24.7 C
Vitória
sábado, 19 setembro 2020

As mães da Bíblia e a quarentena

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

A mulher tradicionalmente a cuidadora da casa, estes tempos de isolamento tornam-se especialmente desafiantes para as mães

Se as mães do século XXI já eram multitarefas, tendo de cuidar dos filhos, do esposo, da casa e ainda ter uma carreira, nestes tempos de COVID-19, elas têm de ser muito mais! Às atividades que já desempenhavam somam-se em muitos casos as de professora, tutora educacional, conselheira, merendeira, cozinheira, recreadora, cabeleireira, passadeira, faxineira, dentre tantas outras. Sendo a mulher tradicionalmente a cuidadora da casa, estes tempos de isolamento tornam-se especialmente desafiantes para as mães.

Com a família “presa” em casa e muitas vezes ainda mantendo seu trabalho em home-office, são elas que, regra geral, ficam mais sobrecarregadas. Quando os filhos são ainda pequenos, exigem sua atenção constante; quando estão em idade escolar, precisam de acompanhamento nas atividades. Com várias crianças sob o mesmo teto 24 hs, não tardam a surgir as tensões e lá lai a mãe servir como mediadora de conflitos!

Dentro destas circunstâncias especiais em que vivemos, alguns conselhos das mães da Bíblia parecem ainda mais importantes. Com Joquebede (Ex 2.2) aprendemos a guardar bem nossos filhos, protegendo-os o máximo dentro de nossas casas, sabendo que Deus está provendo um livramento no tempo Dele. Ana (1 Sm 1) nos estimula a orar sempre pelos nossos filhos, mantendo a fé apesar de tudo parecer contrário aos nossos desejos.

Se a tarefa de acompanhar os filhos nas atividades escolares tem sido complicada, podemos nos espelhar em Bate-Seba (1 Rs 2.19), cuja presença constante ao lado de Salomão contribuiu em muito para torná-lo sábio. Com Eunice e Loide (2 Tm 1.5) vemos o quão importante é o exemplo diário da mãe e da avó para a formação do caráter de um filho/neto. Apesar de tantas atividades em casa, não nos devemos descuidar de cuidar dos mais idosos. Rute (Rt 1.16-17) deixou este ensinamento a seu filho Obede pelo seu exemplo de cuidado para com a sua sogra, Noemi, assim como Jesus pôde aprender pelo exemplo do cuidado de Maria (Lc 1.56) para com sua prima Isabel.

Neste período em que o contato social está tão limitado, a viúva de Sarepta (1 Rs 17.9-24) deixou um grande ensinamento tanto a seu filho como para nós: mesmo no pouco, há sempre algo que podemos compartilhar com alguém. Podemos dividir um pouco de nossas posses ou alimentos com um dos tantos desempregados do coronavirus, oferecer-se para fazer compras para um idoso, ou simplesmente telefonar para aqueles que sabemos estar solitários.

mãe

Não podemos esquecer das matriarcas: as mãe, avós e sogras, que neste ano atípico, por serem do grupo de risco, estão privadas da companhia dos filhos e netos. Muitas, por não dominarem a tecnologia, não contam sequer com o whatsap para amenizar a saudade. Ainda neste grupo mais fragilizado estão as mães de primeira viagem e as grávidas, que talvez passem este dia sem sequer poder contar com a proximidade do pai de seus filhinhos pelo alto risco de contágio. Todas estas situações tornam o dia das mães de 2020 ainda mais especial. Essas mulheres incríveis e já tão sobrecarregadas precisam receber muito carinho e mimo.

O tradicional almoço de família talvez não possa acontecer mas isso não impede de um agrado especial. São dois extremos: ou não se pode estar fisicamente com a mãe, devido ao isolamento, ou a família já está todos os dias junta há semanas. Para quem está longe, um telefonema é imperativo. Para quem tem acesso a tecnologia, juntar a família toda on-line pode ser um momento de muita alegria. Que tal um encontro on-line durante o almoço? Apesar de cada um estar em uma casa, será como se todos compartilhassem a mesma mesa.

Para quem já está junto todos os dias, vale a pena mudar um pouco a rotina com alguns agrados como um café na cama, almoço feito pelos filhos ou esposo e quem sabe assistir juntos a um filme na TV. Presentes fáceis e que agradam sempre são aqueles feitos pelos filhos como desenhos e cartinhas. Fazer alguma coisa juntos também pode ser um bom presente além de muito prazeroso para sua mãe.

O maior valor destes presentes está na uma oferta de tempo à mãe. Para as que estão estafadas por tanta canseira das mil e uma atividades diárias, nada melhor que um tempo para descansar ou cuidar de si mesma. Neste dia da mãe atípico, ofereça tempo, atenção, gargalhadas, descanso, carinho e amor. Faça com que o dia das mães de 2020 seja lembrado como um dia especial!


Lidice Meyer Pinto Ribeiro – Antropóloga, Professora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Agora é lei no Rio: atividade religiosa é serviço essencial

Lei publicada no diário oficial do estado nesta sexta-feira, 18, reconhece a atividade religiosa como essencial em períodos de crise, ocasionadas por doenças contagiosas ou catástrofes naturais. Saiba mais!

“Deus dos improváveis”, com Fred Arrais

Canção é o primeiro lançamento do cantor, que também é pastor, após assinar contrato pela Sony Music. Ouça a música!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Justiça determina que Flordelis use tornozeleira eletrônica

Defesa da deputada federal ré pela morte do marido, o pastor Anderson, informou que vai recorrer da decisão. Saiba mais!

Júlia Vitória: “Amo expressar meu amor por Jesus em música”

Aos 18 anos Júlia Vitória virou um fenômeno nas plataformas digitais de música do Brasil. Conheça a artista!

A força tarefa de jovens cristãos para salvar animais no Pantanal

Na tentativa de salvar animais do incêndio que atinge o Pantanal, jovens da igreja Adventista está coletando alimentos para uma ONG distribuir entre os animais.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!