O programa idealizado pelo ucraniano Rostyslav Semikov une a Palavra ao treinamento médico, visando a ajuda humanitária
Por Patricia Scott
Um programa que combina treinamento médico com a exposição ao Evangelho está revitalizando o sistema de saúde na Ucrânia, graças à iniciativa do médico Rostyslav Semikov. Em 2016, ele fundou a “Peace and Development Foundation” com o objetivo de enviar profissionais de saúde ucranianos para os EUA para treinamentos de duas a três semanas.
Desde a criação da organização em Kiev, Semikov conseguiu expandir sua atuação, estabelecendo uma filial em Houston, Texas, em 2021. Assim, o programa do médico ucraniano já beneficiou 82 profissionais de saúde ucranianos, que foram treinados em instituições renomadas dos EUA, como a Johns Hopkins.
Além do treinamento técnico, os participantes têm a oportunidade de interagir com profissionais cristãos. “Durante os finais de semana, os levamos à igreja, e durante a semana, organizamos encontros com profissionais cristãos que compartilham sua fé”, explicou Semikov.
Uma grande inspiração para Semikov foi o pediatra Ronald Hoekstra, que levou diversas equipes médicas ucranianas aos EUA para treinamento, sempre enfatizando a importância de honrar a Deus através da medicina. “Ele ajudou a transformar o atendimento neonatal na Ucrânia, e eu quis seguir uma abordagem semelhante”, afirmou Semikov.
Apesar dos avanços do programa, a guerra entre Rússia e Ucrânia, que começou em 2022, trouxe desafios significativos. Semikov perdeu um investimento de US$ 15 milhões em sua empresa, Audubon Bioscience, logo após o início do conflito. No entanto, ele conseguiu arrecadar US$ 200 mil para continuar oferecendo ajuda humanitária e expandir o programa de treinamento médico.
“Ele [o programa] se expandiu significativamente”, concluiu Semikov, destacando o impacto positivo que o treinamento médico e a fé cristã podem ter na transformação da saúde na Ucrânia, mesmo em tempos de guerra. Com informações The Christian Post