25.2 C
Vitória
domingo, 24 janeiro 2021

População francesa vive luto por ataque em igreja

Ministro Gérald Damarnin alerta para novos atentados. O presidente, Emmanuel Macron enviou milhares de soldados para proteger pontos importantes, como locais de culto e escolas

O ministro do Interior da França, Gérald Damarnin, declarou que mais ataques militantes em seu solo são prováveis e que o país está engajado em uma guerra contra a ideologia islâmica após o segundo ataque fatal com faca em suas cidades em duas semanas.

Gérald Damarnin falava um dia depois de um agressor que gritava “Allahu Akbar” (Deus é grande) decapitar uma mulher e matar duas outras pessoas em uma igreja de Nice. O homem foi baleado pela polícia e se encontra em estado crítico em um hospital.

“Estamos em uma guerra contra um inimigo que está tanto dentro quanto fora”, disse Damarnin à rádio RTL. “Precisamos entender que houve e haverá outros eventos como estes ataques terríveis.”

O presidente Emmanuel Macron enviou milhares de soldados para proteger pontos importantes, como locais de culto e escolas, e o alerta de segurança da França está em seu nível mais elevado.

O ataque

O ataque de quinta-feira (29), o aniversário do Profeta Maomé, aconteceu em um momento de revolta muçulmana crescente em todo o mundo com a defesa da França ao direito de publicar caricaturas do profeta. Manifestantes que os consideram insultantes denunciaram o país em manifestações de rua em vários países de maioria muçulmana.

Dezenas de milhares de muçulmanos protestaram em Bangladesh nesta sexta-feira, bradando slogans como “Boicote produtos franceses” e portando cartazes nos quais Macron é rotulado como “o pior terrorista do mundo” ao marcharem pelas ruas da capital Daca.

O principal procurador antiterrorismo francês disse que o suspeito do ataque em Nice é um tunisiano nascido em 1999 que chegou à Europa no dia 20 de setembro em Lampedusa, ilha italiana no litoral da Tunísia que é um dos principais pontos de chegada de imigrantes da África.

Uma fonte de segurança tunisiana e outra fonte da polícia francesa identificaram o suspeito como Brahim Aouissaoui.

Já uma fonte judicial disse nesta sexta-feira que um homem de 47 anos foi posto sob custódia na noite de quinta-feira devido à suspeita de que teve contato com o perpetrador do ataque.

Pessoas se reuniram diante da Igreja de Notre Dame de Nice para depositar flores e acender velas. Falando diante da igreja na quinta-feira, Macron disse que o país foi atacado “devido aos nossos valores, por nosso gosto pela liberdade, pela capacidade de se ter liberdade de crença em nosso solo. E volto a dizer com muita clareza hoje: não cederemos nem um palmo”.

No protesto em Daca, porém, manifestantes o acusaram de incitar a islamofobia.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Atentado suicida no Iraque deixa 30 mortos

Dois homens-bomba se explodiram, em momentos diferentes, dentro de um mercado lotado no centro de Bagdá. Saiba mais!

Como a Igreja deve acompanhar os enlutados?

Pergunta enviada pelo leitor Um dos grandes desafios da vida é superar as perdas, principalmente a maior de todas, que é perder nossos entes amados....

Como prosseguir em meio ao luto?

Alba, cristã colombiana, compartilha a dificuldade em realizar coisas cotidianas após a perda do marido por conta da perseguição. Saiba mais!

Como a pandemia abalou o processo de luto

O cenário atual significa um grande desafio emocional e psíquico. Saiba mais!

A luta pela vida e o luto pela morte

Mesmo sabendo da sua finitude, lute pelo bem mais precioso que Deus lhe confiou que é a vida

Luto, tempo de dor e de esperança

Jesus suportou ser humilhado e crucificado. Mas, quando se deparou com o amigo Lázaro morto, chorou. Não era um sinal de fraqueza nem de...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.