22.9 C
Vitória
domingo, 29 novembro 2020

O Líbano já estava em crise, então veio a explosão

Leia também

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

Maia defende que Congresso discuta soluções para combater racismo no Brasil

Instalada nesta semana, a comissão irá acompanhar os desdobramentos da investigação do caso e promover reuniões

A tristeza de um líder evangélico por um Líbano dividido, e agora devastado. “Somos um país falido”, afirma Joseph Kassab, presidente do Conselho Supremo da Comunidade Evangélica na Síria e no Líbano

A enorme explosão que abalou Beirute, no Líbano há duas semanas, deixou centenas de mortos, milhares de feridos e mais de 300 mil desabrigados de suas casas. Milhões de pessoas em todo o mundo assistiram com horror à detonação de 2.750 toneladas de nitrato de amônio confiscado devastando o porto mediterrâneo e os bairros vizinhos.

O equivalente a um terremoto de magnitude 3,3 foi sentido nas profundezas das montanhas costeiras do Líbano e até Chipre.

As imagens de destruição lembraram muitos da guerra civil de 15 anos na pequena nação do Oriente Médio, que durou de 1975 a 1990. A Christianity Today conversou com Joseph Kassab, presidente do Conselho Supremo da Comunidade Evangélica na Síria e no Líbano.

Radicado em Beirute, mas nascido em Aleppo, Síria, Kassab refletiu sobre os danos sofridos nos bairros cristãos, os primeiros esforços para ajudar os sofredores e a esperança pelo que esta tragédia poderia produzir na igreja libanesa.

São dias muito difíceis no Líbano. O que aconteceu e quão ruim está?

É muito ruim. Estou no Líbano desde 1984, passando pela guerra civil. Esta é a primeira vez que uma única explosão causou tantos danos. As pessoas ficaram apavoradas. Até agora, não há acordo sobre a explicação, com muitos falando de acordo com seu ponto de vista político. Alguns dizem que foi um problema elétrico. Alguns dizem que foi incêndio criminoso. Outros asseguram que ouviram caças a jato. Temos que esperar, torcendo para que os próximos dias forneçam uma resposta. Esta explosão destruiu grande parte de Beirute, através das linhas sectárias.

Qual é o impacto na comunidade cristã?

As áreas mais próximas do porto em Beirute Oriental são principalmente bairros cristãos e geralmente mais pobres do que outros. Mas mesmo nós nas montanhas tivemos janelas quebradas. Um dos mais afetados foi a igreja Jesus Luz do Mundo no bairro de Qarantina, afiliada à denominação da Aliança Cristã. Mas semelhante era a igreja anglicana de Todos os Santos no centro da cidade. E a histórica Igreja Evangélica Nacional teve todos os seus vitrais destruídos. O pastor se assustou com a primeira vibração, e então a segunda explosão lançou estilhaços bem onde ele estava.

Joseph_Kassab
Foto: Reprodução

Será difícil limpar e reconstruir?

A família da minha sobrinha veio e ficou conosco porque o apartamento dela está uma bagunça. Você não pode imaginar o que aconteceu. Seus armários caíram em cima dela enquanto ela protegia seu filho de dois anos. São muitas vítimas e feridos. É um desastre para um pequeno país. Como esse material explosivo poderia ser mantido no porto, armazenado nos últimos seis anos, próximo a áreas civis e setores vitais do governo? Perdemos o porto e este é o setor de que mais precisamos neste momento de colapso econômico. É uma situação crônica de corrupção, má administração e interesses egoístas. O povo libanês merece líderes melhores. Até os líderes sabem disso. Em outubro, eles admitiram que o país estava quase falido. E desde então, a situação só piorou. A inflação aumentou 85%. O governo está ficando sem moeda forte no banco central. E os cidadãos comuns não têm acesso aos dólares que possuem em suas contas pessoais. Muitas pessoas já perderam o emprego e as que ainda trabalham recebem apenas metade do salário. E esta manhã eles acordaram tendo que consertar suas casas. De onde eles conseguirão o dinheiro? Somos um país falido, tornando-nos um estado falido.

Como os cristãos do mundo inteiro podem ajudar nesta hora de necessidade?

Precisamos de dinheiro para consertar casas, cuidados médicos e cestas básicas. A Compassion Protestant Society do Sínodo Presbiteriano está ajudando as famílias mais afetadas a reinstalar suas janelas. Os custos de reposição são agora o dobro do verdadeiro salário mínimo mensal. E deve ser pago em dólares à vista, o que quase ninguém faz. Muitas pessoas foram deslocadas de suas casas. A explosão também destruiu bens essenciais no porto, como nosso suprimento de trigo. Todos os dias ouviremos sobre novas faltas. Não existe uma organização única para todos os evangélicos, e cada igreja tem seus próprios programas. Todos podem doar através da denominação a que pertencem. Também estamos sofrendo na educação e pedimos aos nossos amigos evangélicos que apoiem as instituições da comunidade protestante. Isso faz parte da nossa identidade e missão; precisamos manter o nível alto. A Fellowship of Evangelical Schools no Líbano está sob a égide do nosso Conselho Supremo. Vai formar uma delegação para pedir ajuda às embaixadas dos EUA e da Grã-Bretanha, assim como o chanceler francês prometeu ajuda para as escolas. Mas queremos aumentar a conscientização de nossos irmãos no Ocidente e especialmente nos EUA. Temos uma história comum e uma missão comum, iniciada há 200 anos. Estamos dando continuidade ao que seus ancestrais começaram e esta é nossa herança espiritual compartilhada.

Você tem esperança para o futuro? Quais são seus medos?

O mais importante é que o Líbano tenha paz consigo mesmo. Não queremos que visões políticas conflitantes levem a confrontos ou a uma nova guerra civil, como vemos agora na Síria. Tudo o que for externo, podemos lidar com isso. Mas o conflito interno devastará o país. Para a igreja, temos medo de um trem de migração que se aproxima. Mas esta é uma oportunidade de aguçar nosso chamado e viver nosso ministério. Temos que ajudar as pessoas em suas necessidades e diminuir os danos sofridos pela comunidade cristã. Em meio a tanta dor, precisamos nos tornar uma igreja melhor. Não somos chamados para sentar nos bancos, mas para testemunhar de Cristo e trabalhar para o reino de Deus.

*Com informações de Christianity Today

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Fugindo para o precipício!

Muitos anos atrás trabalhava na Romênia e aprendi algumas lições muito importantes sobre a natureza humana. Se todos sabemos que o sentimento de liberdade...

4 mil km para a tão sonhada liberdade na fé

Jovem norte-coreana, que viajou mais de 4 mil km para ter a liberdade de adorar a Deus, compartilhou sua história em vídeo para uma organização que ajuda refugiados da Coreia do Norte.

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

Julgamento histórico no Brasil sobre guardar o sábado

Em votação, o Supremo Tribunal Federal assegurou o direito de quem guarda o sábado, como no caso dos adventistas. Decisão garante prestação e critérios alternativos dentro da esfera pública. Entenda!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Principal cientista nuclear do Irã é assassinado a tiros

Mohsen Fakhrizadeh foi executado por quatro agressores próximo de Teerã. Governo iraniano acusa Israel de participar do "ato de covardia". Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!