back to top
23.9 C
Vitória
quarta-feira, 19 junho 2024

Lições bíblicas importantes para o “Dia dos Avós”

Hoje (26) é celebrado o “Dia dos Avós” e os pastores Hernandes Dias Lopes e Jeremias Pereira, destacam lições importantes para a data 

Por Victor Rodrigues 

Nesta terça-feira (26) de julho é celebrado o Dia dos Avós. A data é uma oportunidade para expressar gratidão e reconhecimento pela dedicação que a experiência da pessoa mais idosa, os avós, tem ofertado para toda a família. 
 
Em um conselho registrado no livro da Bíblia de Provérbios, no capítulo 17 e no versículo seis, está um importante ensinamento, sobre o valor da pessoa de mais idade. “A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais”. (Provérbios 17:6).  
 
Outro versículo da Palavra de Deus que destaca a importância dos que têm mais idade está no livro de Salmos. “Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça”, (Salmos 92:14-15). 
 
Dessa forma, o programa “Sala de Prosa”, da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), em um bate-papo, entre os pastores que também são avôs, Jeremias Pereira e Hernandes Dias Lopes, destaca lições importantes a respeito dessa etapa da vida. 

Honra 

Durante a conversa, Hernandes explica sobre a importância do princípio da honra. Ele disse que antes de tudo, é importante honrar os pais. “Honre os seus pais, se moram longe, uma vez por semana pelo menos, faça uma ligação”, declarou. 
 

O conselho faz alusão ao primeiro mandamento bíblico com promessa, como descrito em (Efésios 6:2). E o versículo se encontra no livro de (Deuteronômio 5:16). “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Logo depois, o pastor Jeremias também citou uma lição destinada para os avós nos dias atuais. “Hoje nós temos a questão de que os pais estão com a agenda muito cheia e muitas vezes está sobrando para os avós educarem os netos”, declarou. 

Hernandes também complementou: “acredito que os pais não podem terceirizar ou delegar a criação dos filhos aos avós ou a qualquer outra pessoa. Agora há casos em que excepcionalmente em que os avós recebem essa responsabilidade porque não tem condições”.

- Continua após a publicidade -

Mas no tempo que pertence aos pais com os filhos, a responsabilidade é dos pais, concluiu Jeremias. 

A importância do avô para o neto 

Ao relatar sua história, o pastor Hernandes Dias Lopes, disse que não teve o privilégio de conviver com os avós maternos e nem os avós paternos, ele acha lindo esse investimento entre gerações. 

Ele também relata do cuidado que os avós devem ter ao lidarem com os netos, para evitar tensão com os pais. “A gente precisa ter muita graça de Deus para não criar tensão com os pais, porque se a gente quer ter o neto, a gente precisa conquistar a confiança dos pais”, disse o pastor Hernandes.

Por outro lado, é importante os avós semearem afeto, carinho, cuidado e atenção. “Então é hora de você semear na hora de você semear na nova geração para que você possa colher na velhice”, completou. 

A semeadura também é um princípio bíblico que ilustra de forma prática como podemos nos preparar para o futuro. “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.”(2Coríntios 9:6). 

Durante a conversa, o pastor Jeremias também lembrou da importância de um neto não esquecer dos seus avós. “É muito lindo quando os netos são cuidadosos com seu avô ou com sua avó”, disse Jeremias. 

Adotar no coração 

Um conselho para a igreja cristã. O pastor Jeremias Pereira fez um lembrete para a nova geração cristã e disse que elas podem adotar os idosos da igreja como avós, ao visitá-los,  estar com eles, orar, cuidar e se alegrarem juntos.

“Idoso que já ralou na estrada da vida, precisa de ter os netos perto e os jovens por perto”, finalizou o pastor. 

Outras sugestão destinada para os jovens cristãos, é que eles podem investir, através da igreja, em programações com chás e eventos para contemplar os mais idosos das igrejas. 

Assista 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -