22 C
Vitória
domingo, 29 novembro 2020

Nenhuma língua de sinais no mundo tem sua própria tradução da Bíblia

Leia também

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

Maia defende que Congresso discuta soluções para combater racismo no Brasil

Instalada nesta semana, a comissão irá acompanhar os desdobramentos da investigação do caso e promover reuniões

As comunidades surdas ao redor do mundo ainda estão esperando para experimentar a Palavra de Deus em sua primeira língua. Quanto tempo vai demorar?

As doações dos 40.000 participantes da Conferência de Paixão, promovida nos EUA, deste ano arrecadaram quase meio milhão de dólares para financiar as traduções da Bíblia para os surdos. Esses fundos impulsionarão projetos no México, Cuba, Colômbia, Moldávia, Egito, Gana, África do Sul, Tanzânia, Etiópia, Sudão do Sul, Mianmar, Tailândia, Malásia, Filipinas, Japão e Rússia.

Segundo o relatório levantado pela Christianity Today:

As linguagens de sinais não são estruturadas como linguagens baseadas em texto ou faladas [e] elas requerem seus próprios processos para que as passagens das Escrituras sejam contadas visualmente por meio de sinais.

A Tradução Cronológica da Bíblia traduz a Bíblia por histórias, enquanto a tradução Livro-a-Livro ​​usa a estrutura dos capítulos e versículos, explicou a Sociedade Bíblica de Surdos

Sociedade Bíblia de Surdos (EUA)

Jason Suhr, diretor de escritura de engajamento e tradução da Sociedade Bíblica de Surdos, explica que a comunidade surda é formada por aprendizes visuais.

Apenas 2% das pessoas surdas ao redor do mundo têm acesso aos Evangelhos em suas línguas de sinais.

“Nós não confiamos em palavras específicas”, disse Suhr, através do tradutor William Ross III.  “Nós confiamos mais nas imagens e no contexto dessas imagens.”

Quando alguém está assinando, eles primeiro definem a cena, geralmente explicando o tempo e onde objetos, plantas, árvores ou pessoas podem estar.

“Você não recebe muito disso em inglês”, disse Suhr. “Você tem que criar essa imagem em sua cabeça, enquanto as pessoas surdas são capazes de configurar isso.”

Suhr se juntou ao produtor de mídia digital Morgan Lee e ao editor-chefe Mark Galli para explorar por que demorou tanto tempo para fornecer a essa comunidade uma tradução da Bíblia e o que será necessário para transformar essa situação.

Você sabe quantas linguagens de sinais diferentes existem?

Segundo Jason Suhr, algumas línguas são muito semelhantes em línguas faladas, no sentido em que há uma variedade de línguas faladas e também uma variedade de linguagens de sinais.

Por exemplo, a linguagem de sinais americana na verdade é baseada na linguagem de sinais francesa. Isso é apenas uma espécie de origem. É essa história. Havia um homem surdo que acabou se mudando para os Estados Unidos e montou uma escola surda nos estados e ao longo do tempo. A língua que se originou da França transformou e se tornou o que conhecemos hoje como a Língua Americana de Sinais. Então é muito parecido e com a variedade de países que estão por aí. Eles são influenciados por coisas diferentes e isso acontece com o tempo. As pessoas às vezes querem se comunicar com pessoas que não podem ouvir, então desenvolvem sua própria linguagem de sinais.

E é muito parecido com idiomas falados nesse sentido. E apenas nossa estimativa aproximada é de mais de 400 idiomas de sinais. Temos mais de 250 documentados, mas estamos assumindo que eles ainda são mais de 400 porque sabemos que há mais, porque apenas um número possível de pessoas que usam a linguagem de sinais é que é mais de 400.

Suhr explicou que uma equipe de especialistas se uniu para o trabalho de tradução. Especialistas em exegese, por exemplo, trabalharão no exegético, no contexto e nas histórias, e saberão que tudo está correto.

“Você pode ter acesso ao site ou ao aplicativo surdo da Bíblia e alguns estão em DVD. Há alguns em USBs, mas também depende da equipe, por isso depende de quanto tempo eles estão em seus processos. Nós começamos com Gênesis e tudo mais. Assim, livro por livro segue o livro-livro cronológico através de 32 histórias diferentes. E então temos 35 adicionais e depois criamos 110 versões diferentes disso. Então, depende de onde você começa. Alguns começam com o evangelho, alguns começam em Gênesis, alguns iniciam em Marcos, então isso realmente depende dessa equipe e de quanto tempo eles estão nesse processo e da capacidade que eles são capazes de realmente produzir.”

Sobre os livros da Bíblia mais difíceis para traduzir, foram consideradas as passagens apocalípticas. “Assim como Daniel, Ezequiel, Apocalipse. Essas são tipicamente as mais difíceis. Os outros livros que podem ser considerados difíceis são John e Daniel, esses estão considerando um pouco mais desafiadores”, explicou Suhr.

*Por Christianity Today.


leia mais

“A maior barreira dos surdos hoje é a comunicação”

- Publicidade -

Matérias relacionadas

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

Live: Lançamento do Evangelho de João em Libras

Lançamento do evangelho de João em Libras será nesta sexta-feira, 25, pelo Youtube. Saiba mais!

O batismo nas águas é indispensável à salvação?

Pergunta anônima Batismo nas águas, segundo as escrituras, é uma ordenança do Senhor Jesus: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em...

Estou livre para me casar novamente?

Pergunta anônima O padrão divino para o casamento é, segundo as palavras de Jesus, que seja indissolúvel (Mc 10:9). Entretanto, no caso em tela, uma...

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

A FAVOR Se a natureza institucional da igreja tem correlação direta com o exercício da cidadania, pois a mesma se constitui de cidadãos, parece-nos razoável...

Preciso ter o chamado para fazer Missões?

Pergunta anônima de um leitor Comunhão "O chamado de Jesus para todos os cristãos, descrito em Mateus 28:19 e 20, “Ide por todo mundo e...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!