Além de empresas e artistas de todo o Brasil, igrejas evangélicas e instituições cristãs estão oferecendo apoio espiritual e ajuda material para Manaus (AM), que vive uma crise sanitária de covid-19
A população de Manaus (AM) está enfrentando dor, medo e incerteza. A capital do Amazonas está passando por um momento crítico por conta da pandemia da Covid-19. Por conta disso, empresas, igrejas e instituições religiosas se comoveram com a situação e resolveram ajudar, tanto no apoio espiritual quanto no material.
A cidade vive uma gravíssima emergência sanitária, decorrente do aumento expressivo dos casos de covid-19, que levaram ao colapso do sistema hospitalar do município. O principal problema é a falta de cilindros de oxigênio para o tratamento dos doentes mais graves, além de outros insumos.
- AM: Aras abertura de inquérito epidemiológico e sanitário sobre colapso
- Manaus, a capital brasileira a beira do colapso
A Igreja Universal do Amazonas mobilizou seus voluntários para oferecer ajuda emergencial à população de Manaus. Os voluntários percorreu as unidades hospitalares da capital para entregar donativos e prestar assistência social e emocional a profissionais da saúde e familiares de pacientes.
Foram doados ítens essenciais para o atendimento médico, como 5 mil pares de luvas cirúrgicas, 3 mil máscaras e mil toucas. Outro auxílio essencial é o transporte, em caminhões e caminhonetes, de cilindros de oxigênio para famílias que não tem meios para realizar a entrega nos hospitais. Cada cilindro de 10m³ pesa 59 kg.
“A realidade está bem crítica. São muitas pessoas precisando de atendimento, do socorro rápido e, realmente, o sistema de saúde daqui colapsou. O que mais estão precisando são luvas cirúrgicas, máscaras, aventais, toucas, propés e água mineral”, explica o Bispo Edson Dieter de Oliveira, responsável pela Universal no Amazonas.
Oração à Porta
A igreja Chama Church, em Manaus, está prestando apoio espiritual para as pessoas. Um grupo da igreja transforma a frente da casa dos moradores em igreja. É o projeto “Oração à Porta”, que funciona desde março. O objetivo é levar uma mensagem de fé, encorajamento e apoio para todos.
“A oração e a adoração são armas poderosas contra a falta de esperança, porque nos conectam a Deus e fortalecem a nossa fé. Em momentos sombrios, precisamos crer no cuidado e na provisão de Deus”, destaca o apóstolo Richard Mattos.
O grupo visita as famílias que ligam para a igreja pedindo oração e ali mesmo da calçada, com segurança, é reservado um momento de oração, louvor e uma palavra bíblica direcionada para ‘alimentar a fé’ daqueles que perderam a esperança.
Após orar na frente da casa da família que solicita, o grupo percorre pelo mesmo bairro com o ‘carro da oração’ louvando e lançando palavras de fé para aqueles que estão dentro de casa. A igreja respeita o limite do volume do som que é permitido por lei e não demora, para não incomodar os vizinhos.
Adra reforça atendimento em Manaus
A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) distribuiu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros insumos descartáveis entre as unidades de saúde de Manaus. Como resposta emergencial, a Agência está coordenando a compra e transporte de oxigênio até a capital amazonense.
“A necessidade de oxigênio é urgente, mas a logística é demorada. Não podemos simplesmente ficar à espera. Enquanto a equipe nacional está cuidando dos procedimentos para a doação de oxigênio, a equipe regional, em Manaus, está atendendo outras demandas, como entrega de medicamentos e de outras ferramentas”, pontua Fábio Salles, diretor da ADRA no Brasil.