Existem lugares onde a Bíblia está proibida de entrar?

Foto: Reprodução

A Bíblia e sua mensagem, por vezes, disputa lugar com outras mensagens e perde espaço nos corações humanos.

Existem muitos lugares no mundo onde os cristãos continuam a ser perseguidos. Seja por perseguição política, seja por intolerância religiosa, igrejas são atacadas e os cristãos são proibidos de expressar livremente a sua fé.

Por vezes, notícias desses fatos chegam até a grande imprensa, e a opinião pública toma conhecimento desses acontecimentos. Nestes lugares, a Bíblia também não circula com facilidade. A Bíblia, por assim dizer, está proibida de entrar nesses países ou regiões.

Isso não significa que, em países onde há liberdade de culto, a situação da difusão da Bíblia seja totalmente diferente. Em muitos países onde há liberdade de culto, a fé cristã tem um cerceamento velado. Ali, são criadas barreiras para impedir a livre manifestação da fé.

No entanto, hoje, quero chamar a atenção para um lugar onde nem sempre a Bíblia tem acesso fácil: o coração das pessoas. A Palavra de Deus e sua mensagem, por vezes, disputa lugar com outras mensagens e perde espaço nos corações humanos. A disputa, muitas vezes, se dá entre a Palavra de Deus e a busca por riquezas, ou entre a Palavra de Deus e a busca pelo prazer enganoso.

A Palavra de Deus fica sem um lugar no coração, ocupado quase o tempo todo pela corrida atrás do dinheiro. A Palavra de Deus também precisa disputar espaço no coração humano, com a busca pelo prazer, pela diversão, e por tantas outras coisas que não querem dar espaço para Deus.

Para que a Bíblia chegue a todos os lugares do mundo, ela também precisa estar em todos os corações, inclusive no meu e no seu. Antes de a Bíblia ser o livro mais importante do mundo, ela precisa ser o livro mais importante do meu e do seu coração. Aí ela terá espaço para atuar e chegar, com minha e sua ajuda, a todos os lugares em que ela precisa estar.

Um dos importantes esforços que as Sociedades Bíblicas fazem é traduzir a Bíblia Sagrada para que todas as pessoas possam entender a mensagem de Deus. No final de 2018, a Bíblia já havia sido traduzida no todo ou em parte para mais de 3,3 mil idiomas. Mais de 246 milhões de pessoas não têm sequer um texto da Bíblia traduzido em seu idioma. Entre os povos que não têm a Bíblia traduzida para sua própria língua, não é nem preciso proibir sua circulação. Ali ela não entra porque ninguém pode entendê-la.

Por isso o convite é para que você, cara leitora e caro leitor, deixe a Bíblia entrar em seu coração e, a partir daí, você tenha disposição em ajudar a levar a Palavra de Deus a todos os lugares do mundo aonde ela ainda não chegou ou tem dificuldades de entrar.

*Erní Walter SeibertDiretor-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil. Tem 25 anos de trabalho dedicado à SBB. Seibert esteve à frente da Secretaria de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da entidade por 20 anos. Além disso, atuou como diretor do Museu da Bíblia, em Barueri, e do Centro Cultural da Bíblia, no Rio de Janeiro


Leia mais

Mude o Brasil com a Bíblia