30 C
Vitória
segunda-feira, 25 janeiro 2021

Maranata: Uma história de amor e cuidado

Uma das denominações que mais crescem no Brasil,  Igreja Cristã Maranata chega aos 52 anos consolidando  sua marca registrada: evangelizar e transformar pessoas

Uma gigante na pregação do evangelho! Uma semente que foi plantada em outubro de 1968, em Vila Velha (ES), que se tornou uma das que mais cresce no Brasil e no mundo. Em 52 anos de história, celebrado esse ano, a Igreja Cristã Maranata conta com 15 mil templos espalhados por 170 países de todos os continentes e mais de três milhões de membros no mundo.

A igreja nasceu a partir do avivamento do Espírito Santo, no seio da comunidade evangélica, um acontecimento que, para a igreja estava no plano profético de Deus, previsto para o tempo presente, como descreve Joel 2:28.

“E há de ser que nos últimos dias derramarei o meu Espírito sobre toda a carne.
E vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões”.

Carrega no nome a expressão “O Rei vem”, significado da palavra Maranata e propaga mensagens de evangelismo e trabalhos sociais (1º Coríntios 16:22). Amadeu Loureiro Lopes é testemunha do trabalho evangelístico da ICM. Viu a denominação crescer e se expandir numa rápida proporção.

Pastor há 45 anos da igreja, ele avalia as mudanças pelas quais a instituição passou nesse tempo. “Foram momentos de aperfeiçoamento no entendimento da doutrina bíblica, e a experiência das três doutrinas básicas: o sangue de Jesus, Palavra e igreja como corpo”.

Cuidado com os membros

O ano de 2020 foi marcado como um dos piores momentos da humanidade, provocado pela pandemia de covid-19 e por isso desafiador. As igrejas precisaram se reinventar para dar assistência a seus membros.

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, ainda em fevereiro, antes do primeiro caso de covid-19 ser registrado no país, a Igreja Maranata suspendeu todos os eventos realizados nos mais de 60 Maanains da denominação. Locais onde são realizados encontros a cada quinze dias para o estudo da Palavra. Além disso, a duração dos cultos foi reduzida.

Culto especial dos 52 anos da Igreja Maranata, transmitido pela Youtube, que aconteceu em outubro e teve participação do presidente da igreja, Gedelti Gueiros

“Em fevereiro percebemos a gravidade da situação global e tomamos providências antes das decisões das autoridades sanitárias brasileiras. Em março, os cultos e reuniões presenciais foram suspensos. Uma das nossas prioridades é a preservação do bem-estar dos membros”, explicou o pastor Luis Eugênio R. Santos, secretário executivo da ICM.

As decisões foram pautadas em reuniões com os órgãos governamentais, o conselho da igreja e grupo de estudo Ciência e fé, que reúne mais de 300 médicos e pesquisadores de todas as áreas, onde foi fornecida as orientações, com base nos dados governamentais.

“Sempre orientamos nosso povo através dos meios de comunicação internos, com a Rádio Maanaim e TV Web”, reforça o pastor Amadeu, que também é um dos médicos da denominação, que destaca também a importância da ciência no momento em que o mundo clama por cura. “Não invalidamos a fé, mas a nossa esperança maior é a vacina”.

Na pandemia foram implantados vários serviços como assistência ao membro da igreja (Veja box abaixo) como forma “de proporcionar uma palavra de conforto e para orar pelos necessitados”, informa Josias. E quando os cultos presenciais retornaram em setembro, teve restrições.

“Recomendamos o distanciamento social, a utilização do álcool em gel, medição de temperatura das pessoas, entre outras medidas. Ainda assim, os pastores foram autorizados a suspenderem os cultos, caso fosse observadas quaisquer situações que pudessem resultar em contaminação no grupo”, explicou Josias.

Igreja atuante e relevante

Mesmo diante dos desafios, a igreja não interrompeu a rotina de fé de seus membros. “Mantivemos toda a forma do culto, além de reuniões com lideranças, jovens e crianças, mas intensificamos isso pela TV e pelas redes sociais”, acrescentou Josias.

“Deus permitiu passarmos por este momento, mas nos forneceu todos os recursos necessários para que pudéssemos continuar sendo ‘Corpo de Cristo’, nas nossas ações e extremo cuidado com membro da Instituição” – Pastor Josias Rocha Júnior

Em julho desse ano, o respeitado Barna Group (Califórnia, EUA), apontou, em uma pesquisa, que um terço dos cristãos parou de assistir cultos online ao longo da pandemia. Porém essa realidade não se refletiu no ambiente da Igreja Cristã Maranata, que durante todo o período da pandemia transmitiu seus cultos pela internet, revezando entre os pastores do Brasil e de outros países, trazendo uma palavra edificante. E além disso, as chamadas cartas pastorais, que são cartas dos pastores direcionadas a seus rebanhos.

“A nossa experiência com os cultos na internet tem tido aceitação cada vez maior, além de estamos transmitindo para todos os países onde tem templos. Membros de outras igrejas tem visto nossos programas, como o ‘Evangelho Eterno’, que é transmitido em TV aberta. Creio que depois da pandemia, no nosso caso, nada vai mudar porque mantivemos os cultos na TV e nas plataformas”, disse Amadeu.

Pastor Josias também argumenta que o culto é uma necessidade do crente, pois ele vai a igreja para obter o alimento para a alma. “A partir do momento em que o servo de Deus encontra uma experiência real de comunhão com o Espírito Santo e todos os demais benefícios decorrentes desta experiência, o próprio membro deseja o culto. Essa sempre foi nossa experiência.


Programa Evangelho Eterno
• Transmitido pela REDE TV

Sábado: 8h e Domingo: 14h (20.883.679 telespectadores impactados de março a novembro)
• Rede Brasil
Domingo: 14h (300 mil pessoas impactadas mês)
• TV Capixaba
Sábado: 9h

No exterior
• TBN Rússia: 2,4 a 4,5 milhões de lares
• NBN Ucrânia: 500 a 900 lares impactados
• TV Shalom Israel: 300 a 440 mil lares
• EUA: várias TVs públicas
Obs: Transmitido também em diversas Rádios no Brasil e rádio BAND NEWS FM e SIM FM no ES


Cada participante recebe uma palavra da parte do Senhor para a sua vida e ainda pode ter uma assistência pessoal e receber uma oração”. Pautada na Palavra de Deus, a ICM se destaca por sua atuação e relevância, por dirigir suas atividades em benefício dos seus membros, além da evangelização. Pastor Josias conta que nos últimos 12 anos a igreja investiu numa central de comunicação, para que fosse usada como ferramenta para assistir o povo do Brasil e do exterior.

“Essa foi uma das maiores bênçãos que recebemos do Senhor, que nos direcionou para implantação dessa central. Antes utilizada para a transmissão de conteúdo via satélite para as igrejas e Maanains, para compartilhar a doutrina da ICM com rapidez, a estrutura foi redirecionada para a postagem e transmissão diária, no canal da ICM no Youtube, de cultos, aulas para crianças e adolescentes e até mesmo material para pessoas especiais ou com quaisquer limitações”, explica.

Então foi implantado um programa de TV – Anunciando o Evangelho Eterno – que passou a atender não somente aos membros da denominação, mas também foi uma ferramenta de evangelização. “Com estúdios de gravação, equipamentos e pessoal técnico especializado, o setor entrou em um ritmo de produção diário para atender à nova demanda”, contou Josias.

“A essência da ICM e como ela se posiciona é a doutrina bíblica, e isto não foi e nem será deixado pela igreja fiel de Jesus” Pastor Sérgio Souza

Ao longo da pandemia, a igreja cresceu em alcance e em tamanho. “Entendemos que Deus permitiu passarmos por este momento, mas nos forneceu todos os recursos necessários para que pudéssemos continuar sendo ‘Corpo de Cristo’, nas nossas ações e extremo cuidado com cada membro da Instituição”.

Semear o evangelho e transformar

Além de cuidar e zelar por seus membros, a ICM valoriza a família como instituição estabelecida, e foca suas ações em projetos sociais voltados à sociedade como um todo.
“No campo social nosso alvo é: família, criança e o idoso. Temos a assistência social que cada igreja presta a seus membros carentes. E em nível nacional o trabalho desenvolvido na Amazônia”, mostra o pastor Amadeu.

A sociedade evoluiu de forma frenética, e passou por diversas transformações nesses 52 anos da igreja. “Uma delas foi a tecnologia, onde nós conseguimos ter um alcance muito maior do objetivo principal, que é pregar o evangelho”, explica pastor Sérgio Souza.
Nesse tempo, houve também muitas mudanças na sociedade como abandono, corrupção, falta de respeito, que envolvem valores familiares e morais em confronto com a Bíblia, “que jamais serão aceitas pela igreja, pois a essência da ICM e como ela se posiciona é a doutrina bíblica. E isto não foi e nem será deixado pela igreja fiel de Jesus”, acrescentou.

É justamente a escritura sagrada a regra de fé e de prática, que, por mais que haja tentativas de flexibilizar valores atribuídos a má interpretação da Palavra de Deus, a Igreja acredita e reforça o padrão bíblico como conduta de vida.

Atualizá-la jamais!

“A Bíblia venceu vários processos, primeiro, a tentativa de destruir o cânon cristão com a morte da igreja no primeiro século, segundo, escondendo a palavra nos mosteiros e conventos, sendo libertada pela reforma, e hoje, que é a secularização da palavra. Nesse caso só há uma solução: a revelação do Espírito que muitos perderam”, pondera Amadeu.

Esse é o grande objetivo da Igreja Maranata. Desde o início de sua fundação, são milhares de vidas alcançadas e transformadas pela Bíblia. Cada palavra dita, pregada, cada louvor entoado, falam da obra redentora de Jesus, que tem como premissa a volta de Cristo. Mensagem que tem sido reforçada por todos os cantos do mundo, onde a denominação se faz presente.

“Creio que depois da pandemia, no nosso caso nada vai mudar porque mantivemos os cultos na TV e nas plataformas “
pastor Amadeu Loureiro

Como uma das igrejas que mais crescem no Brasil e no mundo – sendo a terceira maior pentecostal do país – para o pastor Amadeu, membro da igreja há 49 anos, a explicação para o crescimento da igreja é que “nós retornamos à Palavra, no sentido de que ela pudesse ser vivida. Ou seja, nós aprendemos a Palavra da vida e a palavra Viva”.

Para a igreja, que prega a grande evangelização e que está chegando o tempo da volta de Jesus, os acontecimentos que estamos vivendo revelam que estamos bem próximos. “Essa tem que ser a mensagem da última igreja: Maranata, Jesus vem! E deve ser pregada por todos que creem na Bíblia”, afirma.

E como crentes, convertidos pelo evangelho de Cristo, vivendo nos propósitos de Deus, esses tempos difíceis que estamos vivendo, o principal alerta que a igreja faz é: “Jesus está as portas de voltar, basta olhar para a Bíblia e entender o momento profético que vivemos com esses acontecimentos”, diz Amadeu.


ICM MAIS PERTO

Durante a pandemia a ICM implantou alguns serviços como assistência total ao membro:

• Serviço 0800 707-3076 (Oração)
• Cultos diários pelo YouTube às 20h
• Rádio Maanaim 24 horas (www.radiomaanaim.com.br)

Facebook | Instagram | Youtube


 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Lição de vida! Quando o exemplo vem do pai

Na Austrália, um pastor que foi diagnosticado com câncer, resolveu dá uma lição de vida à filha de 5 anos e a comunidade da igreja que pastoreia, para mostrar o que é ter uma vida com propósito.

Seria a Bíblia atual?

De fato, propor uma ética bíblica não é tarefa fácil, mas a Bíblia continua válida hoje como o foi no passado.

Disciplinas espirituais em tempos de pandemia!

Mesmo em meio a dúvidas e preocupações com a pandemia do coronavírus, uma certeza permanece: nosso Deus continua trabalhando! Disciplinas espirituais são importantes o tempo...

EUA: Suprema corte vai ouvir estudante que foi censurado por pregar

O estudante cristão, Chike Uzuegbunam entrou com uma ação no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Atlanta contra a faculdade por ter sido impedido de compartilhar a fé na faculdade. Saiba mais!

Jayana Moreira canta “Anjos e Arcanjos”

Canção é o segundo trabalho da cantora pela MK Music

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.