31.9 C
Vitória
domingo, 28 novembro 2021

Maestro João Faustini é homenageado por seus 90 anos

Patrono da Sociedade Evangélica de Música Sacra no Brasil, maestro João Faustini é editor da maior coleção de música evangélica religiosa em língua portuguesa do país

Por Priscilla Cerqueira

Um dos maiores e mais renomados maestros evangélicos do Brasil, João Wilson Faustini completou 90 anos. Data foi comemorada com uma homenagem especial realizada pelo Congresso de Música nas Igrejas, organizada por Luís Gustavo Laureano e Luiz Otávio do Carmo, e contou com a participação de vários corais de diversas denominações religiosas, além de depoimentos de familiares e de grandes nomes da música sacra no Brasil.

A homenagem foi encerrada pelo Coro Virtual do Congresso de Música nas Igrejas, com participação de quase 70 coristas de 20 estados do Brasil.

“Ao longo de seu ministério ele nos tem agraciado com músicas de excelente qualidade que são cantadas no Brasil e no exterior”, diz uma publicação da Soemus. “João Faustini é um dos pilares da música sacra evangélica no Brasil. Ele é um dos maiores (se não o maior) compilador de música sacra do país. Os corais evangélicos cantam muitas de suas traduções e composições”, informa o portal Hinologia cristã, cujo idealizador é Robson Santos.

O ano passado, o maestro doou parte do seu acervo de música à Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI), de São Paulo. No Youtube onde o vídeo de homenagem aos 90 anos do maestro foi publicado, uma chuva de comentários positivos de pessoas que passaram pelos ensinamentos musicais de Faustini.

“Fui aluno de canto e regência do M. João Wilson Faustini na década de 1970/80. Hoje estou com 79 anos, mas que alegria ouvir este trabalho musical, de louvor a Deus pela vida do M. Faustini. As lágrimas me vieram aos olhos ao ver e ouvir essa audição”, escreveu Gerson Martins.

A cantora lírica Cyrene Paparotti também fez uma homenagem especial em seu canal no youtube. “Sou fruto do trabalho de Fautini. Ele foi meu primeiro professor de canto e regência. Amo muito meu querido e eterno professor”, declarou.

O maestro

João Wilson Fausini tem múltiplas funções na igreja evangélica. Já compôs, traduziu, fez arranjos, regeu, ensinou e pregou por mais de 70 anos de ministério na Música Sacra. Seus hinos foram e ainda são bastante cantados nas diversas igrejas evangélicas do Brasil. Suas letras contêm mensagens bem ajustadas à genuína doutrina cristã.

“A contribuição do maestro João Faustini é fundamental para a hinologia evangélica brasileira. Sua atuação competente tem sido em composições próprias, traduções, canto coral e na formação de gerações de músicos cristãos. É impossível falar em música cristã em língua portuguesa sem mencionar o nome desse estimado músico e pastor”, declarou Marcelo Maciel, presidente da Soemus.

Coro virtual em homenagem ao maestro

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se