22.1 C
Vitória
domingo, 5 dezembro 2021

Líderes: matérias-primas para a construção da igreja pós-pandemia

Especialista em planejamento aplica o modelo de liderança de Jesus à realidade do século 21 para impulsionar o Reino de Deus

Por Patricia Scott 

A capacitação de liderança se tornou crucial para a construção da igreja pós-pandemia.
Não basta apenas treinar líderes para a estrutura da igreja, para os ministérios, classes ou grupos. É preciso desenvolver a vida dos líderes para serem discípulos, identificarem uma missão e serem despertados para servir no Reino.

De acordo com o especialista em liderança e planejamento Josué Campanhã, diretor da Envisonar, 38 em cada 10 pastores afirmam que sua maior preocupação no momento é capacitar líderes para ajudá-los a conduzir a igreja nos próximos anos. “No entanto, apenas uma em cada 10 igrejas tem algum tipo de programa contínuo de capacitação”, pontua.

Capacitar líderes é o desafio. Entretanto, daqui para frente, diz Campanhã, não será possível capacitar líderes apenas em encontro presenciais. “As pessoas priorizarão os cultos e uma ou outra atividade presencial, e as igrejas precisarão criar modelos híbridos ou online de treinamento”, ressalta. Atenta a estas necessidades, a Envisionar reuniu todos estes desafios em um só lugar: a Plataforma de Capacitação de Líderes para Igrejas.

Como aplicar o modelo de liderança de Jesus no século 21?
Seguimos o modelo que Jesus usou com os doze no primeiro século, com a metodologia contextualizada para o século 21. Jesus primeiro despertou a visão. Depois discípulou e delegou uma missão de vida. Depois delegou o bastão da liderança para a multiplicação.
Nossa metodologia leva a pessoa a receber uma informação, depois refletir sobre o tema, tomar uma decisão, entrar em ação e, finalmente, transformar seu ambiente.

A plataforma é uma ferramenta com quais focos?
Trabalha a vida e a liderança de maneira conjugadas. Apresenta um conteúdo bíblico e prático. Não são apenas cursos soltos, mas tem uma proposta de capacitação continuada. Há várias trilhas propostas para serem implementadas pela igreja, mas o líder também pode construir as trilhas que melhor se adequarem para a sua realidade.
A plataforma leva a liderança para a compreensão do que é o discipulado, depois trabalha o conceito da liderança servidora como Jesus e, em seguida, a multiplicação. A plataforma tem uma metodologia atual, com conteúdos curtos, ferramentas de processamento e passos práticos para a ação.

Como o conteúdo da plataforma está dividido?
Em três grandes blocos Cursos e trilhas criados pela Envisionar, baseados em livros de diversos autores nacionais e internacionais, voltados para a descoberta da missão de vida, como vencer as crises, implementar uma visão e definir um legado. Cursos com base no Leadership Summit [processo de reconhecimento de sua influência no desenvolvimento da liderança], com conteúdo internacional de autores renomados nas áreas de liderança, alta performance e resiliência. Cursos e trilhas voltados para pais e líderes de crianças. Este é um conteúdo exclusivo e inédito tratado por especialistas . Temas como: “Pais discipuladores”, o líder influenciador de crianças e conexão família-igreja para discipular a nova geração.

Como o líder pode utilizar a plataforma para a sua igreja?
Monte um grupo inicial de 10 líderes para capacitação, por exemplo. Escolha uma trilha ou curso para trabalhar na vida desses líderes. É possível iniciar o processo de capacitação no formato presencial, assistindo todos juntos e aplicando as ferramentas disponíveis, ou pedindo que cada um assista o conteúdo online, na melhor hora da semana e, depois, promover um grupo de discussão e aplicação, presencial ou online. Cada líder cadastrado terá acesso individual 24 horas por dia à plataforma, todos os dias da semana. Em dois ou três anos, a igreja terá um processo completo de capacitação voltado para pessoas que irão servir na liderança da igreja, influenciar a sociedade, discipular as crianças e a nova geração e ajudar na construção da nova igreja pós-pandemia.

O que está sendo produzido para ser disponibilizado na Plataforma de Capacitação nos próximos meses?
Uma trilha com quatro cursos para ajudar sua igreja a implementar um processo de discipulado. Uma trilha com quatro cursos para levar seus líderes a conhecerem sua própria história e construírem um plano de vida e ministério. Um curso para voluntários e líderes de ministério com crianças. Um curso para conhecer e saber como trabalhar com as sete necessidades das crianças.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se