A iniciativa Igreja Segura Para as Crianças (ISPC) é promovida pela Visão Mundial com o objetivo de desenvolver nas comunidades de fé um ambiente acolhedor para os menores
Por Patricia Scott
Preparar e direciona as comunidades de fé no desenvolvimento de um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes. Este é o objetivo da metodologia Igreja Segura Para as Crianças (ISPC), que é promovida pela Visão Mundial. O treinamento esteve em Fortaleza, no Ceará, no início da primeira quinzena do mês de abril.
“Já temos visto os resultados do nosso trabalho com a metodologia Igreja Segura Para as Crianças. Líderes e pastores relatam que, ao participar do treinamento, têm a visão ampliada em relação à participação da criança em suas igrejas. Não como um ser de menor valor, mas como alguém tão importante quanto qualquer outro membro da comunidade”, detalha Kess Jones, gerente de mobilização social na Visão Mundial.
Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na Comunidade Cristã Videira Santos Dumont para a capacitação. A estimativa da Visão Mundial é que ao menos 16 mil crianças e adolescentes sejam impactados pelas ações decorrentes do treinamento.
O pastor Valdir Steuernagel, que é embaixador da Visão Mundial, tem participado da ISPC. Recentemente, ele lançou o livro “Fazendo Teologia de Olho na Criança”, pela Mundo Cristão. A obra destaca que os adultos têm muito a aprender no convívio com os pequeninos.

O autor compartilha o que o fez colocar a criança no centro de sua atuação e como essa opção pelos pequeninos reorientou sua trajetória com Deus e o próximo. De acordo com Valdir, “um encontro que me chama para uma contínua conversão para Deus, para o outro e para a minha própria alma”.
Vale salientar que as igrejas Videira Sul e Presbiteriana Nova Jerusalém também receberam a ISPC. No total, os dois encontros reuniram 1,2 mil pessoas.
Igreja Segura para Crianças
Criada pela World Vision Internacional (Visão Mundial) em 2008, a iniciativa Igreja Segura Para Crianças foi trazido para o Brasil em 2014. A instituição trabalha com a sensibilização de comunidades de fé pelas causas da infância, desenvolvendo um olhar atento ao cuidado, proteção e prevenção da violência contra crianças e adolescentes.
Já são 111 igrejas sensibilizadas, em 41 cidades de cinco estados brasileiros. A Visão Mundial, nessa frente, atua com a Rede Mãos Dadas,, além de igrejas espalhadas por todo o Brasil, unindo forças pela proteção da vida. A organização deseja multiplicar as Igrejas Seguras Para Crianças por todo o país, para garantir que, em cada comunidade, haja uma força cristã a olhar e agir pelos meninos e meninas mais vulneráveis.
Objetivos específicos
1. Construir capacidades sobre proteção de crianças e adolescentes para membros de Igrejas ou Organizações evangélicas do Brasil.
2. Mobilizar mulheres cristãs, para a terna proteção de crianças e adolescentes a partir do Movimento do Mulheres de Visão.
3. Fortalecer a relação das Igrejas Cristãs parceiras junto a Visão Mundial.
4. Monitorar a qualidade de execução da política de proteção infantil, por meio de ferramentas online.
Com informações Visão Mundial