vão se conscientizar também em postar coisas que sejam úteis para o meio cristão. Precisamos pensar que eu como cristão tenho que inspirar outras pessoas. O nosso testemunho on line vai mostrar se as pessoas vão querer que a gente seja referência. Isso é super importante.

6 – Você pretende lançar alguma outra obra a respeito do tema? O que vem por aí?

Lancei uma versão online gratuita em julho do ano passado, por meio do ebook e já consegui cinco mil downloads na internet. Deu super certo, mas consegui fechar uma parceria com uma gráfica pra lança-lo impresso e esse mês esse projeto vai sair. Na versão impressa eu trago outros dados que não tem no formato digital. Meu sonho agora é publicar o Manual de comunicação para igrejas. Eu já tenho material levantado pra isso. Quero lançar isso em breve. Acredito que posso contribuir com esse livro para as igrejas menores, já que não tem profissionais para fazer esse trabalho, enquanto as maiores estão já estão estruturadas. Quero publicar algo que seja interdenominacional, que leve uma ideia de infraestrutura pra colocar a comunicação de forma correta no meio digital nas igrejas. E num futuro próximo, quero publicar um material voltado para educação digital, direcionado a sociedade em geral.

Vale à pena conferir as boas dicas de Elis em Mídias Sociais na Igreja 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Netanyahu sobre os cristãos: “campeões da verdade”

Primeiro-ministro participou da 4ª Cúpula Anual da Mídia Cristã em Jerusalém. Saiba mais!

Superação! Ela venceu o câncer de mama

O Desafio Superação, em prol do Outubro Rosa mobilizou mais de 1.700 mulheres de todo o Brasil. Saiba mais!

Missionária suíça é executada por extremistas em Mali

Beatrice Stöckli foi assassinada por sequestradores da organização terrorista islâmica, que atua em diversos países da África. Saiba mais!

Professor leva mensagem de esperança em clipe

Frequentador da Igreja Adventista, Eduardo Rocha também canta e decidiu compor uma música para compartilhar fé e esperança com os alunos.

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!

Os vencedores da Billboard Music Awards 2020

Kanye West levou nove prêmios, em seis categorias. A cantora Lauren Daigle, que ganhou em três categorias do prêmio em 2019, venceu esse ano como melhor artista cristã.