25.2 C
Vitória
sexta-feira, 30 outubro 2020

Mente renovada, vida transformada

Leia também

TCU investiga Bolsonaro e Flávio Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro para debater supostas "irregularidades das informações constantes de Relatórios de Investigação Fiscal"

Guedes diz esperar que SP pague pela vacina

O presidente Jair Bolsonaro e Doria divergem publicamente sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19

Bolsonaro reforça que não quer privatizar o SUS

Presidente destacou ainda que não pode remanejar recursos do Legislativo para a Saúde e que não era um "ditador"

“Não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus” (Romanos 12-2 Bíblia Almeida Strong)

Quando eu era criança, no interior de Pernambuco, acreditava que poderia mudar o mundo. Sonhava ser jogador de futebol, atuar pelo Flamengo e ser famoso como aqueles craques que via pela televisão.

Cheguei ao Rio de Janeiro em 1980 carregando na bagagem esse sonho.

Após assistir a Zico e cia serem campeões mundiais,  driblar muito bem meus amigos nos campos de várzea e as comuns dificuldades de uma família oriunda do plantio e colheita da  cana de açúcar recém chegada a “cidade maravilhosa, por indicação cheguei na Gávea em 1984 e em 1985 já fazia parte do elenco mirim do Flamengo e das gravações de um programa de TV exibido pela Rede Manchete chamado Escolinha do Zico, onde o Galinho de Quintino, o maior ícone da história do clube e o melhor que vi jogar era o nosso treinador.

Naquele momento eu já não apenas acreditava, mas tinha certeza de que mudaria o mundo, agindo não como aqueles que se achavam, mas como aqueles que se tinham certeza – “Sabia de nada, inocente…rs”

Dos 13 aos 20 anos, gastando muito mais borracha do que lápis ao escrever a própria história, caminhei de fracasso em fracasso até abandonar a carreira e descobrir que, quando muito, com muita humildade, esforço e com a ajuda de Deus a única coisa que estava ao meu alcance fazer era mudar o meu mundo, pela renovação da minha mente. Daí eu passei a experimentar qual era a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para a minha vida.

Sem trazer comigo frustrações e convicto de que perdi para mim mesmo, já havendo ingressado na faculdade de Educação Física e no comércio, inicialmente como camelô, vendendo balas no trem, picolé na praia, bolinho de aipim na feira, me transformei  em um empresário do ramo de distribuição e autosserviço, concluí o curso e passei a apoiar amigos atletas que também experimentaram do fracasso. Inicialmente através de aconselhamento, apoio emocional e logístico, ajudando-os a superar esse momento de queda e encontrar novos caminhos.

Após vivenciar a maior, melhor e transcendental mudança que a minha mente poderia experimentar, através da conversão a Cristo, e já servindo a Ele como pastor de uma comunidade cristã no Rio de janeiro (Igreja Batista da Graça) e como membro do Instituto Haggai do Brasil, em 2008 recebi um convite para ministrar uma palestra em clube de futebol de Santa Catarina chamado Figueirense FC, que veio ao Rio jogar contra o Fluminense pelo “Brasileirão” daquele ano.

Ao reencontrar o mundo do esporte, vendo as dores e dificuldades que passam os atletas nessa mesma pedra que serviu de tropeço para mim, uma chama de inconformidade acendeu em meu peito e, ao apresentar ao Senhor em oração, recebi Dele uma promessa:
“Busca-me, que Eu te honrarei!
 Esteja preparado para a mudança!
 A Minha presença te fará conhecido!”

Aquilo mexeu comigo de tal forma que não conseguia explicar, apenas crer, viver e buscar.

Não queria ser mais um e para isso voltei para a sala de aula, busquei capacitação através de alguns cursos e pós-graduações, além de peregrinar apresentando gratuitamente o trabalho para clubes, dirigentes, atletas e outros profissionais da área.

O Senhor cumpriu, como sempre a Sua promessa, e me levou a trabalhar em clubes como Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Guarani, entre outros, além de lançar um livro e viajar alguns países por conta do trabalho de coaching esportivo.

Hoje, para a glória de Deus, com base nas Sagradas Escrituras e também alicerçado na ciência e na filosofia auxilio pessoas a refletirem, planejarem e agirem para alcançarem as suas metas e melhorarem os seus resultados, seguro pelo experimental conhecimento que uma mente renovada garante uma vida transformada.

Trago meus sinceros agradecimentos aos amados irmãos da Revista Comunhão pelo convite para aqui escrever semanalmente alguns artigos.

Siga bem, em paz e feliz.

Lulinha Tavares é coach esportivo, formado em Educação Física, MBA-FGV/FIFA/CIES, especialista em Psicologia do Esporte, empresário, pastor e líder da Igreja Batista da Graça em Queimados (RJ)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Leitura e esporte para ressocializar presos no Brasil

Proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contempla redução da pena de presos já condenados. Saiba mais!

Fernando Miguel e sua relação entre a fé e o esporte

Líder nato e convicto do seu propósito, o atleta tem buscado cada vez mais superar desafios e perseverar nas dificuldades

Como o estudo da Bíblia pode transformar uma pessoa

No Rio Grande do Sul, uma mulher passou a estudar a Bíblia sozinha. Hábito  alcançou toda a família e foi todo mundo transformado a partir do estudo da Bíblia

Rodolfo Abrantes conta testemunho de conversão em programa

Rodolfo Abrantes foi entrevistado no programa ‘The Noite’, do SBT, com Danilo Gentili, na noite desta terça-feira (23)

Esporte paralímpico do Vasco encerra atividades

Em meio à pandemia pelo coronavírus, departamento paralímpico emite nota criticando o presidente Alexandre Campello: "Por que apenas os deficientes precisam deixar o clube?" O...

Estudo da UFPR indica que jogos com torcida só poderão ser disputados após vacina

Em um cenário, de retomada completa das atividades da sociedade, eles apontam a necessidade de uma vacina ou remédio contra o novo coronavírus para que a torcida possa voltar aos estádios sem preocupações.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves