back to top
23.9 C
Vitória
terça-feira, 10 DE fevereiro DE 2026

Mamdani assume prefeitura de NY sob juramento no Alcorão

Zohran é o primeiro muçulmano a comandar a maior cidade dos Estados Unidos - Foto: Reprodução

O ato solene foi conduzido pela procuradora-geral do estado, Letitia James, marcando o início do mandato do político de 34 anos, eleito com uma plataforma de forte apelo social

Por Patricia Scott

O novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, assumiu oficialmente o cargo à meia-noite desta quinta-feira (1º) em uma cerimônia reservada realizada em uma antiga estação de metrô desativada sob a Prefeitura. O ato solene foi conduzido pela procuradora-geral do estado, Letitia James, marcando o início do mandato do político de 34 anos, eleito com uma plataforma de forte apelo social.

Mamdani fez o juramento utilizando diferentes exemplares do Alcorão, tornando-se o primeiro muçulmano a comandar a maior cidade dos Estados Unidos. Entre os livros usados estavam um Alcorão que pertenceu a seu avô e outro do acervo pessoal de Arturo Schomburg, renomado historiador e intelectual afro-latino. A escolha dos objetos religiosos reforçou o caráter simbólico da posse, segundo informações divulgadas pelo The New York Times.

- Continua após a publicidade -

A cerimônia pública ocorreu horas depois, na sede da Prefeitura, e foi conduzida pelo senador Bernie Sanders, independente de Vermont e aliado político de Mamdani. Para esse segundo ato, o prefeito voltou a utilizar exemplares do Alcorão ligados à sua família, incluindo um que pertenceu à avó, reiterando a importância de suas raízes pessoais e culturais no início do governo.

A curadora de Estudos do Oriente Médio e Islâmicos da Biblioteca Pública de Nova York, Hiba Abid, afirmou que auxiliou na escolha do Alcorão de Schomburg. Para ela, o gesto conecta fé, identidade e história da cidade, especialmente pelo fato de Mamdani ter nascido em Uganda, no continente africano, e agora liderar um dos principais centros urbanos do mundo.

A posse também gerou críticas de setores conservadores. O ex-deputado republicano David Brat afirmou que o Islã seria incompatível com os valores fundadores dos Estados Unidos e associou a eleição de Mamdani a tensões ideológicas entre socialismo e capitalismo. Já o presidente Donald Trump, que durante a campanha havia atacado o novo prefeito, adotou um tom mais conciliador após um encontro entre ambos no Salão Oval, destacando convergências em temas como custo de vida, moradia e serviços básicos para a população nova-iorquina.

LEIA MAIS
Estudo revela aumento de conteúdos falsos gerados por inteligência artificial no Brasil. Desinformação com IA dispara 308% na político - Crescimento de 308% eleva desinformação e impacta cenário político em 2025
Brasil está disposto a ajudar na crise entre EUA e Venezuela, afirma Lula Lula avisa Trump: Brasil só participa se for sobre Gaza - Brasil condiciona participação à inclusão da questão de Gaza no colegiado

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Publicidade -
- Continua após a publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -