28.3 C
Vitória
terça-feira, 16 abril 2024

Meio ambiente: reflexão, ação e testemunho para a igreja

Comunhão-Sustentabilidade
A demanda por embalagens de produtos ecológicos e sustentáveis permaneceu notavelmente estável ao longo das mudanças sociais. Foto: Reprodução

Cuidar do meio ambiente é uma demonstração de amor a Deus e sua criação. Esse deve ser o papel incansável da igreja de Cristo

Por Priscilla Cerqueira

Nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 05, é um momento em que a sociedade se dedica a refletir sobre a importância da natureza e promover ações de cuidado e conservação da biodiversidade. É também uma oportunidade para a igreja cristã se sensibilizar e cumprir um mandamento bíblico quando ao cuidado com a criação de Deus.

Desde a criação, Deus estabeleceu seu propósito para com a vida, sobretudo o cuidado com a preservação da natureza e da nossa própria existência. Como parte dessa criação, a raça humana tem se tornado a principal predadora do meio ambiente.

O papel da igreja

Uma reflexão sobre o papel da igreja diante desse fenômeno. “Se não conseguimos diminuir a quantidade de copos jogados fora em nossos cultos aos domingos, como poderemos gerar uma consciência na sociedade de preservação do meio ambiente? Precisamos urgentemente colocar em nossas agendas o cuidado com o meio ambiente e tudo que envolve a sua preservação”, argumenta o pastor Georg Emmerich, da Igreja Metodista Central em Natal/RN.

- Continua após a publicidade -

Com um pouco de criatividade, é possível desenvolver ações que podem fazer toda a diferença nas comunidades de fé. “Podemos também direcionar estudos e dinâmicas sobre o consumo consciente. Outro desafio é educar a sociedade a não jogar lixo nas galerias, pois quando vem a chuva causa desastre e alagamentos provocados por lixo nas tubulações”, explica.

Demonstração de amor a Deus

Cuidar do meio ambiente é uma demonstração de amor a Deus e sua criação. Esse deve ser o papel incansável da igreja de Cristo.

“Para isso, precisamos transformar nossos discursos retóricos em prática, zelo e cuidado com as coisas que Deus nos deixou para toda a vida e isso inclui os recursos naturais do nosso meio ambiente. Devemos resgatar o sentimento de compaixão e amor e ao mesmo tempo indignação por cada árvore cortada, desmatamentos e sinais de morte. E implementar ações que envolvam a igreja no cuidado e preservação do meio ambiente”, concluiu.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -