23 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

MEC prevê 108 escolas militares até 2023

Mais lidas

São Paulo centraliza rastreamento de casos de coronavírus

Nova estratégia de monitoramento teve início na segunda-feira

Sancionada lei que prioriza testes para profissionais essenciais

Esses trabalhadores deverão ser tratados e orientados. Saiba mais!

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais!

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais!

Militares da reserva deverão atuar como tutores nas novas unidades; iniciativa também envolve mais creches e acesso à internet

Brasília – O Ministério da Educação pretende implantar até 2023 108 escolas militares no Brasil. A idéia é que, a cada ano haja 27 novas unidades do modelo, uma em cada estado.

Chamadas de escola civico-militares o modelo prevê a atuação de equipe de militares da reserva no papel de tutores, diferente das escolas militares, que são totalmente geridas pelo exército.

“O pressuposto é que sejam em locais carentes para não aumentar a desigualde”, disse o secretário de educação básica do MEC, Jânio Macedo. O projeto prevê um gasto de R$ 40 milhões por ano. Também haverá apoio para qualificação de unidades que já integram a modalidade.

Das atuais 203 escolas de gestão compartilhada com militares, o MEC vai ajudar n112 até 2023. As novas unidades serão criadas por adesão dos estados. O objetivo é promover parcerias com a PM, bombeiros e exército. Escolas militares ganharam evidência nos últimos anos por conta dos indicadores educacionais positivos e por atacarem o problema da indisciplina.

Educação Básica

Na última quinta (11) o Ministério da Educação lançou uma “carta-compromisso” com objetivos para a educação básica até 2022, além de estabelecer uma meta-geral para os próximos 12 anos.

O “Compromisso Nacional pela Educação Básica” deverá ser usado como um plano estratégico para as políticas da pasta.

Entre os pontos abordados no texto, está a construção de 4,9 mil creches até 2022, ampliação da carga horária de escolas públicas para diminuir a evasão escolar, acesso à internet em escolas rurais e formação de professores da educação básica por meio do ensino a distância.

“O Brasil tá cheio de boas iniciativas e é um país com muitos recursos. […] A gente não tem alternativa a não ser avançar”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Entre as prioridades apresentadas no texto, também está a meta de tornar o país referência em educação básica na América Latina até 2030. O foco do governo será investir para que as crianças tenham melhor qualidade de ensino nas séries iniciais.

*Com informações do MEC e Folha Uol


Leia mais

MEC: foco na alfabetização e em escolas militares
MEC anuncia reforma na formação de professores

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Plugue-se

Bíblia em áudio com inteligência artificial por aplicativo

Como outros aplicativos de meditação populares, o aplicativo Soultime, quando aberto, reproduz sons da natureza, como vento e canto dos pássaros.

Foi só um susto! Samuel, da dupla Daniel e Samuel se recupera bem

Samuel, que sofreu um infarto nesta segunda-feira, 7, segue internado na UTI de um hospital de Anápolis (GO) para monitoramento médico

“Cristo em você”: Como a mudança de Deus vive através de milagres

 Filme até destaca como Deus trabalha nas nações europeias seculares.

Ator TC Stallings relata como conheceu Jesus em documentário

O filme vem após TC Stallings perder sua mãe e avó neste ano. Ele dedicou o documentário à sua mãe que morreu em 15...