Apenas 32,2% afirmaram que tem a intenção de comprar presente, e 19,4% estão na dúvida
Por Patricia Scott
O Dia dos Pais é uma das datas fortes para o comércio. No entanto, a pesquisa nacional de intenção de compras encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que quase metade dos consumidores, 48,4% não pretendem presentear no Dias dos Pais, no próximo domingo (08). Apenas 32,2% afirmaram que tem a intenção de presentear, e 19,4% estão na dúvida. Foram entrevistadas 1.670 pessoas em todas as regiões do Brasil. A responsável pelo levantamento é a startup Behup.
Roupas e calçados foram os principais itens citados pelos consumidores como intenção de compra, apesar da queda na intenção de presentear. Nos anos anteriores, mais de 60% dos entrevistados responderam que presenteariam seus pais com alguma peça de vestuário. Já em 2021, essa parcela ficou em 42,1%.
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A lista de presentes, na sequência, traz: perfumes (35,3%), relógios (18%), almoço em restaurante (16,2%), chocolate (4,1%), celular (14%) e canecas (14%). Entre os produtos que, em geral, tem um custo maior, a maioria dos entrevistados apontou que pagaria parcelado. Entretanto, os itens mais baratos, entre os listados na pesquisa, tiveram preferência pelo pagamento à vista.
Apesar de ser uma data importante para o varejo, a celebração do Dia dos Pais não tem a mesma movimentação no comércio do que em outras datas comemorativas. O economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo, analisa que “mesmo assim, as perspectivas de vendas são favoráveis, porque estão sendo impulsionadas pela recuperação da confiança do consumidor, em julho, e pela flexibilização dos horários de atendimento”.
Com informações Agência Brasil (AB)