22.6 C
Vitória
terça-feira, 9 março 2021

Marcos Eberlin e médico experiente questionam: “Será mesmo que a cloroquina é tóxica demais?”

Em videoconferência, cientista e médico, que já administrou a cloroquina durante vários anos, questionam sobre os interesses políticos por trás da pandemia

Por Cris Beloni

Recentemente, o cientista brasileiro Marcos Eberlin, que é pesquisador e coordenador do Discovery Mackenzie, com o apoio de outros 30 cientistas influentes, publicou uma carta aberta para o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, em defesa do uso da hidroxicloroquina para todos os pacientes com coronavírus. O texto esclarece que as vantagens superam os riscos e que não é hora de buscar “consenso científico”.

Em videoconferência com o médico Euclécio Bragança (CRM 43.988/SP), que tem mais de 40 anos de experiência e atuou na região da Amazônia, ministrando a cloroquina a centenas de pacientes infectados por malária, os dois esclarecem que o medicamento é eficaz na cura contra o Covid-19. Durante a conversa houve alguns questionamentos.

Por que será que o Dr. David Uip não quer assumir que usou a cloroquina?

O que pode estar por trás disso? “Quando ele diz que é um assunto pessoal, devemos lembrar que não se trata do Dr. Uip como pessoa, mas de um homem público e que cuida da saúde pública. É dever do médico compartilhar todo o conhecimento que tem para o bem de todos”, lembrou Bragança.

“Estamos falando de um ‘campo de batalha’ e de uma necessidade urgente. Por que ele não pode compartilhar? Não teria implicações políticas para agradar a um e desagradar a outro?”, perguntou e sublinhou que é hora de agradar a todos os brasileiros que estão precisando de uma palavra firme de um médico do porte dele.

Será que a cloroquina é realmente tóxica demais?

O coordenador do Centro de Contingência para o novo coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip, chegou a afirmar que a cloroquina “tem efeitos adversos, cardíacos, hepáticos e visuais e que deve ser usada com critério e com observação do médico que prescreveu”.

A questão é que, ao que tudo indica, ao ser infectado pelo Covid-19, o infectologista fez uso do medicamento e foi curado. Ao ser questionado sobre isso, disse que quer ser respeitado em seu “direito de não revelar o seu tratamento”. Ele ainda foi além, dizendo que teve a “privacidade invadida”, ao se referir ao ‘vazamento’ das informações de dentro de sua própria clínica.

O presidente Bolsonaro vem alertando sobre as “questões políticas” que estão por trás dessa pandemia e continua defendendo o uso da cloroquina a todos os pacientes infectados pelo coronavírus.

Durante a videoconferência com Marcos Eberlin, o Dr. Bragança reforçou sobre os benefícios da hidroxicloroquina no que ele chama de “frente de batalha” contra a Covid-19. “Sou médico há 45 anos e trabalhei 7 anos na Amazônia, cuidando da doença tropical mais comum naquela região que é a malária. Naquela época eu usava a cloroquina. Agora ouvindo sobre essas notícias de toxicidade e efeitos colaterais, achei até engraçado. A gente não via esses efeitos lá”, relatou.

Experiência comprovada

“No caso da Covid-19, o uso da cloriquina é administrado pelo curto período de 5 dias. A minha experiência é de administrar esse medicamento, principalmente na forma endovenosa, mas também oral. Ali no sul do Pará, era muito comum a gente usar a cloroquina. De fato, não há esse risco para o uso agudo”, esclareceu.

O médico também compartilhou sobre o caso de seu irmão, que contraiu malária por 15 vezes. “Administrei a cloroquina nele, todas as vezes, e tenho outras centenas de casos, mas nunca vi essa questão de arritmia”, assegurou.

“Descartar um tratamento com baixo risco e com potencial para salvar muitas vidas, mesmo que possa até não funcionar, é uma atitude moralmente inadmissível e até cruel. Estão ignorando as evidências que já temos em nome de muitas evidências que até poderão surgir, porém, tarde demais; quem sabe depois da morte de muitos”, lamentou Eberlin.

“Agir assim é se negar a desviar o Titanic, enquanto se espera um consenso sobre se a mancha no radar é mesmo um iceberg à frente”, conclui.

Veja o vídeo

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Amor não causa medo – combate a violência contra a mulher

Lançado neste domingo, 7, campanha do Governo Federal e Conselho Nacional de Justiça combate à violência contra a mulher. Saiba mais!

Elas tem a força! As mulheres mais ricas do Brasil

Elas também comandam o mercado financeiro no Brasil! Segundo a Forbes, dentre os 238 bilionários brasileiros, 46 são mulheres. Saiba mais!

A missionária que transformou a vida de 6 mil jovens no Rio

Tia Ilma, como a missionária é conhecida na comunidade Costa Barros, zona norte do Rio criou o projeto Recriando Raízes para transformar a vida de jovens

Homenagem as mulheres: “Menina”, com Leidy Murilho e Duo Franco

De composição da dupla Duo Franco, "Menina" traz uma mensagem positiva de autoestima para a mulher

A conquista mais importante para o Dia da Mulher em 2021

O dia 8 de março foi oficializado pela ONU como Dia Internacional da Mulher em 1975, mas ainda há muito por que lutar Por Lídice...

Elas pelo mundo: protagonismo das mulheres em missões

Projeto da Junta de Missões Mundiais, da Convenção Batista Brasileira traz um despertamento e mobiliza as mulheres das igrejas na obra missionária.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record