23.5 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

As mães da Bíblia e a quarentena

Leia também

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

A mulher tradicionalmente a cuidadora da casa, estes tempos de isolamento tornam-se especialmente desafiantes para as mães

Se as mães do século XXI já eram multitarefas, tendo de cuidar dos filhos, do esposo, da casa e ainda ter uma carreira, nestes tempos de COVID-19, elas têm de ser muito mais! Às atividades que já desempenhavam somam-se em muitos casos as de professora, tutora educacional, conselheira, merendeira, cozinheira, recreadora, cabeleireira, passadeira, faxineira, dentre tantas outras. Sendo a mulher tradicionalmente a cuidadora da casa, estes tempos de isolamento tornam-se especialmente desafiantes para as mães.

Com a família “presa” em casa e muitas vezes ainda mantendo seu trabalho em home-office, são elas que, regra geral, ficam mais sobrecarregadas. Quando os filhos são ainda pequenos, exigem sua atenção constante; quando estão em idade escolar, precisam de acompanhamento nas atividades. Com várias crianças sob o mesmo teto 24 hs, não tardam a surgir as tensões e lá lai a mãe servir como mediadora de conflitos!

Dentro destas circunstâncias especiais em que vivemos, alguns conselhos das mães da Bíblia parecem ainda mais importantes. Com Joquebede (Ex 2.2) aprendemos a guardar bem nossos filhos, protegendo-os o máximo dentro de nossas casas, sabendo que Deus está provendo um livramento no tempo Dele. Ana (1 Sm 1) nos estimula a orar sempre pelos nossos filhos, mantendo a fé apesar de tudo parecer contrário aos nossos desejos.

Se a tarefa de acompanhar os filhos nas atividades escolares tem sido complicada, podemos nos espelhar em Bate-Seba (1 Rs 2.19), cuja presença constante ao lado de Salomão contribuiu em muito para torná-lo sábio. Com Eunice e Loide (2 Tm 1.5) vemos o quão importante é o exemplo diário da mãe e da avó para a formação do caráter de um filho/neto. Apesar de tantas atividades em casa, não nos devemos descuidar de cuidar dos mais idosos. Rute (Rt 1.16-17) deixou este ensinamento a seu filho Obede pelo seu exemplo de cuidado para com a sua sogra, Noemi, assim como Jesus pôde aprender pelo exemplo do cuidado de Maria (Lc 1.56) para com sua prima Isabel.

Neste período em que o contato social está tão limitado, a viúva de Sarepta (1 Rs 17.9-24) deixou um grande ensinamento tanto a seu filho como para nós: mesmo no pouco, há sempre algo que podemos compartilhar com alguém. Podemos dividir um pouco de nossas posses ou alimentos com um dos tantos desempregados do coronavirus, oferecer-se para fazer compras para um idoso, ou simplesmente telefonar para aqueles que sabemos estar solitários.

mãe

Não podemos esquecer das matriarcas: as mãe, avós e sogras, que neste ano atípico, por serem do grupo de risco, estão privadas da companhia dos filhos e netos. Muitas, por não dominarem a tecnologia, não contam sequer com o whatsap para amenizar a saudade. Ainda neste grupo mais fragilizado estão as mães de primeira viagem e as grávidas, que talvez passem este dia sem sequer poder contar com a proximidade do pai de seus filhinhos pelo alto risco de contágio. Todas estas situações tornam o dia das mães de 2020 ainda mais especial. Essas mulheres incríveis e já tão sobrecarregadas precisam receber muito carinho e mimo.

O tradicional almoço de família talvez não possa acontecer mas isso não impede de um agrado especial. São dois extremos: ou não se pode estar fisicamente com a mãe, devido ao isolamento, ou a família já está todos os dias junta há semanas. Para quem está longe, um telefonema é imperativo. Para quem tem acesso a tecnologia, juntar a família toda on-line pode ser um momento de muita alegria. Que tal um encontro on-line durante o almoço? Apesar de cada um estar em uma casa, será como se todos compartilhassem a mesma mesa.

Para quem já está junto todos os dias, vale a pena mudar um pouco a rotina com alguns agrados como um café na cama, almoço feito pelos filhos ou esposo e quem sabe assistir juntos a um filme na TV. Presentes fáceis e que agradam sempre são aqueles feitos pelos filhos como desenhos e cartinhas. Fazer alguma coisa juntos também pode ser um bom presente além de muito prazeroso para sua mãe.

O maior valor destes presentes está na uma oferta de tempo à mãe. Para as que estão estafadas por tanta canseira das mil e uma atividades diárias, nada melhor que um tempo para descansar ou cuidar de si mesma. Neste dia da mãe atípico, ofereça tempo, atenção, gargalhadas, descanso, carinho e amor. Faça com que o dia das mães de 2020 seja lembrado como um dia especial!


Lidice Meyer Pinto Ribeiro – Antropóloga, Professora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Terceira idade! Época de colheitas

IBGE aponta que até 2060 haverá no Brasil 73 milhões de idosos. significando um aumento de 160% em apenas quatro décadas. Saiba mais!

Diego Karter “Até o Fim”

Diego Karter inicia nova fase na carreira com o lançamento do single e do clipe “Até o Fim”

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Por que nossa cultura não pratica a circuncisão?

Anônimo O Antigo e o Novo Testamento formam a Bíblia Sagrada, que, desde o Gênesis até o Apocalipse, aponta para Jesus, aquele pelo qual todas...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!

A esperança não decepciona! Live DIP 2021 é hoje

A Missão Portas Abertas fará Live de lançamento do DIP 2021, hoje, às 19 horas para dar detalhes sobre o Domingo da igreja Perseguida. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical

“Força pra encarar”, em prol da consciência negra

Os cantores Leidy Murilho, Talita Barreto e Asaph, da Sony Music se uniram pra cantar uma canção em prol da consciência negra