22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável

Fonte de vida e relacionada aos mais diversos valores religiosos e culturais, e ao desenvolvimento agrícola e industrial, a água é um recurso natural que, apesar de essencial como componente químico dos seres vivos, não vem sendo tratada de forma correta pelas sociedades.

Segundo as estatísticas, 70% da superfície do planeta são constituídos de água, mas somente 2,5% são de água doce e, ainda pior, desse pequeno percentual, 98% estão “escondidos” na forma de água subterrânea. Uma dificuldade que se confirma nos números: um sexto da população mundial – mais de um bilhão de pessoas – não têm acesso à água potável; 40% dos habitantes do planeta (2,9 bilhões – a estimativa da população em 2013 foi de 7.3 bilhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico; Uma média de 6.000 crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a saneamento e higiene deficientes.

 

Mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável

O Brasil concentra 12% de toda a água doce do planeta. Tem o maior rio do mundo, o Amazonas, e o maior reservatório de água subterrânea, o aquífero Guarani. Mas o recurso está mal distribuído. Cerca de 70% da água doce do país está na Amazônia, onde vive 7% da população brasileira. Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água. É preciso utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e combatendo a poluição.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -