20.9 C
Vitória
segunda-feira, 21 junho 2021

Meio ambiente: igrejas aprendem como proteger a criação

O movimento global de cristãos comprometidos com a preservação do meio ambiente, o Renovar Nosso Mundo, quer despertar os fiéis para a responsabilidade ambiental

Por Patricia Scott 

Com a proposta de dedicar o mês de junho para sensibilizar e engajar a sociedade quanto à importância do cuidado ambiental, foi criada a Campanha Junho Verde que, inclusive, é prevista em resolução aprovada pelo Senado. O mês foi o escolhido porque acolhe diversas datas específicas voltadas para o meio ambiente como, por exemplo, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional de Educação Ambiental.

O movimento global de cristãos comprometidos com a preservação ambiental chamado Renovar Nosso Mundo aderiu à campanha e está incentivando as igrejas evangélicas a participarem. No site,  há sugestões como estudo bíblico em grupo, plantio de árvores, culto com programação temática sobre o meio ambiente e adesão a alguns desafios, como a semana sem lixo. “Todo cristão e toda igreja, por vocação bíblica, devem estar engajados nessa questão, pessoal e coletivamente”, diz o Pr. Timóteo Carriker, teólogo e membro do Renovar Nosso Mundo.

Diante de tanta destruição ambiental, dentro e fora do Brasil, o Renovar Nosso Mundo encoraja as comunidades cristãs de todo o mundo que reconheçam e ensinem o valor inerente que todas as criaturas têm para Deus. “Dessa forma, fomentem a compaixão, a defesa e o cuidado para com a natureza”. Isso acontecerá se, verdadeiramente, os cristãos assumirem um estilo de vida inspirado pela visão bíblica do que nos aguarda no futuro: um reino onde prevalecerá a justiça, a paz e a partilha.

Algumas denominações já possuem um histórico de envolvimento com o meio ambiente, como é caso da Igreja Metodista que, em 2019, desenvolveu a campanha “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente”. Houve também o lançamento da cartilha “Ser cristão é ser sustentável”. Nela, há sugestões de ações práticas, com base bíblica e teológica, a respeito da necessidade das igrejas cuidarem do ambiente onde estão inseridas.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se