23.9 C
Vitória
sábado, 16 janeiro 2021

Livros de metal trazem registros sobre Jesus

As descobertas arqueológicas ao longo dos anos permitem rascunhar parte do que não foi registrado nos livros e confrontar o que se conhece para conferir sua coerência ou divergência dos fatos históricos. Um conjunto de 70 livros de metal, descobertos em 2008, é agora a mais nova fonte de conhecimento sobre o ministério de Jesus.

Para muitos arqueólogos, a descoberta desses livros – em uma caverna na Jordânia onde os cristãos do primeiro século se abrigaram após a queda do Templo de Salomão, no ano 70 d. C. -é a mais importante da história do mundo moderno.

As páginas dos livros são conhecidas como códices, e foram fabricadas a partir de chumbo fundido e unidas por anéis do mesmo material. Eles forma uma espécie de manuscritos encadernados, e trazem informações de que Jesus não havia iniciado uma religião própria, mas sim, um movimento de restauração de uma tradição milenar do rei Davi.

Nos escritos há também, segundo informações do Daily Mail, registros que dão a ideia de que, entre os seguidores de Jesus, Deus era tratado como masculino e feminino, e que durante um culto promovido pelo próprio Jesus no Templo, a face de Deus foi revelada. Em um desses livros de metal, há a presença dos nomes dos discípulos Pedro, Tiago e João.

O casal de pesquisadores David e Jennifer Elkington têm trabalhado para fazer os livros – encontrados pelo israelense Hassan Saeda – serem reconhecidos como legítimos, já que os testes realizados indicam que o material tem aproximadamente dois mil anos de idade.

Roger Webb e Chris Jeynes, professores da Universidade de Surrey, na Inglaterra, afirmaram que o conjunto de livros não contém radioatividade, o que indica que o processo de molde do chumbo não foi feito com as técnicas modernas.

O Departamento de Antiguidades de Amã, na Jordânia, submeteu os livros a testes e também chegou à mesma conclusão sobre a idade, apontando uma idade possível entre 1.800 e 2.000 anos.

Hugh Schonfield, um judeu messiânico estudioso da teologia cristã, foi um dos estudiosos que esperavam pela descoberta de livros de metal, devido a outros indícios existentes em descobertas anteriores e o contexto histórico. Ele comentou algumas das informações encontradas nos livros: “A parte da mais antiga tradição do Templo era o Divino Feminino, conhecido pelos cristãos como Espírito Santo. Jesus tinha mulheres envolvidas em seu ministério […] No auge de seu ministério, os Evangelhos nos dizem que Jesus desafiou os cambistas no templo. Os códices parecem revelar o que aconteceu depois — um capítulo que faltou nos Evangelhos”, afirmou, fazendo referência ao registro de uma celebração dirigida pelo próprio Jesus e com a manifestação divina.

“Parece que o cristianismo foi fundado com base no que Jesus fez no templo: um lugar onde muitos judeus acreditavam que Deus literalmente residia. Jesus entrou no templo para renovar a aliança com Deus”, pontuou.

Logo que foram descobertos, os livros foram vistos com cautela e certo ceticismo por muitos especialistas, porque há muitas pessoas querendo encontrar provas materiais dos dois primeiros séculos da era cristã, mesmo sendo difícil dado que o número de fiéis a Jesus Cristo era muito pequeno, talvez menor que sete mil pessoas no ano 100 d. C., e eles conviviam com os judeus.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Igreja bizantina, onde Jesus chamou Pedro de ‘a rocha’

As ruínas da antiga igreja, datada de ter sido construída por volta do início do século V, foram recentemente descobertas ao pé de uma cachoeira. Saiba mais!

Jesus no Velho Testamento – 2: o Tabernáculo

A segunda parte da série sobre Jesus no Velho Testamento, da Igreja Cristã Maranata, apresenta o Tabernáculo como principal símbolo da aliança entre Deus e o homem

Peso Bíblico do período do Primeiro Templo

Arqueólogos israelenses encontraram uma moeda do Primeiro Templo, que era usada para trocar por sacrifícios, alimentos e oferta. Saiba mais!

Local de purificação da época de Jesus em Israel

Em Israel, arqueólogos descobriram local judaico de purificação onde Jesus pode ter visitado. Saiba mais!

Cidade milenar é descoberta no centro de Israel

Cidade milenar é descoberta em Harish, no centro de Israel e pesquisadores reconhecem que local pertenceu a Idade do Bronze No último domingo (6) o...

Brasil e EUA: aliança pela liberdade religiosa

Países querem promover pacto pela defesa de todas as religiões. Aliança foi feita entre o chanceler brasileiro Ernesto Araújo e o secretário de Estado...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!