21.6 C
Vitória
quarta-feira, 8 dezembro 2021

O amor que desafia o covid-19

Uma pediatra de Taiobeiras, Norte de MG, está cuidando de seus pacientes em casa para evitar Covid-19. “Ajudar o próximo é o que podemos fazer”, afirma

Em Taiobeiras, interior de Minas Gerais, uma médica pediatra resolveu tomar uma atitude que comoveu a cidade. Ela adaptou a sala de sua casa com oxigênio e bombas de infusão para medicar pacientes com doença rara. E, com isso, protegê-los do risco de contaminação pelo coronavírus no hospital, onde eles eram atendidos.

A médica é a pediatra Márcia Novais, que mora na cidade de Taiobeiras, no norte do estado. Os jovens Talyssom, de 8 anos, e Vanessa, de 15, foram diagnosticados desde os dois anos de vida com uma doença hereditária chamada mucopolissacaridose, que compromete ossos, articulações, vias respiratórias e sistema cardiovascular.

Eles moram em Berizal. Uma vez por semana precisam percorrer cerca de 67 km para fazer a reposição de enzimas no Hospital Santo Antônio, em Taiobeiras.

Solidariedade

Por conta da pandemia do coronavírus, Márcia Novaes decidiu fazer a infusão do medicamento em casa para preservar a saúde dos pacientes. Ela conta com a ajuda do enfermeiro Alex Ferreira. Tudo é feito no dia de folga de plantão. Há dois meses que os pacientes são atendidos na casa da médica.

“Eu pensei, eu moro sozinha, minha casa é grande e aí resolvi pedir autorização na unidade para trazê-los. É muito gratificante poder ajuda. E até o fim da pandemia, eles vão tomar a medicação aqui. Ajudar o próximo é o que podemos fazer nesse momento tão difícil”, disse Márcia.

A médica relata que o atendimento na casa dela tem deixado os jovens mais felizes. “Faz sete anos que acompanho os dois e nunca tinha visto a Vanessa sorrir. Vi aqui em casa pela primeira vez. O ambiente é acolhedor e eles têm mais privacidade. Na minha sala, tem uma tela grande de TV e eles estão maravilhados com os desenhos e as músicas”, contou.

*Com informações de Taiobeiras em foco

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se