24.4 C
Vitória
segunda-feira, 15 abril 2024

Mais de 1,25 bilhão de pessoas com acesso às Escrituras em 2023

Foto: Reprodução

O marco representa o compromisso das Sociedades Bíblicas Unidas  em tornar a Palavra acessível a diversas comunidades linguísticas pelo mundo com o avanço da missão: “A Bíblia Para Todos”

Por Patricia Scott

Em 2023, as Sagradas Escrituras alcançaram mais de 1,25 bilhão de pessoas, em 106 línguas, graças às traduções realizadas pelas Sociedades Bíblicas de todo o mundo. Esse marco representa o compromisso das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) em tornar a Palavra de Deus acessível a diversas comunidades linguísticas ao redor do planeta com o avanço da missão: “A Bíblia Para Todos”.

“No ano de 2023, os esforços coletivos das equipes de tradução das SBU entregaram textos das Escrituras em vários formatos para uma em cada oito pessoas em todo o mundo. Juntos, continuamos a desempenhar um papel fundamental na realização de uma mudança profunda na vida de indivíduos e comunidades, pois continuamos dedicados à nossa missão de anunciar o poder transformador inerente à mensagem da Bíblia”, detalha o secretário-geral das SBU, reverendo Dirk Gevers.

Cabe destacar que as Sociedades Bíblicas expandiram o alcance para 72 grupos linguísticos, beneficiando um total de 100 milhões de pessoas. Agora, pela primeira vez, elas têm mais acesso às Escrituras na língua nativa.

- Continua após a publicidade -

Além disso, as Sociedades Bíblicas continuaram revisando ou desenvolvendo novas traduções, o que inclui edições de estudo, em 36 línguas, atingindo mais de 1,15 bilhão de pessoas. Em 2023, foram publicadas ainda 72 primeiras traduções, incluindo 16 Bíblias completas e 17 Novos Testamentos, em línguas faladas por 100 milhões de pessoas. Essas iniciativas refletem o comprometimento das Sociedades Bíblicas em garantir que os textos sagrados permaneçam relevantes e significativos para as gerações modernas.

As edições de Estudo podem ajudar as pessoas a compreenderem melhor as Escrituras. Dez línguas faladas por mais de 833 milhões de pessoas na Ásia, Europa, América Latina e Oriente Médio receberam Edições de Estudo, em 2023. Foram publicadas seis edições completas de estudo da Bíblia em diversas regiões.

Língua de sinais e braille

Apenas cerca de 60 das 400 línguas de sinais existentes possuem alguma Escritura, e apenas uma tem a Bíblia completa. No ano passado, as Sociedades Bíblicas concluíram porções adicionais das Escrituras em 15 línguas de sinais.

Embora as Escrituras em áudio atendam a muitas línguas, um número significativo de pessoas com deficiência visual prefere usar o braile para mergulhar na Palavra de Deus de forma mais profunda e independente. Em 2023, Bíblias completas em braile foram lançadas em três línguas africanas. Esse acréscimo significativo eleva para 51 o número total de línguas com Bíblias completas em braile.

Impacto em 2024

A partir do início de 2024, graças aos esforços das Sociedades Bíblicas e de outras agências de tradução da Bíblia, a Palavra de Deus completa está disponível em 743 línguas faladas por 5,96 bilhões de pessoas. Mais de 70% dessas traduções foram facilitadas pelas equipes de tradução que trabalham com as 155 Sociedades Bíblicas que são membros da Fraternidade das Sociedades Bíblicas Unidas.

Este ano, as Sociedades Bíblicas de todo o mundo concluíram traduções das Escrituras em 106 línguas, alcançando mais de 1,25 bilhão de pessoas. Nesses primeiros meses de 2024, quase 350 novos textos em 265 línguas exclusivas foram adicionados à Biblioteca Digital da Bíblia® (DBL), elevando o número total de textos para 3.440 em 2.069 línguas.

Essas línguas são faladas por mais de 6,15 bilhões de pessoas. Mais de 60% das 1.453 Bíblias completas na DBL foram fornecidas pelas Sociedades Bíblicas Unidas. Graças à Biblioteca Digital da Bíblia®, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo podem acessar as Escrituras em sua própria língua e no formato escolhido por meio de sites e aplicativos como Bíblia SBB e YouVersion.

Mesmo diante de todo esse avanço, existe muito trabalho a ser realizado. Isto porque um total de 3.710 línguas, mais da metade das línguas faladas no mundo, ainda não possui nenhuma forma de Escritura.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -