Duas crianças em estado gravíssimo e três mulheres foram encaminhadas para hospitais estaduais em Vitória e na Serra. Governo anuncia luto oficial de três dias.
Por Lilia Barros
Familiares, amigos, igrejas, professores, lideranças religiosas e públicas permanecem chocados com o que aconteceu na manhã desta sexta-feira, em Aracruz, no Norte do ES. A frieza do assassino que foi preso também causou perplexidade. Segundo a Policia, um outro criminoso estaria foragido.
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) divulgou um novo boletim com o estado de saúde das vítimas do ataque a escolas, em Aracruz. Duas crianças seguem internadas em estado gravíssimo no Hospital infantil de Vitória. Uma delas com perfurações no abdome e outra entubada com perfuração no crânio.
Três mulheres apresentam perfurações no corpo e estão em quadro grave e passaram por cirurgias, internadas no Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra.
E no Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas em Vitória uma mulher segue internada com três perfurações por arma de fogo em membros inferiores, sendo submetida a exames laboratoriais e de imagem. O estado de saúde é estável.
De acordo com a Sesa, as demais vítimas foram atendidas e liberadas sem apresentar gravidade.
Luto e causa
O governador do estado, Renato Casagrande (PSB), confirmou nesta sexta (25) à tarde que o adolescente foi preso. Além de se manifestar sobre a prisão nas redes sociais, Casagrande anunciou luto oficial de três dias “em sinal de pesar pelas perdas irreparáveis”.
A equipe de Casagrande ainda irá discutir como será a segunda-feira (28) na escola estadual onde ocorreu o ataque.
O pastor José Ernesto Conti afirma que a causa dessas tragédias está na própria humanidade. “Cooperamos de forma motivacional para que elas aconteçam. A grande culpada é a nossa natureza pecaminosa. O ser humano carrega dentro de si um “vírus” que destrói lenta e gradual toda e qualquer possibilidade de nos aproximarmos do Criador. A única saída ainda é a mensagem de Cristo, que produz uma “metanoia” na alma, que inexplicavelmente transforma o ser humano em um ser que ama.”
O crime
De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Márcio Celante, o atirador entrou primeiro na Escola Estadual Primo Bitti, após arrebentar um cadeado. A unidade, no turno matutino, é frequentada por alunos do ensino médio e conta com cerca de 500 estudantes matriculados.
Em seguida, foi para o Centro Educacional Praia de Coqueiral, onde baleou uma criança do 6° ano e outras duas vítimas. O atirador estava vestido com um uniforme camuflado, usava máscara de caveira sobre o rosto, coturno e protetores nos membros superiores.
As imagens que circulam nas redes sociais mostram que o criminoso usava uma braçadeira de uma runa odal, considerada um símbolo nazista. De acordo com o secretário, a arma utilizada no crime, ao que tudo indica, era uma pistola semiautomática.
Informações preliminares da Polícia Militar apontam que o autor do atentado é um aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti.
O ataque a tiros em duas escolas de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, deixou 3 mortos e 13 pessoas feridas. Segundo a polícia, o assassino é um adolescente que estudou na escola. Ele foi apreendido durante a tarde.