21.8 C
Vitória
quarta-feira, 27 maio, 2020

Mato Grosso do Sul é o estado com menos casos e mortes de covid-19

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Mortes por covid-19 passam de 350 mil em todo o mundo

Os Estados Unidos permanecem isolados em primeiro lugar, próximo da marca de 100 mil mortes, com exatos 99.123 falecimentos

Dicas para manter o intestino saudável e evitar doenças

Para evitar esse e outros problemas intestinais é fundamental manter um estilo de vida saudável, evitando o consumo de determinados alimentos e acrescentando alguns ingredientes no dia a dia

Toffoli tem resultado negativo em novo exame para coronavírus

Toffoli fará novos exames para descartar 1 falso negativo. Ele foi internado no sábado (23) para realizar uma cirurgia de drenagem de abscesso

Empresários de mais de 100 festivais de música do país assinam manifesto

Grupo se mobiliza para abrir rodas de discussões em busca de saídas e acompanhar a tramitação da Lei de Emergência Cultural no Congresso

Planejamento e ações coordenadas são os principais motivos que fazem Mato Grosso do Sul conseguir frear o avanço da Covid-19

Por Priscilla Cerqueira

Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro com o menor número de casos registrados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e a menor incidência por 100 mil habitantes do País. Mas já é possível perceber um aumento exponencial no número de casos esta semana em comparação com os dados apresentados nos sete dias anteriores.

Do dia 4 ao dia 10 de maio, período referente aos sete dias da semana passada (segunda a domingo) foram registrados 90 casos novos da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. De segunda a quinta-feira deste semana (entre os dias 11 e 14) foram registrados os mesmos 90 casos, só que em quatro dias.

O avanço da doença quase dobrou a média diária de casos em uma semana: passou de 12,8 para 22,5 casos novos por dia.

Nesta semana também houve um número maior de mortes. Enquanto nos sete dias anteriores apenas uma pessoa veio a óbito por causa do novo coronavírus, entre segunda e quinta-feira já foram duas mortes.

Transmissão

Para o médico infectologista, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Julio Croda, isso indica que o Estado começou a “respeitar” a velocidade de transmissão do vírus como em outras unidades da federação.

“Dobrou o número de casos por dia no Estado. Essa semana quase todo dia foram 20 casos, e a tendência é ter mais de 20 para a próxima semana. Agora a velocidade está parecida com outros estados do País e deve duplicar na próxima semana. Se for seguir isso, vai chegar a 40 casos novos por dia no Estado”, avaliou.

Ações coordenadas

Planejamento e ações coordenadas são os principais motivos que fazem Mato Grosso do Sul conseguir frear o avanço da Covid-19 e ter o menor número de casos e mortes pela doença de todo o Brasil. A avaliação é do governador Reinaldo Azambuja, entrevistado na noite de segunda-feira (11) pelo programa Pingo nos Is, da Jovem Pan.

A coordenação das ações foi feita por meio do Centro de Operações Especiais contra o Coronavírus e contou com a participação de todas as secretarias estaduais. “Eu acho que [o nosso desempenho no combate ao novo coronavírus] foi muito do planejamento. Dia 31 de janeiro montamos o Centro de Operações Especiais, divididas as responsabilidades por todas as secretarias: Saúde, Segurança Pública, Educação, Assistência Social.

E planejamos algumas ações importantes, algumas paralisações, paralisação de aulas, de algumas atividades, mantivemos alguns serviços essenciais, criamos o teletrabalho para o servidor, baixamos praticamente 70 aplicativos do governo do Estado para evitar a vinda das pessoas nas repartições públicas e conversamos com os 79 municípios, prefeitos, lideranças municipais, para coordenar as ações dentro desse Centro de Operações Especiais”, explicou Reinaldo Azambuja.

Entre as medidas destacadas pelo governador Reinaldo Azambuja no combate à proliferação do vírus estão a implantação das 17 barreiras sanitárias nas divisas com outros estados e fronteiras e a implantação do sistema drive thru com hora marcada para exames. Ele também lembrou das medidas para ajudar as famílias com dificuldade financeira durante a pandemia, como a entrega de alimentos e a proibição de corte de água.

Reinaldo Azambuja reafirmou ainda que a prioridade do governo é salvar vidas e disse que, após a pandemia, será o momento de o Brasil repensar a dependência da importação de equipamentos médicos e o uso do teletrabalho.

*Com informações do Governo do estado de Mato Grosso do Sul

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Fé e ciência em tempos de pandemia

Cientistas cristãos respondem questões de fé e ciência em tempos de pandemia. Uma mini Conferência online será realizada entre os dias 26 a 28 de maio sobre o assunto

Festival “VillaMix Em Casa Gospel”

O festival “VillaMix Em Casa Gospel” será dia 30 de maio, com transmissões no YouTube e Facebook. Ana Paula Valadão estão entre as atrações

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Como Jesus nos ensinou a tratar a depressão?

Pensar demasiadamente no futuro não resolve os problemas, pois “o futuro a Deus pertence”. O segredo seria viver com paz e tranquilidade, um dia após o outro.

Em breve, primeiro single de Kemuel Worship Filhos: Lado B

“Algo Novo”, com participação especial de Lukas Agustinho, é o primeiro single do novo projeto de Kemuel 

Daniel Júnior canta “Deus cuida de mim”

Gerado em momento de dor, novo single de Daniel Junior está disponível nas plataformas de streaming, Ouça a canção!

Após saída do Ministério Zoe, Thamires Garcia em nova fase

Thamires Garcia anunciou sua saída do Ministério Zoe em janeiro para seguir carreira solo