back to top
22.7 C
Vitória
quinta-feira, 12 DE dezembro DE 2024

Maioria dos países do Sudeste Asiático persegue cristãos

Igreja evangélica na Indonésia - Foto: Reprodução/Facebook

Dois fatores explicam os atos de violência: governos comunistas e maioria islâmica 

Por Patricia Scott

Das 11 nações do Sudeste Asiático, sete perseguem cristãos. Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar e Vietnã são países que não toleram ou participam ativamente de atos contra os seguidores de Cristo. Entre eles, Camboja, Laos e Vietnã são governados por partidos comunistas, enquanto Brunei, Indonésia, Malásia e Mianmar têm a maioria da população muçulmana. 

Em um depoimento à Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa (USCIRF), Hmung relatou que o Tatmadaw, nome oficial das forças armadas de Mianmar, intensificou a violência contra as comunidades cristãs. “Eles estão destruindo e incendiando vilas e cidades habitadas por cristãos”, afirmou Hmung. “Os militares estão prendendo, detendo, condenando, torturando e matando pastores e outros líderes cristãos, além de queimar igrejas, conventos, escolas e outros edifícios religiosos.”

- Publicidade -

Na Indonésia, as leis de blasfêmia permitem que cristãos sejam presos por criticar o islamismo. Em 2023, Rudi Simamora, um YouTuber cristão, foi condenado a um ano de prisão por publicar um vídeo que criticava a fé islâmica. Em junho de 2022, Muhammad Kace, um ex-clérigo muçulmano convertido ao Cristianismo, foi sentenciado a seis anos de prisão por postar vídeos contrários ao islamismo e ao profeta Maomé.

No Laos, a discriminação contra cristãos é comum. Em 2023, representantes da Igreja Evangélica do Laos relataram que 79 famílias cristãs foram forçadas a deixar suas casas na província de Khammouane e a renunciar à sua fé.

LEIA MAIS
Cristãos enfrentam "futuro incerto" com a queda de al-Assad na Síria Cristãos enfrentam “futuro incerto” com a queda de al-Assad na Síria - Desde que o grupo terrorista HTS assumiu o poder em Alepo, muitos cristãos fugiram, deixando para trás um grupo pequeno, mas decidido, tentando manter a…
STF declara inconstitucional lei que proíbe linguagem neutra em escolas STF declara inconstitucional lei que proíbe linguagem neutra em escolas - A ministra Cármen Lúcia destacou que os municípios não têm autoridade para legislar sobre currículos, conteúdos programáticos ou metodologias de ensino

Na Malásia, cristãos foram detidos por acusações de blasfêmia por insultar o islamismo. Evangelizar muçulmanos é proibido, e a pena para não muçulmanos que compartilham sua fé pode incluir prisão ou chicotadas, dependendo da região.

O Vietnã também continua a perseguir e aprisionar cristãos, especialmente os grupos católicos Ha Mon e os protestantes montanheses. Segundo a USCIRF, “as autoridades restringem ativamente as atividades religiosas dos protestantes montanheses independentes, forçando-os a renunciar à fé e prendendo-os sob acusações de ‘minar a unidade nacional’ e ‘abusar das liberdades democráticas’”.

Atualmente, o Vietnã está na Lista de Vigilância Especial do Departamento de Estado dos EUA “por se envolver ou tolerar violações graves da liberdade religiosa”. Além disso, o banco de dados da USCIRF indica que há 45 cristãos desaparecidos, detidos ou presos em Mianmar, Indonésia, Malásia e Vietnã. Com informações ICC

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -