21.9 C
Vitória
segunda-feira, 21 junho 2021

A liderança influencia o futuro da igreja: planeje-se

O pastor que age a partir do propósito de Deus para a comunidade que lidera e planeja, então colherá frutos de impacto permanente

Por Priscilla Cerqueira

As tarefas do pastor e dos líderes de uma igreja são diversas e não é raro encontrá-los sempre cansados e sem tempo. É como se eles corressem uma maratona toda semana e, ainda assim, a sensação é de que falta muita coisa para fazer. O futuro da igreja depende de uma liderança que planeja.

Talvez o pânico diante da lista interminável de tarefas para cumprir tenha jogado pastor numa esteira em alta velocidade e as coisas foram executadas tudo de uma vez, motivado pela ânsia de concluir tarefas e realizar sonhos.

Trabalhar muito não é sinônimo de trabalhar com eficiência e, em muitos casos, ter uma grande carga de trabalho concentrada em uma ou poucas pessoas quer dizer justamente que há falhas no processo.

A igreja precisa ser viva e seus membros devem estar em movimento para crescer. Mas isso não tem a ver com a quantidade de eventos, reuniões ou campanhas que a liderança promove.

A única forma de construir uma igreja saudável e forte é com um planejamento que esteja ancorado na visão de Deus para a comunidade. É só assim que sonhos se tornarão planos e, por fim, ações eficazes e intencionais.

Visão

Qualquer planejamento deve começar a partir de uma visão. É ela que vai conduzir todo o processo de criação de estratégias, passos e metas. Mas, como construir uma visão? A partir de um misto de revelação de Deus e um ambiente de diálogo e reflexão.

Em seu livro “Planejamento Estratégico para Igrejas”, Josué Campanhã afirma há dois fatores que estão diretamente ligados ao sucesso ou o fracasso das igrejas: obediência à Deus e visão de futuro. Segundo ele, quando “visão e obediência a Deus se juntam, isso parece ser um ingrediente que causa uma revolução na vida da igreja”.

A execução das tarefas sem planejamento e sem direcionamento da visão divina, os resultados serão temporários. Mas, quando o pastor age a partir do propósito de Deus para a comunidade e planeja, então colherá frutos de impacto permanente.

Planejamento

Após definir a visão, o planejamento deve seguir a partir de uma metodologia. É preciso ter um processo estruturado que guie o líder no entendimento da atual situação de sua igreja, no desenho dos planos e na definição do passo a passo para a execução.

Qualquer processo de construção de algo novo precisa de um método. Por exemplo: se você quiser construir uma casa, teremos que chamar um engenheiro para fazer o projeto e ele vai seguir um método padrão de construção. Vai começar a obra pela fundação, depois seguir para a estrutura com pilares e paredes para, só depois, fazer a cobertura.

Com o planejamento estratégico da igreja é a mesma coisa. Se o processo estruturado e lógico for cumprido, a casa vai ficar mais segura. Desenhar planos e metas sem uma metodologia pode levá-lo a erros básicos e gerar uma grande perda de tempo simplesmente porque você seguiu os passos errados.

Com informações de Envisionar

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se