25.1 C
Vitória
quarta-feira, 23 setembro 2020

Mente renovada, cama arrumada e vida transformada

Mais Artigos

É PRIMAVERA!

“Olha e vê que o inverno já se foi; a chuva cessou, é primavera! Surgem as muitas flores pelos campos; chegou o tempo de podar e cantar; e já se ouve o doce arrulhar das pombinhas na nossa terra”. (Ct 2. 11-12)

Precisamos aprender com Deus. Diariamente, Ele aplica-nos extraordinárias lições

Conhecendo-O, e caminhando com Ele, temos muito a aprender, porque, diariamente, Ele aplica-nos extraordinárias lições

Recomeçar: uma necessidade – uma arte – uma decisão

Embora o tempo seja linear os recomeços são inevitáveis. O ponteiro que marca os segundos de um relógio gira recomeçando do zero a cada minuto. Recomeçar, em primeira análise é inevitável

Você tem ensinado o seu filho(a) a arrumar a sua cama?

Por Lulinha Tavares

Comecei a escrever este artigo às 01:12h do dia 01 de setembro, nos primeiros minutos do dia em que comemoramos o oitavo ano de nascimento da minha amada filha Maria Luiza.

Não por ter hábitos noturnos, mas sim, porque era o tempo com qualidade que dispunha, visto que, já sabia que teria uma terça-feira muito corrida. Tenho destinado um tempo precioso da minha semana para escrever, e isso tem me feito muito bem.

A Revista Comunhão tem participação direta nisso e presto aqui, uma vez mais, meus sinceros agradecimentos pelo convite.

Ao longo dos últimos 12 anos venho trabalhando no esporte de alto rendimento, com atletas e demais profissionais envolvidos nesse mundo da alta performance e de muitas pressões, onde pude desenvolver um método de preparação mental que leva o nome de MR3 – Mente Renovada Vida Transformada: 1 – Eu Penso; 2 – Eu Sinto; 3 – Eu Faço.

Para tal tive que reorganizar a minha vida e agenda, visto que, já atuava no ramo do comércio, autosserviços e distribuições há mais de 20 anos e também já servia ao Senhor como pastor da Igreja Batista da Graça – em Queimados – no Rio de janeiro.

Algumas pessoas próximas acreditam que eu nasci organizado com as minhas coisas, como alguns de fato já o são “de fábrica”. Definitivamente não! Na verdade, sou resultado de uma mente renovada, que passa por uma cama arrumada e resulta em uma vida transformada.

Dentre as referências que tenho para isso, além da minha mãe – dona Marinete – destaca-se a dona Valfrida, carinhosamente conhecida como vó Fina – que em 12 de outubro do corrente ano completa 96 anos de uma angelical existência.

Minha mãe saía para trabalhar e nos deixava algumas tarefas – dentre elas – a de lavar a louça e manter a casa arrumada.

A vó jamais sai do seu quarto sem deixar a sua cama milimetricamente arrumada. Parece cama de hotel. Esse é um dos hábitos que adquiri dessa sábia e amável senhora que me influenciou a mudar antigos hábitos e transformar a minha vida.

Aliás, adquiri também com ela um outro hábito, que é o de  já sair do meu quarto arrumado, evitando ficar andando de pijama pela casa e com a cara amassada, parecendo um maracujá de gaveta… ninguém merece…rs

A vó sai sempre do quarto como uma rainha, arrumada e adornada, parece que  sempre que está pronta para sair à rua.

Aproveito para lhe recomendar um livro chamado “ARRUME A SUA CAMA” de William H. McRanven – Pequenas Atitudes Que Podem Mudar a Sua vida.

Nesse livro o Almirande McRaven após 37 anos de serviços prestados à Marinha norte americana, sendo responsável pela missão que capturou o saudita Osama Bin Laden – líder e fundador da Al-Qaeda: o grupo terrorista responsável pelo ataque de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, ensina dez preciosas lições que aprendeu ao longo da sua carreira. Dentre elas, a que deu o nome ao livro acima citado:

“ARRUME A SUA CAMA!” (Exclamação por minha conta)

Arrumar a cama significa: comece o dia com uma tarefa feita”

Começar o dia com uma tarefa bem-sucedida traz uma sensação de bem-estar para o nosso cérebro, mente, corpo e ambiente à nossa volta.

Arrumar a própria cama pela manhã também previne alergias, combate os ácaros e poeira no seu lençol, deixa o seu quarto mais bonito e clean – além de aumentar a sua produtividade e diminuir o seu stress.

Outra lição que podemos aprender é que se não formos capazes de realizarmos uma tarefa simples, da maneira correta, como seremos capazes de realizarmos tarefas bem maiores que nos aguardam? Lembra que Jesus nos ensina que se formos fieis no pouco, sobre o muito seremos colocados? (Mateus 25:21)

Parece uma tarefa simples, mas, de fato não é. Posso explicar: A nossa mente não trabalha aplicando em si a lei do bem, mas sim, a lei do bom. O que é bom a atrai, sendo que, nem tudo que é bom faz bem. Lembra que o apóstolo Paulo afirmou que o bem que ele queria não o fazia, mas o mal que não queria – esse ele fazia? (Romanos 7: 19), portanto é necessário vencer essa verdadeira batalha mental diária.

Um segredo para vencer está em criar um novo hábito e repetir, repetir e repetir, pois, tudo que repetidamente fazemos se transforma em um comportamento e, em sendo assim, não pensamos mais para fazer.

“Somos aquilo que repetidamente fazemos. A excelência, então, não é um ato, mas um hábito” (Will Durant)

Desporto de alto rendimento, definitivamente, não é lazer, mas sim, sacrifício. Não é humano, é supra-humano e requer vencer grandes batalhas mentais para se manter assim por muito tempo, como Cristiano Ronaldo, por exemplo.

Provavelmente esse grandioso hábito de excelência da vó Fina foi adquirido na sua infância e adolescência como ensinamento dos seus pais. Devemos assim lembrar que educar dá trabalho e requer repetição e paciência.

Você tem ensinado o seu filho(a) a arrumar a sua cama?

Já McRanven aprendeu por imposição dos seus superiores na vida militar, e mesmo assim reconhece o valor e agradece. No meu caso, arrumar a minha cama, foi por necessidade e influência da vó fina, como já relatei.

Concluo afirmando que, quer seja por educação, imposição, necessidade ou influência, criar novos hábitos podem mudar a nossa vida.

Caso você já tenha esse hábito – caro leitor – parabéns, permaneça!

Caso não, lhe estimulo a mudar o pensamento hoje e começar amanhã pela manhã a transformar a sua vida, arrumando a sua cama.

Comece, insista, persevere, e se surpreenderá com os resultados.

Siga bem, em paz, realizando e feliz!

Lulinha Tavares é coach esportivo, formado em Educação Física, MBA-FGV/FIFA/CIES, especialista em Psicologia do Esporte, empresário, pastor e líder da Igreja Batista da Graça em Queimados (RJ)

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Quando o exemplo não tem idade

Durante uma brincadeira, Benício, de 7 anos, arranhou o carro e deixou um bilhete pedindo desculpas. Conheça essa história!

“Onda do bem”: conscientização no combate ao suicídio

Realizado por adolescentes adventistas, a "Onda do bem" consiste em realizar ações de prevenções e ajudar pessoas que precisam de apoio emocional. Saiba mais!

Bolsonaro em discurso na ONU: ‘País é cristão e conservador’

Cristofobia, covid-19 e queimadas foram os temas retratados durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU. Confira aqui!

Brasil: Governo pede suspensão da exibição do filme “Cuties”

"Cuties" (Lindinha), produção francesa da Netflix, é acusada de sexualizar crianças. Saiba mais!

Entrevistas

Fernando Miguel e sua relação entre a fé e o esporte

Líder nato e convicto do seu propósito, o atleta tem buscado cada vez mais superar desafios e perseverar nas dificuldades

O Líbano já estava em crise, então veio a explosão

O presidente do Conselho Supremo da Comunidade Evangélica na Síria e no Líbano, Joseph Kassab diz: "Somos um país falido".

Rodrigo Silva e arqueologia: as evidências que comprovam a fé e a Bíblia

Para o pastor e arqueólogo Rodrigo Silva, a arqueologia é a ciência chave para comprovar a fé e a Bíblia. Confira a entrevista!

Especulações: O que se sabe sobre as explosões no Líbano?

"Há no Líbano e fora dele quem especule a participação secreta de Israel na explosão", declarou Natalia Calfat, Doutoranda em Ciência Política