23.6 C
Vitória
segunda-feira, 26 outubro 2020

Mais de meio milhão de pessoas estão deslocadas em Burkina Faso

Leia também

Indicado à Anvisa assinou contrato suspeito de irregularidade na Saúde

Na última segunda-feira, dia 19, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou duas outras indicações feitas por Bolsonaro à Anvisa

Líder de governo na Câmara diz que Constituição tornou o Brasil ‘ingovernável’

"O poder fiscalizador ficou muito maior que os demais" e, por isso, seria necessário também "equilibrar os Poderes" no país, comentou Barros

Desembargadora derruba decisão que bloqueou R$ 29 mi em bens de Doria

O juiz havia considerado que há indícios de que Doria feriu os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa

Portas Abertas pede assistência de comunidade internacional aos cristãos que vagam pela nação em busca de segurança

Diante dos constantes ataques de extremistas em Burkina Faso, a Portas Abertas emitiu um documento solicitando a intervenção da comunidade internacional por meio de assistência imediata às mais de 500 mil pessoas deslocadas no país. Há três anos, a nação tinha uma estabilidade relativa dentro de uma inquieta região, onde grupos extremistas eram ativos nos países vizinhos como Mali e Níger.

Isso mudou em janeiro de 2016, quando um grupo afiliado à Al-Qaeda na região do Magrebe atacou dois hotéis e um café na capital Ouagadougou, matando 29 pessoas. Entre as vítimas havia sete trabalhadores cristãos humanitários. Desde então, tem crescido os ataques de novos grupos jihadistas em Burkina Faso.

O ano passado foi o mais mortal, com mais de 250 pessoas assassinadas. O enviado da ONU (Organização das Nações Unidas) para a região do Sahel, Mohamada Ibn Chambas descreveu a atual situação como uma “onda devastadora”.

Violência

A violência causou o fechamento de 2 mil escolas e mais de 750 mil pessoas abandonaram as casas em busca de uma segurança mínima. O fato causou uma crise humanitária em um dos países mais pobres do mundo.

“Uma resposta de segurança na crise é vital. No entanto, abordar a terrível situação humanitária é necessária para providenciar uma resposta holística à crise e prevenir a violência futura”, a Portas Abertas disse no resumo de política publicado em 26 de fevereiro.

“Os deslocados internos enfrentam riscos associados às faltas de segurança, de serviços básicos e cuidados médicos. A falha do governo burquinabe e da comunidade internacional para atender essas necessidades poderia promover ressentimento para com as instituições e tornar uma população, já vulnerável, ainda mais suscetível a ideologia radical.”

Organizações religiosas podem desempenhar um papel fundamental na assistência às vítimas da violência, a Portas Abertas acredita nisto porque elassão frequentemente as primeiras a entrar e as últimas a chegar em áreas difíceis para grandes ONGs.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Quando Deus nos dá o livramento!

Assim que foi imobilizado pela equipe de resgate, mandou uma selfie para a namorada para contar que estava tudo bem. Saiba mais!

Conexão de hoje: “Salomão, meu sócio! E agora?”

O tema da live será “Salomão, meu sócio! E agora?”. Comunhão transmite Ao vivo, a partir das 19h. Assista aqui!

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Nigéria: Estão suspensos projetos de tradução da Bíblia

Esse anos, os tradutores da Bíblia não conseguiram se reunir na Nigéria para verificar o trabalho de tradução uns dos outros por conta da pandemia, terrorismo e violência no país. Saiba mais!

Gabriela Rocha e Kim Walke cantam “Teu espírito”

O lindo dueto entre Gabriela Rocha e Kim Walke está emocionando milhares de pessoas ao redor do mundo. Conheça a canção

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!