24.9 C
Vitória
terça-feira, 26 outubro 2021

Mais de 37 mil pessoas são atendidas pelo Instituto Livres no Piauí

Foram realizadas mais de 4,7 mil atividades de acompanhamento escolar, em 2020, para as mais de 40 crianças e adolescentes acolhidos, em Santo André (SP)

Por Patricia Scott

“Nos adaptamos, nos reestruturamos e contribuímos positivamente para a vida de milhares de pessoas! Queremos celebrar com os irmãos tudo o quanto conquistamos com a ajuda e solidariedade de tantos amigos e parceiros Livres”. Com essas palavras, o cantor Juliano Son, fundador e presidente do conselho do Instituto Livres, celebra os resultados positivos da instituição diante de um período tão atípico e controverso devido à Covid-19.

O Instituto Livres, para 2021, pretende beneficiar 25 mil pessoas a partir dos projetos que desenvolve. “Iniciando o segundo semestre, sabemos que, com toneladas de alimentos distribuídos e mais sistemas para filtrar a água salobra que estamos instalando. Certamente, ultrapassaremos o alcance”, comemora o CEO do Instituto Livres, Clever Murilo Pires.

Dentre as iniciativas a serem lançadas, no Nordeste, estão a inauguração de sete novos sistemas dessalinizadores, como também os serviços de acolhimento no centro do Livres em Teresina (PI), lançamentos do Espaço Livres, no Sertão (PI), e do Livres Experience e a implementação do projeto com crianças, em Paulistana (PI). “Vamos nos preparar para muito mais! Sabemos que é possível seguir desenvolvendo, inovando e criando oportunidades em tudo que fizermos e fazendo conexões para aliviar os males que assolam o povo sertanejo”, declara Clever Murilo.

Amor e ação

A partir de vários projetos – Missão Livres, Juntos pelo Sertão, Acolhimento Livre Ser, Livre Ser Sertão, Impacto Sertão Livre e Mais Água -, o Livres beneficiou mais de 37 mil pessoas em 60 comunidades piauienses, em 2020. Foram atendimentos psicossociais, trabalhos voluntários, aconselhamentos, discipulados, socorro aos necessitados e ensino da Palavra de Deus.

Com recursos doados por entidades e empresas parceiras, o instituto doou quase quatro mil cestas básicas para famílias do Piauí. “Sabemos que o número de pessoas que vivem em uma mesma casa, de um único cômodo, é muito maior do que cinco. No entanto, como dados sociais oficiais, consideramos a família nordestina com cinco membros, conforme informações do IBGE”, explica Juliano Son.

Famílias do serão recebem socorro material e espiritual – Foto: Arquivo/Instituto Livres

Missão evangelística
O Projeto Livre Ser Sertão, no Piauí, direcionado a crianças, foi um dos selecionados pelo Percurso Formativo do Itaú Unicef. A iniciativa implanta tecnologias sociais de desenvolvimento de habilidades, competências e valores, além de capacitar colaboradores, crianças e adolescentes, jovens e famílias para reconhecer sinais de abuso e como preveni-los; e promoção de espaços de socialização e diálogo que combater as práticas culturais danosas.

Para reduzir a vulnerabilidade ao acesso à água no sertão, o Projeto Mais Água distribuiu, em 2020, mais de oito milhões de litros de água potável para 31 comunidades por meio dos sistemas dessalinizadores e de 22 caminhões pipa. E outras 19 comunidades foram mapeadas e diagnosticadas para receberem o projeto este ano.

Centro de Acolhimento
O rei Salomão ensina em Provérbios 22:6: “Ensina a criança no caminho que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Confiante nessa mensagem de ensino, o Instituto Livres também mantém o projeto Acolhimento Livre Ser, em Santo André (SP).

Foram realizadas mais de 4,7 mil atividades de acompanhamento escolar, em 2020, para as mais de 40 crianças e adolescentes acolhidos. O projeto promove experiências de socioaprendizagem voltadas para empoderamento, autonomia responsável, dignidade no exercício da cidadania e superação das vulnerabilidades com base nos valores cristãos.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se