22 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Na passarela do samba, Mangueira ironiza Jesus

Leia também

Aras vai ao STF contra licença para mãe adotiva e biológica

As adotantes terão 120 dias de licença, prorrogáveis por mais 45 dias, se a criança tiver até um ano de idade

Pazuello desvia de perguntas sobre testes que irão vencer

O RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser importante ferramenta de controle da pandemia

Alívio nos preços do arroz no início de 2021, diz Ipea

O governo federal liberou a importação de 400 mil toneladas de fora do Mercosul com isenção da Tarifa Externa Comum (TEC)

Escola de samba da Mangueira apresentou “mães de santo”, gays e mulheres crucificadas. Pastor Henrique Vieira representou Cristo no desfile e diz que “Jesus foi honrado na Sapucaí”

Neste domingo (23), a Estação Primeira de Mangueira apresentou um desfile sobre a vida de Jesus. Além do enredo, intitulado “A Verdade Vos Fará Livre”, alusão ao texto de João 8:32, o grupo levou para a avenida várias pessoas, que interpretaram Cristo.

À frente da agremiação, vinte religiosos de vários grupos trouxeram uma faixa pregando a liberdade religiosa. A faixa trazia os dizeres: “independente de sua fé, o respeito deve prevalecer”. A rainha de bateria da escola, Evelyn Bastos, foi uma das intérpretes de Jesus. O pastor Henrique Vieira esteve na avenida como Cristo em situação de rua.

“A escola mostrou um Jesus Cristo que não é necessariamente um Jesus Cristo loiro e de olhos azuis. É o Jesus negro, amarelo, índio e que tem corpo de mulher. Ou seja, tira o Jesus do altar e coloca ele na avenida Sapucaí, que se tornou um grande altar”, celebrou o pastor.

O desfile

A Comissão de Frente da Mangueira apresentou uma versão contemporânea de Jesus, na qual ele também foi exibido como morador de periferia. No enredo, a escola atacou líderes cristãos, chamados de “profetas da intolerância”. E também alfinetou o presidente Jair Bolsonaro, no trecho “Favela, pega a visão, não tem futuro sem partilha nem messias de arma na mão”.

Uma das compositoras da obra, Manuela Oiticica, disse que a letra não é uma crítica ao presidente. “Não é uma crítica direta a Bolsonaro, mas sim a supostos heróis de nossa história que surgem com soluções fáceis e agem com violência e autoridade, simplificando questões complexas”, afirmou em entrevista ao portal Terra.

mangueira_desfile
Pastor Henrique Vieira durante o desfile da Mangueira. Foto: Twitter

Outro lado

Em entrevista ao UOL, o pastor Henrique Vieira disse que o Filho de Deus foi honrado na Avenida. “Como pastor, ator e discípulo de Jesus, eu vi que Ele foi honrado. Ele é ofendido quando o povo negro é alvo de preconceito, quando uma mulher sofre violência, quando indígena corre de bala, quando o pobre é massacrado. Hoje Jesus foi celebrado com festa, com alegria, com respeito”, disse.

Apesar de ter sido elogiado por muitos representantes da ala artística, alguns evangélicos criticaram a atitude do pastor. No Twitter, ele foi acusado de retratar Jesus em uma “celebração profana” enquanto outros internautas disseram que o religioso “é uma vergonha pro evangelho genuíno de Cristo”.

O pastor Paulo Eduardo, da Primeira Igreja Batista de São Paulo lamentou a interpretação distorcida da Bíblia ao exaltar o personagem Jesus no enredo.

“Foi uma declaração clara de que eles mutilam a mensagem e sobre Jesus. É um uso ideológico, muito infeliz, pra não ser de mal caráter porque é uma traição a própria fala do Senhor Jesus. Há toda uma manipulação da mensagem cristã, tentando colocá-la contra os direitos humanos. É lamentável esse tipo de uso que a Mangueira fez da pessoa de Jesus”, afirmou.

mangueira-Jesus
O calvário de um Jesus com a face de um jovem negro, no desfile da Mangueira. Foto: Fabio Tito/G1

Abaixo-assinado

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, uma associação tradicional católica, divulgou um abaixo-assinado em repúdio a Mangueira em seu site. Na petição, o órgão diz que sente “repulsa por esse samba de 2020. E  que conspurca a figura sagrada de Nosso Senhor Jesus”.

“Nesses últimos anos, não há Carnaval em que a Face Sagrada de Cristo não seja ultrajada, agredida, sempre em nome da ‘liberdade de expressão’”, diz o documento. Veja a nota completa com o abaixo-assinado aqui

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Fé e clamor a Deus na tempestade em Honduras

Em Honduras, uma foto de policiais e evangélicos ajoelhados em clamor à Deus após furacão devastar o país viralisou na internet. Saiba mais!

Terceira idade! Época de colheitas

IBGE aponta que até 2060 haverá no Brasil 73 milhões de idosos. significando um aumento de 160% em apenas quatro décadas. Saiba mais!

Diego Karter “Até o Fim”

Diego Karter inicia nova fase na carreira com o lançamento do single e do clipe “Até o Fim”

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical