30.9 C
Vitória
quarta-feira, 20 janeiro 2021

Mais achados arqueológicos sobre a Bíblia em Israel

Uma descoberta de 2500 anos tem feito com que alguns estudiosos acreditem que a Bíblia foi escrita anos antes do que se pensava. A descoberta trata-se de uma cerâmica com uma lista de tarefas pendentes.

A Autoridade de Antiguidades de Israel publicou seus resultados no que se chama de “ostraca” (fragmento de cerâmica) nos Anais da Academia Nacional de Ciências com foco em 16 inscrições encontradas em uma fortaleza do deserto de Negev, próximo ao Mar Morto.
A ostraca, escrita por seis autores há cerca de 600 a.C., indica uma ‘proliferação da alfabetização’, ou um grande número de cidadãos alfabetizados.
“A proliferação da leitura é considerada uma condição prévia para criação de tais textos”, escreveram os autores do estudo.
Inclusive os soldados em níveis inferiores do exército de Judá poderiam ler e escrever, de acordo com estas conclusões. As inscrições são apenas simples listas de tarefas diárias e instruções.
“Para Eliasib: E agora, dar três banhos de vinho a Kittiyim, e escreva o nome do dia”, diz um dos textos em hebraico antigo usando o alfabeto hebraico arcaico, e aparentemente se refere a uma unidade mercenária grega na região.
Os estudiosos têm debatido quando foi realizada a primeira fase importante da compilação dos textos bíblicos; antes ou depois da destruição de Jerusalém em 586 a.C. O descobrimento destes 16 textos lança luz sobre o possível calendário da composição dos textos bíblicos.
“Isso indica um alto grau de conhecimento no aparato administrativo da Judeia e fornece uma encenação possível para a compilação dos textos bíblicos”, acrescentaram. “Após o desaparecimento do reino, um nível de alfabetização semelhante reaparece apenas em 200 a.C.”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Bíblia vira patrimônio cultural e imaterial do Rio de Janeiro

O decreto, que reconhece a Bíblia como patrimônio cultural e imaterial do Estado do Rio foi assinado pelo governador em exercício Cláudio Castro nesta semana . Saiba mais!

Tsunami ‘apocalíptico’ inundou Israel há 10 mil anos

Os resultados do estudo foram publicados na revista PLoS ONE, e detalham um desastre natural ocorrido por volta de 7910 e 7290 AEC em Israel. Saiba mais!

Selo do rei bíblico Jeroboão é autenticado por cientistas em Israel

Após vários anos de rigorosos testes de laboratório eito por cientistas da Universidade Ben-Gurion, de Israel, o selo foi autenticado. Saiba mais!

Sobreviventes do Holocausto serão vacinados contra covid-19

Vacinas serão fornecidas por Israel. Os sobreviventes do Holocausto vão receber equipes médicas e voluntários em sua casa. Saiba mais!

Israel vira exemplo para o mundo na vacina contra a covid-19

Em três semanas, o governo de Israel conseguiu vacinar 17% da população. A distribuição da 2ª dose teve início no sábado, 9, em Tel Aviv. Saiba mais!

Dia do Leitor: o desafio para formar leitores

Além do valor dos livros, que os tornam artigo de luxo para os mais pobres, e da correria do dia a dia, que dificulta o hábito da leitura, ainda faltam recursos de acessibilidade

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social