21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Nenhuma língua de sinais no mundo tem sua própria tradução da Bíblia

Foto: Reprodução

As comunidades surdas ao redor do mundo ainda estão esperando para experimentar a Palavra de Deus em sua primeira língua. Quanto tempo vai demorar?

As doações dos 40.000 participantes da Conferência de Paixão, promovida nos EUA, deste ano arrecadaram quase meio milhão de dólares para financiar as traduções da Bíblia para os surdos. Esses fundos impulsionarão projetos no México, Cuba, Colômbia, Moldávia, Egito, Gana, África do Sul, Tanzânia, Etiópia, Sudão do Sul, Mianmar, Tailândia, Malásia, Filipinas, Japão e Rússia.

Segundo o relatório levantado pela Christianity Today:

As linguagens de sinais não são estruturadas como linguagens baseadas em texto ou faladas [e] elas requerem seus próprios processos para que as passagens das Escrituras sejam contadas visualmente por meio de sinais.

A Tradução Cronológica da Bíblia traduz a Bíblia por histórias, enquanto a tradução Livro-a-Livro ​​usa a estrutura dos capítulos e versículos, explicou a Sociedade Bíblica de Surdos

- Continua após a publicidade -
Sociedade Bíblia de Surdos (EUA)

Jason Suhr, diretor de escritura de engajamento e tradução da Sociedade Bíblica de Surdos, explica que a comunidade surda é formada por aprendizes visuais.

Apenas 2% das pessoas surdas ao redor do mundo têm acesso aos Evangelhos em suas línguas de sinais.

“Nós não confiamos em palavras específicas”, disse Suhr, através do tradutor William Ross III.  “Nós confiamos mais nas imagens e no contexto dessas imagens.”

Quando alguém está assinando, eles primeiro definem a cena, geralmente explicando o tempo e onde objetos, plantas, árvores ou pessoas podem estar.

“Você não recebe muito disso em inglês”, disse Suhr. “Você tem que criar essa imagem em sua cabeça, enquanto as pessoas surdas são capazes de configurar isso.”

Suhr se juntou ao produtor de mídia digital Morgan Lee e ao editor-chefe Mark Galli para explorar por que demorou tanto tempo para fornecer a essa comunidade uma tradução da Bíblia e o que será necessário para transformar essa situação.

Você sabe quantas linguagens de sinais diferentes existem?

Segundo Jason Suhr, algumas línguas são muito semelhantes em línguas faladas, no sentido em que há uma variedade de línguas faladas e também uma variedade de linguagens de sinais.

Por exemplo, a linguagem de sinais americana na verdade é baseada na linguagem de sinais francesa. Isso é apenas uma espécie de origem. É essa história. Havia um homem surdo que acabou se mudando para os Estados Unidos e montou uma escola surda nos estados e ao longo do tempo. A língua que se originou da França transformou e se tornou o que conhecemos hoje como a Língua Americana de Sinais. Então é muito parecido e com a variedade de países que estão por aí. Eles são influenciados por coisas diferentes e isso acontece com o tempo. As pessoas às vezes querem se comunicar com pessoas que não podem ouvir, então desenvolvem sua própria linguagem de sinais.

E é muito parecido com idiomas falados nesse sentido. E apenas nossa estimativa aproximada é de mais de 400 idiomas de sinais. Temos mais de 250 documentados, mas estamos assumindo que eles ainda são mais de 400 porque sabemos que há mais, porque apenas um número possível de pessoas que usam a linguagem de sinais é que é mais de 400.

Suhr explicou que uma equipe de especialistas se uniu para o trabalho de tradução. Especialistas em exegese, por exemplo, trabalharão no exegético, no contexto e nas histórias, e saberão que tudo está correto.

“Você pode ter acesso ao site ou ao aplicativo surdo da Bíblia e alguns estão em DVD. Há alguns em USBs, mas também depende da equipe, por isso depende de quanto tempo eles estão em seus processos. Nós começamos com Gênesis e tudo mais. Assim, livro por livro segue o livro-livro cronológico através de 32 histórias diferentes. E então temos 35 adicionais e depois criamos 110 versões diferentes disso. Então, depende de onde você começa. Alguns começam com o evangelho, alguns começam em Gênesis, alguns iniciam em Marcos, então isso realmente depende dessa equipe e de quanto tempo eles estão nesse processo e da capacidade que eles são capazes de realmente produzir.”

Sobre os livros da Bíblia mais difíceis para traduzir, foram consideradas as passagens apocalípticas. “Assim como Daniel, Ezequiel, Apocalipse. Essas são tipicamente as mais difíceis. Os outros livros que podem ser considerados difíceis são John e Daniel, esses estão considerando um pouco mais desafiadores”, explicou Suhr.

*Por Christianity Today.


leia mais

“A maior barreira dos surdos hoje é a comunicação”

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -