A defesa cristã da liberdade nos Estados Modernos

Foto: Reprodução

Tema será discutido no Instituto presbiteriano Mackenzie em São Paulo nesta terça (30). Encontro vai discutir soluções em âmbito político ao administrativo

Qual é a relação entre o Cristianismo e a ideia de liberdade política? é o que será discutido na próxima terça (30) no auditório da Escola Americana do Instituto Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo.

Organizado pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE) e pelo Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), o encontro apresenta uma série de palestras e rodas de conversa com especialistas nos variados temas, ajudando a resolver problemáticas e trazer soluções do âmbito político e administrativo para o universo acadêmico.

O professor Lucas Freire, do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, será um dos palestrantes. A discussão será sobre os conceitos de liberdade, autonomia e subsidiariedade a partir das contribuições da Doutrina Social da Igreja Católica e do pensamento social de Abraham Kuyper, teólogo holandês e expoente do Neocalvinismo.

No contexto do surgimento do Estado moderno, o pensamento social cristão assumiu, em alguns momentos, uma postura crítica a respeito de interpretações da liberdade como independência de quaisquer tradições éticas e religiosas tradicionais para as quais o Estado aparece como garantia da esfera de livre pensamento e ação individual.

A concepção cristã de liberdade procurava harmonizar, em contraste, o livre arbítrio individual e uma direção na qual o potencial da pessoa deveria se desenvolver, entendida por vezes como a plenitude da natureza humana.

Mais recentemente, a defesa cristã da liberdade voltou-se contra a tendência do Estado moderno de subsumir – em nome da defesa dos direitos – o papel das diversas esferas comunitárias de promover o bem-estar e a realização das pessoas.

Nesse contexto, o Mackenzie sedia o fórum com a intenção de ampliar ainda mais os horizontes da discussão, orientando-se pela experiência de especialistas.

Serviço

Dia: 30 de abril
Local: Auditório da Escola Americana
Endereço: R. Piauí, 130 – Higienópolis, São Paulo – SP
Entrada gratuita
Informações e inscrições aqui


Leia mais

Mackenzie promove ação de voluntariado

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!