25.9 C
Vitória
sexta-feira, 17 setembro 2021

Mercado de flores aposta no crescimento das vendas para o Dia das Mães

Com a vacinação já avançada e a abertura do comércio já é possível enxergar uma normalidade no Dia das Mães

Considerada a segunda data mais importante do ano para o mercado de flores no Brasil, o Dia das Mães representa um período de grande crescimento do volume de vendas no setor. Entretanto, no último ano a pandemia global do coronavírus e as recomendações sanitárias de isolamento fizeram com que a data não alcançasse os números positivos registrados em anos anteriores. Atualmente, com a vacinação em andamento, os comerciantes de flores e plantas ornamentais de todo o país estão aguardando a celebração com mais otimismo.

Para o Dia das Mães 2021, que será celebrado amanhã, dia 09 de maio, o mercado de flores aposta em um aumento no fluxo das vendas com o impulsionamento dos atendimentos presenciais e via e-commerce. “Com a vacinação já avançada entre os maiores de 60 anos e a abertura do comércio seguindo os protocolos de distanciamento, podemos enxergar uma normalidade maior neste Dia das Mães, que é um período tão relevante para o nosso segmento”, afirma Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores, maior rede de floriculturas do país. “Além disso, reestruturamos o nosso e-commerce e conseguimos disponibilizar uma variedade ainda maior para quem prefere realizar as compras remotamente”, complementa.

O Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Ceasa (Centrais de Abastecimento S. A.) de Campinas está a todo vapor. O chefe de setor do Mercado das Flores da Ceasa, Fábio Fainer, diz que este período conta com 15% a 20% a mais na oferta de produtos. A expectativa é de vender cerca de 30% a mais em relação ao ano passado.

Há flores para todos os tipos e gostos e para orçamentos variados. As mais comercializadas, segundo Fainer, são as rosas, kalanchoe, begônias, crisântemos, antúrios e orquídeas. ”Um dos destaques de flores é a orquídea cymbidium, que dá nesta época e sai bastante para o Dia das Mães”, comenta Fainer.

A Esalflores preparou seu estoque com flores clássicas e sugestões de combinações criativas para a data. A aposta é principalmente na venda de flores avulsas, arranjos exclusivos e kits personalizados. Uma opção ideal para as mães são os arranjos Puro Brilho, Món Cheri e Luar, que são composições florais dispostas em cachepos de vidro. Outra dica para a data é o arranjo Amor Maior Esmerald, composto por flores nobres como girassol, astromélias e galhos de eucalipto montadas em um lindo vaso de design.

Há também diversas opções de arranjos com Kalanchoe, Lírios, Begônias, Rosas, Girassóis e Orquídeas desenvolvidos exclusivamente para o Dia das Mães com preços variados. “Nosso objetivo é oferecer aos clientes alternativas diversificadas de presentes. Quem optar por presentear as mães com flores, vai encontrar kits especiais e também diversas opções de buquês, flores e vasos avulsos em todas as faixas de preço”, detalha Bruno José Esperança.

As estimativas de aumento no volume de vendas ainda são incertas porém bastante positivas. “Estamos otimistas, mas como é um cenário ainda desconhecido em relação ao ano passado não podemos traçar números e expectativas exatas”, comenta. Desde o início do período de quarentena, a floricultura tem adaptado os formatos de venda e explorado diferentes plataformas para manter suas atividades. “Nos empenhamos em seguir todas as orientações de combate a pandemia sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades locais. Ao mesmo tempo, buscamos maneiras de manter nossos serviços com a excelência de sempre, mesmo que com novos formatos, ainda mais em uma data tão importante para os brasileiros”, completa o diretor da Esalflores.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se