Centro Evangélico Brasileiro (CEB) desenvolveu o Projeto Alfa e já criou mais de 8 mil núcleos de alfabetização no Brasil e no exterior
Por Michelli de Souza
No mundo contemporâneo, novas tecnologias surgem e outras perdem sua importância. No entanto, há um livro milenar que não perde a relevância, nem a atualidade: a Bíblia Sagrada. Utilizada como instrumento de evangelização no mundo inteiro, um projeto que se propõe diminuir os índices de analfabetismo vem utilizando a Palavra de Deus para ensinar crianças, jovens e adultos a ler e a escrever.
Neste dia 9 de setembro comemora-se o Dia Nacional da Alfabetização e o Projeto Alfa – Alfabetização pela Bíblia e Pós-Alfabetização – é um exemplo de ação que vem transformando vidas no país e no mundo por meio do ensino da língua portuguesa a partir da evangelização. Até o ano de 2022, 3.337.000,00 pessoas já haviam aprendido a ler, escrever e fazer as quatro operações básicas da Matemática no mundo todo. E tudo isso, tendo a Bíblia como ferramenta de aprendizado.
Somente no Brasil, são mais de 11 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Projeto foi criado pelo Centro Evangélico Brasileiro (CEB), em parceria com a Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB), com registro INPI e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Sua metodologia foi desenvolvida em 1986 pelo pastor Gilberto Stevão, na cidade de Frederico Westphalen (RS). Ele faleceu em 2022
Milhões de crianças e adultos já foram alfabetizados com auxílio da Bíblia desde 1974, quando o CEB foi criado. A instituição possui mais de oito mil núcleos de alfabetização e já capacitou mais de 30 mil monitores, em 226 denominações cristãs, no Brasil e no exterior.
Confira, a seguir, como funciona a metodologia que utiliza a bíblia para alfabetizar:
Projeto Alfa
Projeto/Programa Alfa: Metodologia alfabetização pela Bíblia – alfinha7 (faixa etária a partir dos 6 anos de idade);
Programa Lucas: Meu Primeiro Livro para Ler e Escrever (faixa etária dos 3 aos 6 anos de idade);
Projeto Filipe: Pós-alfabetização pela Bíblia.
A pós-alfabetização ocorre quando o aluno já aprendeu a ler e a escrever e passa a ser orientado no domínio das atividades de leitura e escrita. Este processo é fundamental para reduzir o número de analfabetos funcionais, aqueles que, embora sejam alfabetizados, têm dificuldades com interpretação de textos e operações matemáticas.
Para conhecer mais do projeto:

