25.4 C
Vitória
quinta-feira, 22 outubro 2020

“Abu Bakr Al-Baghdadi está morto”, diz Donald Trump

Leia também

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

Em meio à crise decorrente da covid-19, o Brasil demonstrou capacidade de cumprir com seus compromissos internacionais

‘Reconheço mérito, mas correções podem ser feitas’, diz Marques

O desembargador evitou se posicionar se é favorável ou não a uma revisão na prisão após condenação em segunda instância

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

Pazuello já havia tido febre e passado mal no início da semana, deixando, inclusive de participar de cerimônias públicas

O pronunciamento do presidente Donald Trump ocorreu horas após a ação realizada pela coalizão internacional liderada pelos americanos no noroeste da Síria

A morte do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr Al-Baghdadi, foi confirmada nesse domingo (27) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Assim, Trump revelou que o corrido se deu durante uma operação comandada por tropas americanas no noroeste da Síria.

Segundo o presidente, foi um perigoso ataque noturno na aldeia de Barisha, província de Idlih. “Os Estados Unidos levaram o líder terrorista número um do mundo à justiça”. Definitivamente, “Abu Bakr Al-Bagdadi está morto”.

Al Bagdadi era o fundador e líder do Estado Islâmico. À princípio a organização mais violenta do mundo. Os EUA têm procurado durante anos pelo líder do Isis. Além disso, o presidente norte-americano disse que essa ação era uma prioridade do seu governo.

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

A morte do líder do grupo jihadista significaria uma grande contribuição do presidente dos Estados Unidos, revelou o Kremlin, nessa segunda (28).

“Se as informações sobre a morte de Baghdadi forem confirmadas, podemos falar da importante contribuição fornecida pelo presidente dos EUA à luta contra o terrorismo internacional”, disse o porta-voz da Presidência da Rússia, Dmitry Peskov.

Entretanto, o Ministério da Defesa russo colocou em dúvida a veracidade desta informação e pediu “provas diretas”. Segundo o porta-voz do ministério, o general Igor Konashenkov, não foram registrados ataques da “coalizão internacional” na região de Idlib.

Na segunda-feira (28) o Irã advertiu que a morte de Al-Baghdadi, não representa o fim do grupo jihadista. Logo, o grupo tem raízes no dinheiro originário da exportação de petróleo e nas políticas dos EUA no oriente médio.

“Assim como a morte do fundador da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, não erradicou as raízes do terror, a morte de Baghdadi não será o fim do EI”, disse o porta-voz Ali Rabiei.

Dessa forma, o governo iraniano acusou os EUA de favorecerem o terrorismo no Oriente Médio e no norte da África com as “políticas militares” e o “apoio ao despotismo”.

CONFIRA O PRONUNCIAMENTO

*Da redação, com informação da Agência EFE 


LEIA MAIS

Cristãos acolhem famílias sírias que fogem do Estado Islâmico 
Trump assina ato em prol de vítimas do Estado Islâmico 
Vilas cristãs devastadas após derrota do Estado Islâmico 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Trump é indicado ao Nobel da Paz pela segunda vez

Nomeação partiu de um político norueguês e foi justificada pelos esforços do presidente para negociar a paz entre Israel e os Emirados Árabes Unidos. Saiba mais!

Eleição EUA: Trump aparece 14 pontos atrás de Biden

O republicano Donald Trump enfrente uma série de desafios para conquistar um segundo mandato. Saiba mais! 

Diretor-geral da OMS evita rebater ataques de Trump e Bolsonaro

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, evitou rebater hoje as recentes críticas dos presidentes dos Estados Unidos e do Brasil

Trump afirma desejar ‘o melhor’ a Kim Jong-Un

A última aparição pública de Kim registrada por fotos oficiais remonta a 11 de abril, quando ele presidiu uma reunião do gabinete político do partido. Saiba mais!

Trump sugere que estados reabram economia em três fases

Para ele, paralisação prolongada pode afetar economia e sociedade. Saiba mais! 

Trump faz discurso de Páscoa em meio à pandemia

“Colocamos nossa confiança nas mãos do Todo-Poderoso”, afirma presidente norte-americano. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

A fascinante história do menino de rua que virou milionário

A superação de um jovem australiano de 22 anos que virou milionário, busca inspirar outras pessoas em situações semelhantes. Conheça essa história fantástica!

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.