27.4 C
Vitória
quinta-feira, 26 novembro 2020

Marisa Lobo move liminar contra Porta dos Fundos e Netflix

Leia também

Presidente do STJ espera aprovação da ‘PEC da Relevância’

O dispositivo será de 'grande valia para reforçar a missão constitucional do tribunal de uniformizar a interpretação das leis federais'

Intenção de consumo sobe 0,8% em novembro, diz CNC

O subíndice que mede a satisfação dos brasileiros com relação ao emprego registrou o terceiro crescimento seguido, com alta de 0,6%

Faturamento do setor de máquinas cresce pelo 5º mês seguido, diz Abimaq

Segundo a Abimaq, deve-se ao aumento dos investimentos no Brasil com máquinas e equipamentos fabricados localmente

Inconformada com a produção do Porta dos Fundos, Marisa Lobo moveu uma liminar na justiça pedindo que o filme fosse retirado de circulação. Um abaixo-assinado com a mesma exigência contém milhões de assinaturas

A inconformação generalizada com a produção do Porta dos Fundos sobre o Natal levou a psicóloga cristã Marisa Lobo a requerer decisão liminar à justiça para remoção do filme “A primeira Tentação de Cristo” do catálogo da Netflix.

A peça foi protocolada pelos advogados Ogier Alberge Buchi e Grasiele Corrêa no dia 23 de dezembro. Segundo o documento, Porta dos Fundos e Netflix “atacaram e deturparam as características das figuras religiosas e históricas retratadas no filme produzido”.

“O nível de desrespeito, agressividade e desprezo pela fé e os valores cristãos, revelados no filme é indizível. E especialmente agravado por se estar às vésperas do Natal, quando, em todo o mundo, milhões de fiéis preparam-se para celebrar a data de maior importância para as religiões cristãs”, argumentam os advogados.

Desrespeito

Na peça, a psicóloga e os advogados apontam detalhes do filme que superaram o âmbito do humor e liberdade de expressão para descambar ao desrespeito. “Durante a película, observa-se a zombaria da virgindade de Maria e insinuações de traição por parte desta em relação a São José. Na sequência, há a simulação de uma conversa lasciva entre Deus e Santa Maria, e a insinuação de excitação sexual entre eles”, aponta.

“A autora é cristã. E assim como milhões de brasileiros que compartilham da fé no Cristianismo, sentiu-se profundamente abalada e ofendida. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor, em um sistema de dogmas tidos como elementares e absolutos em determinadas religiões”, diz a peça, contextualizando a extensão da ofensa.

O documento continua argumentando a ofensa. “A retratação irresponsável, pueril e jocosa de figuras que são consideradas pelos cristãos em todo o mundo como um pilar e modelo a ser seguido, ofende um dos principais elementos da dignidade humana: o direito à crença religiosa”.

O que é sagrado para um, pode não ser sagrado para o outro, e o respeito deve, portanto, imperar. Fazer troça aos fundamentos da fé cristã, tão cara a grande parte da população brasileira, às vésperas de uma das principais datas do Cristianismo, não se sustenta ao argumento da liberdade de expressão”.

No documento, Marisa e os advogados solicitam em caráter de urgência, a remoção do conteúdo da plataforma de streaming. Também a remoção de materiais de propaganda, como trailers, por exemplo, dos diversos canais.

Petição 

A plataforma de filmes Netflix está sendo criticada por hospedar o filme do grupo. E já mobilizou milhões de assinaturas em plataformas de petições online e também, uma das principais lideranças conservadoras e evangélicas do país, a requerer decisão liminar à Justiça para a remoção do filme A Primeira Tentação de Cristo do catálogo da Netflix.


Leia mais

Boicote à Netflix após filme polêmico de Porta dos Fundos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Espetáculo “Árvore que canta” 2020 é cancelado

Tradicional em Vitória (ES), a Árvore que canta 2020, que acontece há 21 anos, foi cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus. Saiba mais!

Dia mundial de Ação de graças

Quero inspirar você neste texto a aceitar a verdade defendida pelo dia de Ação de graças, mesmo que não valorize o feriado.

Midian Lima e sua primeira canção em espanhol

Um dos grandes sucessos de Midian Lima, "Jó", ganhou uma versão em espanhol. Cantora canta em participação de Arthur Callazans

De desempregado a milionário: “provisão de Deus”

Horas depois de ficar desempregado, um trabalhador do interior do Paraná ganha 1 milhão em um sorteio. Saiba mais!

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Defender a Bíblia virou motivo para demissão

Após 30 anos como Capelão da Força Aérea dos EUA,  Curt Cizek foi demitido por pregar sobre o pecado da imoralidade sexual, agora luta pela liberdade de expressão. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Primeira brasileira a presidir Tribunal de Apelações da ONU

“Na presidência, quero tentar honrar essa tradição brasileira de boa diplomacia, com respeitabilidade honestidade e boa-fé”, disse a magistrada

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!