26.6 C
Vitória
terça-feira, 30 novembro 2021

Maranata: um 2020 marcado pela inovação digital

Mais um ano sendo zelosa com os seus, agindo pelo próximo, transmitindo a pregação do evangelho e reforçando a volta de Jesus

A igreja precisa ir até as pessoas, pregar o evangelho, seguir o exemplo de Cristo, estar disponível para ajudar aos necessitados, socorrendo-os na necessidade, cumprindo o papel social que lhe compete.

Em um ano de pandemia, nunca se precisou tanto da igreja como agora! A Igreja Cristã Maranata mostrou-se relevante com suas ações e projetos realizadas de janeiro a dezembro.

Através de seus 15 mil templos espalhados por 170 países de todos os continentes do mundo e mais de três milhões de membros, obreiros, diáconos e pastores se uniram para revelar que o Senhor Jesus está vivo, manifestar a presença real de Cristo no meio da Igreja, declarar seu amor para com o outro, em um esforço conjunto de ações, demonstrando cuidado e solidariedade.

No ano em que completou seus 52 anos de história, pode-se destacar o empenho da igreja para fazer a diferença em todos os campos.

Família

Antes de a pandemia chegar e mudar o mundo, a ICM promoveu um encontro entre pais e filhos do Brasil e do exterior, no Maanaim de Domingos Martins (ES). Foi a nova edição do seminário Unidos em Família, que reuniu representantes de 20 estados brasileiros para um tempo de renovo espiritual e aprendizado.

Crianças e adolescentes aguardam na fila da tirolesa uma das atividades de lazer

“Há uma necessidade de trabalhar com as famílias, pois vemos hoje essa instituição divina sendo atacada por todos os lados. As famílias estão muito desagregadas, então há um espaço maior para os pais interagirem com os filhos”, destacou o coordenador do seminário pastor Luiz Eugênio.

Chuva, e o socorro da igreja

No início do ano o Brasil presenciou a tragédia na região sudeste com as fortes chuvas, que devastaram, principalmente os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Foram centenas de mortos e milhares de desabrigados.

Além de perderem seus parentes e amigos, muitos tiveram que recomeçar com a ajuda do governo, das igrejas e das instituições sociais, pois a enchente levou tudo o que tinham.

Os dois primeiros meses do ano foram angustiantes para milhares de brasileiros. Membros, pastores e diáconos da Igreja Cristã Maranata entraram em ação, doando seu tempo, amor e cuidado às vítimas da enchente.

Como socorro imediato para atender à população, um plano de emergência foi elaborado pelo presbitério da ICM e um mutirão de limpeza foi feito nas casas atingidas pela lama. Muitas pessoas foram beneficiadas com doações e ajuda emergencial.

“Ficamos felizes pela chance de ajudar a todos e por tudo quanto Deus nos permitiu fazer pelo próximo”, declarou o pastor Marco Antônio Bahiense, um dos colaboradores da equipe da igreja, que ajudou as vítimas em Iconha, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas do ES.

Ações na pandemia

O ano foi marcado por mortes sem precedentes no mundo inteiro. No Brasil, as pessoas nem tiveram tempo para se recuperar da chuva e enfrentaram a pandemia, causada pelo novo coronavírus. Diante da crise de saúde global, a ICM entrou em ação e não interrompeu a rotina de fé de seus membros.

Caminhão repleto de donativos novos: geladeira, fogões, colchões, guarda-roupa, entre outros, que foi encaminhado pelo presbitério até Governador Valadares (MG)

A igreja aumentou a proximidade dos membros com a Bíblia, usando as redes sociais para orientar e comunicar todas as ações de combate a disseminação do vírus. Além disso, foi montada uma equipe que passou a atuar 24 horas para auxiliar os membros e pastores em relação às medidas adotadas na igreja.

As decisões foram pautadas em reuniões com os órgãos governamentais, o conselho da igreja e grupo de estudo Ciência e Fé, que reúne 300 pesquisadores, com formação acadêmica, e alguns com mestrado, doutorado e pós doutorado, onde foram fornecidas as orientações, com base nos dados governamentais.

Segundo o presidente da igreja, Gedelti Gueiros, a ação avassaladora do vírus transformou a vida das pessoas e a igreja foi fundamental nesse processo. “A igreja fiel deve estar em condições de ajudar a muitos que carecem de uma palavra segura de consolo e esperança nesse tempo”, declara.

A igreja também formou uma equipe de médicos, onde, através do serviço de telemedicina, muitos membros suspeitos ou contaminados por covid-19 foram atendidos.

Rádio Maanaim e TV Web

O ano de 2020 foi diferente na história da Igreja Cristã Maranata. Cercada de cuidados com a pandemia da covid-19, a igreja inaugurou uma série de cultos especiais transmitidos pela internet e pela rádio Maanaim, a segunda mais acessada da América Latina, chegando a mais de três milhões de acessos no perfil da rádio no Facebook.

A transmissão dos cultos ao vivo foi feita em português, inglês e espanhol também pelo canal da igreja no YouTube. Além disso, a programação da TV-WEB Maanaim acontece durante todos os dias da semana.

Também foi implantado o programa “Anunciando o evangelho eterno”, que passou a atender os membros da igreja e para anunciar a mensagem de salvação.

De acordo com pastor Gedelti Gueiros, apesar de todas as dificuldades desafiadoras nesse ano, a experiência de 2020 fica para sempre uma nova maneira de se comunicar por meio das redes sociais e da internet, no aniversário dos 52 anos da Igreja Cristã Maranata do Brasil e do mundo.

Inovação na Música

Por conta do isolamento social, o departamento de música da Igreja Cristã Maranata intensificou o trabalho de produção musical direcionado ao público infanto-juvenil, com gravações em estúdio de louvores que estão inseridos na coletânea de hinos da ICM.

Projeto “Aprendiz Júnior”

Outra ação inovadora foi a implantação de um projeto de animação gráfica, com vídeos dos hinos voltados para o público infanto-juvenil. Os vídeos são utilizados nos cultos online da igreja, e nas aulas direcionadas às crianças, intermediários e adolescentes, inseridas no contexto bíblico abordado nas aulas. Eles também estão disponíveis no canal oficial da ICM, para livre acesso.

Seminário em Libras da ICM

Ao todo, foram realizadas 68 animações, que contam com a inserção de acessibilidade na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O trabalho envolveu a participação de profissionais de neuromedicina, música, pedagogia, educação infantil e pastores, e foi concluído em dezembro.

Instituto Bíblico

Com o intuito de prover educação no ensino das doutrinas bíblicas, o Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata passou por um ano desafiador. Várias ações foram realizadas. Uma delas foi a criação do Boletim Informativo da Escola Bíblica Dominical, com a participação de todas as igrejas do Brasil e do mundo, e conta com a participação do presidente da ICM, pastor Gedelti Gueiros, abordando os tópicos estudados.

No site do Instituto foram disponibilizados os conteúdos doutrinários transmitidos pela Rádio Maanaim e TV Web, como: “Lições do Maanaim” e o “Seminário Internacional”. Além disso, foi inaugurada a livraria virtual com todas as publicações da igreja, coletâneas de louvor e Bíblias.

No tocante a Ciência e Fé, o Instituto se destacou na realização de estudos bíblicos, com assuntos inéditos, que ganharam destaque internacional. Ao longo do ano foram apresentados vários estudos: “A fé sem ruído”, “Fé e vida”, “Fé, o elo perdido”, “Fé e genética”, dentre outros.

“Mais de 20 mil alunos já passaram pelo Instituto Bíblico da ICM. Isso é motivo de alegria pela oportunidade que temos em poder contribuir para o conhecimento da Palavra de Deus. Ou seja, o profundo alcance doutrinário, acumulado nestes últimos 50 anos pelo Presbitério da Igreja Cristã Maranata foi disponibilizado a todos os alunos”, afirma o pastor Fábio Lúcio Soares Gomes, diretor de ensino do Instituto Bíblico da ICM.

Adaptação da igreja pelo mundo

Desde o início de sua fundação, a Igreja Maranata não se abstém em falar do amor de Deus. Cada palavra dita, pregada, cada louvor entoado, falam da obra redentora de Jesus, que tem como premissa a volta de Cristo. Mensagem que tem sido reforçada por todos os cantos do mundo, onde a denominação se faz presente.

Como sendo uma das igrejas que mais crescem no Brasil e no mundo, a ICM firma mais uma vez, sua história de sucesso pelo mundo, marcada por sua característica principal, que é a grande evangelização. Isso não parou! Pelo contrário, se intensificou.

Por meio de sua Missão Internacional, a Igreja possui relações de comunhão e cooperação com denominações no Oriente Médio, Europa Oriental e Ásia Central.

E assim, a ICM mostra o seu compromisso com o Ide, levando as Boas Novas às nações.
A Igreja chega aos seus 52 anos reforçando o que é dito desde sua fundação, acrescentando que o tempo da volta de Jesus está próximo: “Essa tem que ser a mensagem da igreja: ‘Maranata, Jesus vem’!

E deve ser pregada por todos que creem na Bíblia, pois Jesus está às portas de voltar”, afirma Amadeu Loureiro Lopes.

A igreja também precisa se preparar espiritualmente. “É necessário contar com uma igreja fiel. Temos que ter uma vida de maior comunhão com Deus, e estar em vigilância, aguardando o momento do chamado de Cristo. Também, deverá se atentar para os marcadores proféticos tão evidentes em nossos dias, advertindo a todos dessa realidade”, exortou pastor Gedelti.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se